Rede Social do Café

T Ó P I C O : Cecafé e Emater-MG impulsionam a cafeicultura regenerativa em Minas Gerais

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.190.951

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Cecafé e Emater-MG impulsionam a cafeicultura regenerativa em Minas Gerais


Autor: Leonardo Assad Aoun

47 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 01/12/2025 16:14:03


Leonardo Assad Aoun comentou em: 01/12/2025 16:00

 

Cecafé e Emater-MG impulsionam a cafeicultura regenerativa em Minas Gerais

 

Iniciativa aposta em culturas de cobertura para recuperar solos, ampliar produtividade e preparar a lavoura para os impactos climáticos

Cecafé e Emater-MG impulsionam a cafeicultura regenerativa em Minas Gerais

cafeicultura regenerativa ganhou novo impulso com a parceria firmada entre o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A iniciativa, dentro do Programa Construindo Solos Saudáveis, prevê a instalação de Unidades Demonstrativas (UDs) no Sul de Minas e no Cerrado Mineiro, promovendo práticas que fortalecem a fertilidade do solo, aumentam a produtividade e tornam as lavouras mais resilientes às mudanças climáticas. A informação é do Cecafé.

O uso de culturas de cobertura nas entrelinhas do café vem sendo apontado como uma estratégia eficiente para preservar a qualidade do solo. Essa prática auxilia na retenção de umidade, reduz a erosão e ainda contribui para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, pontos críticos para a sustentabilidade da cafeicultura.

Evidências científicas da cafeicultura regenerativa

As UDs que serão implantadas servirão como campo de avaliação prática dessas soluções.

“Nessas unidades, serão avaliados os benefícios da utilização de culturas de cobertura na entrelinha do café, contribuindo para melhoria da saúde do solo, aumento da produtividade e maior resiliência às mudanças climáticas”, explica Silvia Pizzol, diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé.

Esse modelo de manejo já foi analisado pelo Cecafé em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e pelo professor Carlos Cerri, da Esalq/USP.

“Os resultados desse trabalho demonstram que a manutenção do solo coberto, aliada a outras práticas conservacionistas, resulta em um balanço negativo (sequestro) de carbono de 10,5 t CO₂ eq/ha de café arábica cultivado ao ano, uma evidência concreta do potencial da cafeicultura regenerativa para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, comenta Silvia.

Do estudo à prática no campo

Com o apoio da Emater-MG, o conhecimento acumulado pela pesquisa ganha aplicação direta nas propriedades rurais. A parceria inclui ações como dias de campo focados em manejo sustentável, assistência técnica, análises de solo, avaliação de biomassa e relatórios técnicos a partir das experiências das UDs.

“Ao unir conhecimento técnico, engajamento dos produtores e apoio institucional, a parceria representa um passo concreto rumo à cafeicultura regenerativa, que valoriza o solo como base para uma produção mais equilibrada e duradoura”, celebra Bernardino Cangussú Guimarães, coordenador técnico de cafeicultura da Emater-MG.

Práticas regenerativas no café

Mais do que um projeto pontual, essa iniciativa mostra como a cooperação entre instituições pode acelerar a adoção de práticas sustentáveis. Cooperativas e empresas ligadas ao setor, como a Cooxupé e a SMC Specialty Coffees, já desenvolvem programas que associam inovação, preservação ambiental e geração de valor para os produtores. Em áreas como Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Média Mogiana do estado de São Paulo, tais práticas têm se consolidado como alternativas para assegurar a competitividade e a longevidade da cafeicultura brasileira.

Saiba mais

Quer entender como práticas sustentáveis fortalecem o futuro da cafeicultura regenerativa? Explore os conteúdos do Hub do Café e confira iniciativas que mostram a atuação da Cooxupé na pauta ambiental.

Fonte: Hub do Café

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1