Rede Social do Café

T Ó P I C O : A cápsula de café portuguesa: uma história 100% nacional

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.625.794

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

A cápsula de café portuguesa: uma história 100% nacional


Autor: Thiago Tavares Botelho

442 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 28/06/2016 17:25:03


Thiago Tavares Botelho comentou em: 28/06/2016 17:22

 

A cápsula de café portuguesa: uma história 100% nacional

 

A marca Kaffa pertence a uma empresa familiar que remonte ao início do século XX - a Galvão & Noronha. Desde 1900 a família vive intensamente a paixão pelo café: antes da inauguração do café ‘Brasileira’, em 1905, já a família plantara e comercializara café no Brasil. Desde então, todo o trabalho desenvolvido permitiu ao herdeiro e atual presidente da Galvão & Noronha, Óscar Telles de Noronha Galvão, dar seguimento ao negócio de família, garantindo o crescimento sustentado e a existência, hoje, da marca KAFFA Cafés.

Óscar Galvão é o rosto dos cafés Kaffa coadjuvado por uma equipa de 60 colaboradores e um dos grandes impulsionadores da criação das cápsulas de café em Portugal, sendo o pioneiro mesmo a nível europeu. “Somos um player importante, já que produzimos milhões de cápsulas para os mercados internacionais”, refere Madalena Moniz Pereira, diretora comercial da empresa, que recebeu o ‘Mundo Português’ na fábrica em Trajouce. 
Ali chega o café em “verde” e completa-se o processo todo. O cheio a café torrado que paira no ar dá as boas vindas a quem chega. “Estamos aptos a dar a resposta a uma encomenda de café em 24 horas, desde que recebemos a encomenda, torramos, encapsulamos e expedimos o café”, ou seja, o café, não produto final, não passa muito tempo em stock e a média de cápsulas produzidas ronda as 500 mil, refere Madalena Moniz Pereira. Produzir cápsulas é o core business desta empresa. 
Atualmente, a KAFFA Cafés é um dos mais importantes players no mercado nacional e internacional de café encapsulado. Totalmente dedicada à produção de cápsulas de café, a marca detém uma unidade fabril em Portugal (Trajouce), com uma área bruta de 7.200 m2 e sete linhas de encapsulamento, com uma capacidade de produção de mais de 400 milhões de cápsulas.
Na unidade fabril de Trajouce, a marca produz sete tipos de produtos, a partir das melhores combinações de diferentes origens de café provenientes de todo o mundo: 
- Seis tipos de cápsulas compatíveis com diferentes sistemas de funcionamento de máquinas de café: compatíveis com máquinas Nespresso, com máquinas Delta Q, com máquinas Dolce Gusto, com máquinas Lavazza Point, com máquinas Expresso Cap e com máquinas Martello;
- Cápsulas para o sistema fechado KAFFA (com funcionamento exclusivo para a marca), cuja distribuição e comercialização é assegurada através de uma rede de revendedores, clientes diretos e Loja On-line.
Com clientes em oito países, a KAFFA Cafés reforçou em 2014 a sua presença internacional com a abertura de uma unidade fabril no Brasil (na cidade de Ribeirão Preto). Com mais de 70 clientes, a fábrica do Brasil, produz anualmente cerca de 17 milhões de cápsulas. 

Um ano de viragem
O ano de 2014 foi marcado por um forte investimento da marca para reforço da oferta em Portugal e consolidação da sua internacionalização. Mais de cinco milhões de euros foram aplicados na primeira unidade fabril KAFFA Cafés fora de Portugal (no Brasil) e no reforço da capacidade produtiva na fábrica de Trajouce que passou a contar com processos totalmente integrados, controlados e automatizados de tratamento da matéria-prima e produto final (receção do café verde, torra, moagem, encapsulamento, embalamento e transporte).

Em 2015
A empresa continuou empenhada no reforço do seu portefólio com o lançamento de produtos de qualidade para outros tipos de máquinas de cápsulas de café. Em Portugal, o início do ano é marcado pelo lançamento do café encapsulado compatível com todas as máquinas atuais da Delta Q e, em Setembro, a empresa assistiu à renovação de todas as suas certificações, de qualidade e segurança alimentares, com nota máxima. 
Na unidade de Ribeirão Preto, no Brasil, e dando continuidade aos investimentos iniciados no ano anterior, a empresa apostou no aumento da área da fábrica (que triplicou) e na aquisição de mais uma linha de produção. 

O ano de 2016
A aposta na qualidade ganha um novo protagonismo em 2016 com a criação de um novo laboratório de investigação e controlo de qualidade na unidade fabril de Trajouce.  Um investimento de 2 milhões de euros que inclui ainda a instalação de 3 novas linhas de produção (uma no Brasil e duas em Portugal), a criação de uma zona de conservação de café moído através de silos (em Portugal) e a integração da torra na unidade produtiva de Ribeirão Preto. Ao nível dos recursos humanos e até ao final do ano, o Grupo KAFFA prevê contratar 13 novos  colaboradores (10 em Portugal e 3 no Brasil).
O lançamento, em Fevereiro, da nova cápsula compatível com as máquinas Dolce Gusto é ainda um marco importante na vida da empresa.

Certificado confirma inovação
Empenhada na inovação e modernização a KAFFA Cafés investe anualmente cerca de 500 mil euros em análise, investigação e desenvolvimento. A equipa de investigação KAFFA, composta por 8 pessoas, desenvolve diariamente no laboratório da marca análises de controlo de qualidade e inúmeros ensaios para o desenvolvimento de novos produtos. 
A nível interno, a empresa promove regularmente ações de formação dotando a equipa KAFFA de conhecimento actualizado sobre as necessidades e tendências de um mercado tão dinâmico e competitivo como o mercado do café. 
Dentro deste âmbito, surge ainda a colaboração regular com algumas Universidades portuguesas, nomeadamente com o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, com as quais desenvolve procedimentos, registos de análise sensorial, seleção e orientação de estágios de alunos universitários.
As melhores combinações de diferentes origens de café do mundo e um processo de torrefacção de elevada qualidade, totalmente controlado e automatizado, vêm confirmar mais uma vez a inovação e excelência que distingue a KAFFA Cafés.
Em 2015 a KAFFA Cafés tornou-se no único player nacional com cinco distinções de qualidade e segurança alimentar. Às já existentes Certificação Sativa (para produção de café biológico), Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade (ISSO 9001) e IFS Food – International Food Standard,  junta-se a  BRC – British Retail Consortium (que demonstra o nível de competência da empresa em matéria de higiene, segurança alimentar e sistemas de qualidade garantindo igualmente o compromisso da KAFFA com a segurança do consumidor) e a  UTZ (certificação mundial que comprova a prática de normas que garantem a produção agrícola e o fornecimento responsáveis de café, cacau e chá). 
Também a unidade do Brasil está, em 2016, em processo de certificação do seu sistema de gestão da segurança dos alimentos (norma FSSC 22000).

Fonte: mundoportugues.org

Visualizar | |   Comentar     |  



1