Rede Social do Café

T Ó P I C O : Produtores do café conilon fazem protesto na BR 364

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.579.812

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Produtores do café conilon fazem protesto na BR 364


Autor: Leonardo Assad Aoun

349 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 25/02/2017 02:13:48


Leonardo Assad Aoun comentou em: 24/02/2017 23:01

 

Produtores do café conilon fazem protesto na BR 364

 

Por WILSON NEVES
JI-PARANÁ

Contrariando as projeções do governo Federal, a produção da safra 2017 deve chegar a 1.985,7 milhão de sacas, um recorde na produção rondoniense. Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em Rondônia a lavoura de café está em pleno crescimento.

O Estado de Rondônia desponta entre os grandes produtores do País, registrando desempenho na produção/produtividade de mais de 22% de aumento em relação à safra passada, na mesma área plantada 87.657,0 hectares.

A lavoura de Café está em pleno crescimento, já que mudas de café especialmente desenvolvidas para as condições climáticas de Rondônia, com orientação de melhor manejo da cultura, e ainda, à implantação das lavouras de cafés clonais irrigados.

Com utilização de mudas clonais de café, uma realidade que nos municípios produtores já atinge praticamente 50% da área de plantada, com a experiência de excelente produtividade.

Em Rondônia o manifesto foi na BR 364, na entrada de Rolim de Moura.

Os municípios com maior desempenho na produção e produtividade de café do estado são: Alta Floresta do Oeste, Cacoal, São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia, Ministro Andreazza, Buritis e Machadinho.

A noticia de que o Governo Federal importaria café Conilon de outros países, gerou manifestos com bloqueio de rodovias em varias regiões do país, em Rondônia foi na BR 364 entrada de Rolim de Moura.

Essa medida adota pelo governo resulta, tão somente, na diminuição do preço do café, prejudicando e desvalorizando os produtores. De acordo com os manifestantes, apenas com a especulação sobre a importação já houve queda de cerca de R$ 100,00 na saca de café. Quanto a alegação de não haver estoque, os agricultores produtores de café dizem não ter sustentação, pois nos próximos 30 dias inicia a safra.

Rondônia é o segundo maior produtor de Café conilon do País

Diante da mobilização política das bancadas federais e de representantes dos produtores de café dos estados de Rondônia, Espírito Santo e Minas Gerais, o presidente Michel Temer cancelou a decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de liberar a importação de café conilon.

Os senadores ameaçaram votar contra as reformas do governo que tramitam no Congresso Nacional se a decisão da Camex fosse homologada pelo presidente Michel Temer.O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que acompanhou toda a negociação com o governo, comemorou a decisão.

Rondônia é o segundo maior produtor de Café conilon do País. São 22 mil famílias de produtores. A estimativa é que a Safra 2017 supere em 20% os 2 milhões de toneladas registrados na Safra de 2016. Com isso, Rondônia conseguirá suprir a necessidade de café conilon no mercado interno.

Via RedeTV Rondônia

Visualizar | |   Comentar     |  



1