Rede Social do Café

T Ó P I C O : Do cafézinho ao especial: paixão do Espírito Santo

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.635.300

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Do cafézinho ao especial: paixão do Espírito Santo


Autor: Leonardo Assad Aoun

166 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 16/12/2017 23:47:17


Leonardo Assad Aoun comentou em: 16/12/2017 20:39

 

Do cafézinho ao especial: paixão do Espírito Santo

 

Café especial ganha espaço na rua, cafeterias e até dentro da casa do capixaba

 

captura-de-tela-2017-12-16-as-10.19.14

 

Todos os dias o Espirito Santo praticamente "acorda" com o cheiro de um café sendo colhido, torrado, passado, coado, prensado... não importa a ação, o café está lá. Quando falamos 'lá' falamos de todos os lugares, que vão desde as produções nas fazendas, as cafeterias, padarias e casas por todo estado.

O Em Movimento vai embarcar nesse mundo e ver na prática qual espaço que essa bebida ocupa na vida (e coração) do capixaba.

Através de pessoas que têm uma ligação afetiva com as várias formas de se tomar um bom café, vamos mostrar que ele vai muito além de uma bebida energética ou um produto pra exportação. Em uma volta pelo Centro de Vitória vamos conversar com trabalhadores que precisam dar uma pausa no início do dia pra tomar aquele cafezinho na padaria, aí sim, podem começar o expediente.

captura-de-tela-2017-12-16-as-10.23.05Café especial ganha destaque na casa dos capixabas (Foto: Divulgação/ TV Gazeta ES)

 

Falando em trabalho, vamos também ver as novas cafeterias. Esses empreendimentos movidos a café estão se espalhando pelos bairros e fortalecendo a cultura de conversar, reunir ou mesmo se alimentar a base de café. São jovens conectados que adotaram as cafeterias como "point" e por lá passam boa parte do tempo.

A paixão é tanta e o movimento de consumo de café tão crescente que os capixabas estão se aprimorando na degustação. Além do cafezinho da padaria (que tem seu lugar) e da moda das cafeterias, tem também os consumidores que apreciam tipos diferentes de cafés e preparações especias. São filtros diferenciados, torras especiais, cafés com aromas e sabores diferenciados. Vamos ver com esses consumidores qual a importância do ritual, do momento e que café eles tomam em cada situação.

Pra se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais, o consumo desse tipo de café é o que registra maior crescimento no mercado, com avanço de 10% ao ano comparado com 3% do café tradicional. Empresas como a Realcafé são parceiras desses consumidores especiais e acabam atestando a qualidade das produções e colocando no mercado produtos como o Realcafé Reserva.

Fonte: G1

Visualizar | |   Comentar     |  



1