Rede Social do Café

T Ó P I C O : #Fazendas do Sul de Minas investem em secadores estáticos

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.625.341

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

#Fazendas do Sul de Minas investem em secadores estáticos


Autor: Leonardo Assad Aoun

3.196 visitas

3 comentários

Último comentário neste tópico em: 20/06/2018 11:34:03


Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/06/2018 18:36

 

#Fazendas do Sul de Minas investem em secadores estáticos

 

Fonte: TV Alterosa - Sul e Sudoeste de Minas

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Marcos Fernandes comentou em: 18/06/2018 15:30

 

Projeto e execução da Fernandes Fardim

 

A Fazenda Catete em Ilicínea/MG é modelo pra muita coisa. Fornecedores top 10 da Itambé, são espetaculares também na suinocultura. No café, investem em inovações que melhoram seu produto, com estrutura que se paga no tempo. Nós da Fernandes Fardim tivemos a grande satisfação de receber a confiança desses produtores premium para projetar e executar um sistema muito racional e altamente automatizado. Obrigado ao pessoal da Catete, Sr Gustavo Portugal, sr José Maria Peloso e suas esposas.

 

TAGS: secagem estática, inovação, café de qualidade, fabricante de máquinas,

Visualizar | |   Comentar     |  


Marcos Fernandes comentou em: 20/06/2018 11:49

 

Secagem Estática Combinada com Secadores Rotativos

 

Este deveria ser o título mais acertado, na minha opinião. Secagem Combinada. A secagem proposta nesta fazenda se inicia com processo estático, quando o café possui um índice de umidade ainda muito elevado, do jeito que chega da roça, momento em que usa-se grande fluxo de ar. Após um período de 8 a 12 horas em média, passa-se direto para o ROTATIVO, onde haverá uma uniformização do conjunto, por mais 8 a 12 horas, em média. Terminada esta etapa, acima do chão para permitir maior limpeza e qualidade do produto, transfere-se o café para o Silo Secador Ultra Ventilado, para mais uma fase de secagem estática, com um ou 2 "tombos" para o término da seca. Tudo automatizado, limpo e seguro. O Sr Paulo César Cau de Boa Esperança/MG - 25km da Catete - já comprou um conjunto similar a esse pra ele para safra 2019. O sistema posteriormente será ampliado para conduzir 30.000 sacas/ano em futuro próximo. Lá a alimentação elétrica será com energia SOLAR para sofisticar ainda mais o processo. E tudo com rastreabilidade completa e simples, da colheitadeira até o ensacamento.

Importante ver também que o barracão, que também é projeto da Fernandes Fardim, "respira" de formas diferentes em setores diferentes do processo. Eliminação de fossos, pontos de contaminação e de risco de acidentes são preocupações que a cada dia se mostram mais importantes pra quem produz e pra quem bebe o café. 

Tudo isso com ganho de massa e a consequente melhora de sabor na bebida e diminuição dos defeitos. 

TAGS: usina de secagem, café de alta qualidade, limpeza para melhorar o café, segurança, rastreabilidade, café como alimento.

Visualizar | |   Comentar     |  



1