Rede Social do Café

T Ó P I C O : CNC integra delegação brasileira nas reuniões da OIC em Londres

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5048

Visitas: 20.422.430

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

CNC integra delegação brasileira nas reuniões da OIC em Londres


Autor: Leonardo Assad Aoun

31 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 14/09/2018 17:51:50


Leonardo Assad Aoun comentou em: 14/09/2018 18:06

 

CNC integra delegação brasileira nas reuniões da OIC em Londres

 

Os principais temas a serem debatidos serão aprimoramento estatístico, promoção do consumo e sustentabilidade econômica

 

Na próxima semana, será realizada a 122ª Sessão do Conselho Internacional e demais reuniões da Organização Internacional do Café (OIC), em Londres, Inglaterra, que contará com a participação do Conselho Nacional do Café (CNC) como integrante da delegação brasileira.

O presidente da entidade, Silas Brasileiro, destaca que, entre os principais assuntos a serem discutidos, consta o aprimoramento das estatísticas, que envolve o desenvolvimento de novos indicadores para medir e dar publicidade ao cumprimento das obrigações, pelos países membros, de informar dados de qualidade e tempestivamente à OIC. “Esta é uma demanda antiga do CNC, que foi reiterada várias vezes durante o processo de revisão estratégica da Organização”, explica.

A promoção do consumo também está entre os destaques a serem analisados no principal fórum mundial do setor. Será feito o alinhamento da comemoração do Dia Internacional do Café, com o tema “Mulheres no Café”, em 1º de outubro, contando com diversos eventos nos países produtores e importadores.

“No Brasil, o CNC colabora com a iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, em conjunto com as demais entidades da cadeia produtiva, de promover os cafés nacionais em eventos que serão simultaneamente realizados em embaixadas e postos do Itamaraty localizados em países estratégicos para nosso comércio exterior”, revela Brasileiro.

Os fatores sustentáveis na produção serão debatidos em três cenários ao longo da semana de reuniões em Londres. O primeiro está voltado à dimensão financeira do negócio café, quando a falta de sustentabilidade econômica no setor cafeeiro mundial será discutida com o apoio de informações a serem apresentadas pelo professor do Centro de Investimento Sustentável da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs, que está conduzindo amplo estudo para o Comitê do Fórum Mundial dos Produtores de Café.

“O CNC considera fundamental que a OIC dê prioridade ao tema do equilíbrio entre a oferta e demanda mundial e que incentive, de forma mais efetiva, o desenvolvimento de programas de apoio ao incremento do consumo em países produtores, de forma que se evite a geração de excedentes que aviltem os preços internacionais do café”, explica o presidente do Conselho.

Também será constituído o Grupo de Trabalho que apoiará e monitorará a implementação do Projeto Delta, que tem por objetivo desenvolver indicadores globais para medir o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos setores público e privado nos países produtores de café.

O terceiro cenário da sustentabilidade está relacionado à questão de gênero. Como o tema de trabalho do ano cafeeiro 2018/19 é “Igualdade de Gênero”, a OIC promoverá o Workshop Temático Mulheres no Café, no qual especialistas discutirão meios para promover o empoderamento feminino e oportunidades iguais para mulheres e homens no setor cafeeiro mundial.

Fonte: CNC/Notícias Agrícolas

Visualizar | |   Comentar     |  



1