Rede Social do Café

T Ó P I C O : Finalistas do Concurso NossoCafé 2018 são de Minas Gerais e do Paraná

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.625.005

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Finalistas do Concurso NossoCafé 2018 são de Minas Gerais e do Paraná


Autor: Leonardo Assad Aoun

287 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/10/2018 08:55:56


Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/10/2018 09:09

 

Finalistas do Concurso NossoCafé 2018 são de Minas Gerais e do Paraná

 

Iniciativa promovida pela Yara incentiva a produção de cafés especiais e premia os melhores cafeicultores do Brasil

cafe_colheita_peneira_nespresso_nova-1280x72020.06.2011 - NESPRESSO - Visita as fazendas de cafe em Pocos de Caldas-MG. Foto: Fernando Donasci. (Crédito: Foto: divulgação )

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, divulgou os vinte finalistas da segunda edição do Concurso NossoCafé. Entre eles, dezesseis são de Minas Gerais, com representantes das principais regiões cafeeiras do estado e um crescimento expressivo de inscritos das Matas de Minas; e quatro do Paraná, das cidades de Mandaguari e Congonhinhas. A competição tem o objetivo de estimular o cultivo de grãos de alta qualidade e reconhecer os melhores cafeicultores do País.

“O mercado de cafés especiais tem crescido a uma taxa de aproximadamente 20% ao ano nos últimos anos e deve atingir a marca de 1 milhão de sacas ou 5,1% do consumo nacional até 2021. É neste momento de transformação que a Yara promove o Concurso NossoCafé e traz o conceito ‘O mundo pede um novo café’, apoiando a produção e valorização adequada do café especial”, afirma João Moraes, gerente global de café da Yara.

A primeira etapa do concurso contou com mais de 100 amostras da espécie Coffea arabica, originárias de seis estados brasileiros: Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. Elas foram avaliadas por provadores licenciados e qualificados quanto à fragrância e ao sabor da bebida em duas categorias: Café Natural ou Café Descascado, Despolpado ou Desmucilado. “Esta edição superou as inscrições de 2017 com o engajamento de produtores de todo o Brasil. A mudança do hábito de consumo faz com que os cafeicultores invistam cada vez mais em uma nutrição equilibrada com macro e micronutrientes, fundamental para a alta qualidade dos grãos e aumento da produtividade”, diz Thiago Reis, especialista agronômico da Yara.

Na segunda fase do concurso, os vinte finalistas devem apresentar nova amostra que será avaliada com base na metodologia da Specialty Coffee Association. Serão considerados atributos como aroma, sabor, acidez, corpo, equilíbrio, uniformidade e doçura. A pontuação final dos inscritos será composta pela soma dos valores alcançados por cada item.

Os vencedores serão anunciados em 8 de novembro, durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG). O primeiro colocado de cada uma das categorias terá seu lote de cinco sacas adquirido pela Yara por um valor de R$1.500,00 a saca beneficiada de 60kg, de acordo com o regulamento, e contará com a marca de sua propriedade estampada nas embalagens NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela Yara. Os vencedores e seus assistentes técnicos de campo, indicados no momento da inscrição conforme regulamento, também ganharão uma viagem para a Specialty Coffee Expo 2019, em Boston (EUA), com todas as despesas pagas.

Mais informações sobre o concurso: www.nossocafeyara.com.br.

Fonte: Dinheiro Rural

Visualizar | |   Comentar     |  



1