Rede Social do Café

T Ó P I C O : Empresa de café da Etiópia usa Blockchain para ajudar produtores a ganhar mais

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.636.341

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Empresa de café da Etiópia usa Blockchain para ajudar produtores a ganhar mais


Autor: Leonardo Assad Aoun

190 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 19/02/2019 08:52:46


Leonardo Assad Aoun comentou em: 19/02/2019 09:27

 

Empresa de café da Etiópia usa Blockchain para ajudar produtores a ganhar mais

 

Por Soraia Barbosa/Guia do BitCoin

A Etiópia, também conhecida como o país do café, está apostando na tecnologia de blockchain para ajudar os produtores a terem mais lucros.

De acordo com uma notícia publicada no site The Spoon, em junho do ano passado a empresa etíope-holandesa Moyee Coffee fez uma parceria com a FairChain Foundation e a Bext360 para criar a Token, uma nova marca de café que utiliza blockchain.

Ela funciona da seguinte forma: cada saco de café contém uma Token que vale €0.50 (um equivalente a R$2,10). Os consumidores podem trocar essas Tokens com os produtores de café da FairChain Foundation ou usá-las para ter um desconto na próxima compra de café. A blockchain está sendo usada para medir os impactos das doações.

A Moyee Coffe não divulgou dados sobre o quanto as moedas foram usadas ou quanto lucro a mais elas geraram, porém os produtores não têm um lucro muito elevado e realmente essa pequena troca é algo que pode fazer diferença, caso tenha uma boa adesão.

Além de ser uma boa jogada de marketing, a iniciativa da Moyee também pode ajudar a tornar tanto os consumidores quanto os produtores mais confiantes nessa tecnologia tão intimidadora que é a blockchain.

De acordo com a Thomas Reuters Foundation, a Moyee está agora aumentando o seu investimento na blockchain com novas capacidades. A empresa irá usar a blockchain para permitir a rastreabilidade por parte do comprador, para que os torrefadores e consumidores possam ver exatamente onde e quando o café foi comprado.

Além disso, eles também podem acessar os perfis dos 350 parceiros produtores da Moyee para saber quanto está sendo pago por cada quilo de café. Com esta nova tecnologia, os agricultores também poderão lidar diretamente com os compradores, cortando o papel do intermediário (exportadores, importadores, etc.) e, pelo menos teoricamente, dando-lhes uma parte maior do lucro.

Os consumidores também podem usar um app de celular para doar para produtores individuais ou financiar projetos como os programas de plantio que irão ajudar as fazendas de café a resistirem melhor às mudanças climáticas.

Assim como a Moyee, há outras empresas, como a Starbucks, trabalhando para tornar a cadeia de fornecimento de café mais transparente. Nos dias de hoje os consumidores estão cada vez mais interessados em saber a procedência do que comem e bebem, além de procurar por mais produtos éticos e sustentáveis. E a blockchain veio como uma solução para a implementação de melhorias na indústria.

Visualizar | |   Comentar     |  



1