Rede Social do Café

T Ó P I C O : Epamig reúne 60 pequenos cafeicultores em curso do projeto agroecologia

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.630.819

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Epamig reúne 60 pequenos cafeicultores em curso do projeto agroecologia


Autor: Leonardo Assad Aoun

480 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 22/03/2019 10:43:52


Leonardo Assad Aoun comentou em: 22/03/2019 10:57

 

Epamig reúne 60 pequenos cafeicultores em curso do projeto agroecologia

 

Epamig reúne 60 pequenos cafeicultores em curso do projeto agroecologia

Cerca de 60 pequenos cafeicultores da microrregião de Viçosa participaram na quinta-feira, 14/3, do curso sobre boas práticas agrícolas no manejo da lavoura cafeeira, apresentado por pesquisadores da EPAMIG e técnicos da regional da Emater-MG. A atividade é parte do projeto Popularização do conhecimento técnico, científico, e tradicional de práticas agroecológicas, coordenado pela EPAMIG e financiado pelo CNPq, que tem levado para todas as regiões do estado temas voltados à conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, à segurança e à soberania alimentar, à redução do uso de agrotóxicos e ao desenvolvimento rural sustentável.

O curso foi realizado na Fazenda Boa Safra, no município de Paula Cândido, considerada modelo de boas práticas em cafeicultura por empregar tecnologias adequadas à conservação do solo, bom aproveitamento da água, controle natural de pragas, entre outros. Os participantes percorreram a lavoura e aprenderam mais sobre a escolha das variedades de café, implantação da cultura, espaçamento, poda e pós-colheita, como a utilização da água residuária do processamento dos grãos, secagem e armazenamento. “Por ser uma cultura perene e principalmente por buscar resultados econômicos, o cafeeiro requer atenção; erros como utilização de mudas malformadas e implantação incorreta da lavoura acarretam prejuízos para o produtor”, ressalta o pesquisador Marcelo de Freitas Ribeiro, chefe da EPAMIG Sudeste e um dos responsáveis pelo curso.

A EPAMIG fez ainda o lançamento da publicação Boas práticas agrícolas no manejo da lavoura cafeeira. O pequeno produtor Carlos Francisco de Souza, do distrito de Buieié, era um dos mais interessados nas tecnologias, já que pretende aumentar a lavoura. “Tenho apenas 2 mil pés, mas sei que para produzir mais preciso aprender a fazer tudo certinho”. O cafeicultor Sebastião Maximiniano Teodoro, de bairro Pedreira (Viçosa), sempre participa dos cursos da EPAMIG. “Procuro adotar tudo o que aprendo em minha lavoura, que conta com 14 mil pés, e tenho visto bons resultados”, disse.

Para a coordenadora do Programa de Agroecologia da EPAMIG, Madelaine Venzon, que também é responsável pelo projeto Popularização do conhecimento técnico, científico, e tradicional de práticas agroecológicas, a ideia é realizar eventos para que os participantes se tornem multiplicadores da agroecologia. “Queremos proporcionar a troca de experiências, levando conhecimento formal aos produtores e demonstrando que há tecnologias simples e métodos práticos que unem o desenvolvimento da lavoura à conservação do meio ambiente”, ressalta. Amanhã, 19, e na próxima semana, dia 26, o mesmo curso será apresentado respectivamente nos municípios de Patrocínio e de Viçosa.

Fonte: Ascom Epamig/CCCMG

Visualizar | |   Comentar     |  



1