Rede Social do Café

T Ó P I C O : Mutirão do CAR atende proprietários de imóveis rurais do Bioma Cerrado de Minas Gerais

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.626.047

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Mutirão do CAR atende proprietários de imóveis rurais do Bioma Cerrado de Minas Gerais


Autor: Leonardo Assad Aoun

20 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/10/2019 10:06:21


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/10/2019 09:58

 

Mutirão do CAR atende proprietários de imóveis rurais do Bioma Cerrado de Minas Gerais

 

cerrado mineiro

O mutirão do Cadastro Ambiental Rural inicia hoje (17/10) na cidade de Montes Claros (MG) para atender pequenos agricultores que ainda não cadastraram suas propriedades rurais. O atendimento acontece no Parque de Exposições e é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Emater/MG, com o Sindicato dos Produtores Rurais, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e com o Instituto Estadual de Florestas e tem a execução da empresa contratada, Hominus Gestão e Tecnologia.

 

O esforço concentrado em Montes Claros é uma experiência inicial que visa atender os pequenos agricultores e agricultores familiares que ainda não puderam cadastrar as propriedades com até 4 módulos fiscais que, na cidade, tem a área de até 160 hectares. Os interessados devem ir até o local munidos com a carteira de identidade, CPF e o documento do imóvel rural.

Segundo a supervisora de campo da Hominus, Odenice Rocha, o projeto do mutirão volante do CAR pretende atender 95 municípios do cerrado mineiro para contemplar todos aqueles proprietários que ainda não tiveram a oportunidade de inscreverem seus imóveis. “A partir dessa primeira experiência em Montes Claros, nós vamos readequar a logística do mutirão à realidade de cada município para atender todos os proprietários pendentes de inscrição no CAR”, disse Odenice.

Vicência Ribeiro Veloso, de 40 anos, foi uma das proprietárias rurais que aproveitou o mutirão do CAR para regularizar seu imóvel, de acordo com o Código Florestal Brasileiro. Vicência herdou há 1 ano e meio uma parte da propriedade em que nasceu e, por desconhecimento, não sabia que a inscrição no CAR era obrigatória para ter acesso a créditos agrícolas e financiamentos rurais. “Depois que eu ganhei minha terra de herança, nunca tive a iniciativa de atualizar o cadastro. Mas quando eu vi a propaganda na televisão dizendo que bastava vir aqui com os documentos, não perdi tempo. Facilitou muito a minha vida, em 15 minutos eu cadastrei meu imóvel. Agora eu posso pensar nas benfeitorias”, finalizou a proprietária.

O CAR é uma ferramenta estratégica de planejamento territorial e é obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Foi criado pela Lei nº 12.651/2012 e a inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel.

O Serviço Florestal Brasileiro é o responsável, em nível federal, por apoiar a implantação, gerir e integrar as bases de dados ambientais do Cadastro Ambiental Rural junto aos Órgãos Gestores do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SICAR) nos Estados e no DF e outras organizações em todo o território nacional. O mutirão é viabilizado pelo Projeto FIP-CAR (Forest Investment Program, FIP da sigla em inglês), que tem atuação no Bioma Cerrado.

“Com esse mutirão, esperamos que os proprietários rurais que ainda não fizeram o cadastro possam ser atendidos. Nossa expectativa é também alcançar os produtores vizinhos de Montes Claros, uma vez que a divulgação boca-a-boca tem a possibilidade de mobilizar e conseguir a adesão de todos que precisam dessa facilidade da devida regularização, que estamos oferecendo”, diz a a coordenadora técnica do Projeto FIP-CAR do Serviço Florestal Brasileiro, Lilianna Latini Gomes.

O Projeto de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais no Cerrado (Projeto FIP CAR) é um dos projetos que compõem o Plano de Investimentos do Brasil (Brazil Investment Plan) e é administrado pelo Banco Mundial para apoiar países em desenvolvimento. O Projeto é executado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O mutirão do CAR atendeu 34 pessoas só no período da manhã do primeiro dia de atendimento e a expectativa é atender, pelo menos, 100 proprietários até o dia 18, fim do período de cadastramento em Montes Claros. O segundo município do Bioma Cerrado de Minas Gerais a ser contemplado com esse trabalho ainda será definido, mas a meta é zerar toda a malha de propriedades rurais passíveis de inscrição no CAR, em torno de 24 mil cadastros até janeiro de 2020. Outros mutirões estão previstos para acontecer nos estados do Piauí e Maranhão, com atendimento em 265 municípios.

Fonte: Serviço Florestal Brasileiro via Mapa/CCCMG

Visualizar | |   Comentar     |  



1