Rede Social do Café

T Ó P I C O : Cafeicultor aumenta produtividade em 60% ao adotar irrigação com cérebro

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.626.060

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Cafeicultor aumenta produtividade em 60% ao adotar irrigação com cérebro


Autor: Leonardo Assad Aoun

273 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/10/2019 11:45:30


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/10/2019 11:36

 

Cafeicultor aumenta produtividade em 60% ao adotar irrigação com cérebro

 

Além do aumento de produtividade, a nova tecnologia de irrigação israelense, instalada na fazenda Santa Terezinha também traz benefícios práticos de monitoramento e controle.

Por Netafim/Amanco/G1

 — Foto: Divulgação Netafim/Amanco
Foto: Divulgação Netafim/Amanco

Determinado em investir na cultura do café e melhorar os ganhos da fazenda, o engenheiro agrônomo André Savino e mais dois sócios, foram em buscas de tecnologia de ponta para produzir grãos de alta qualidade na Fazenda Santa Teresinha, em São Sebastião do Paraíso (MG).

A propriedade de aproximadamente 300 hectares, foi adquirida há quatro anos pelos agricultores, que desde o início desejavam empregar as mais modernas tecnologias de cultivo na área.

 

"Quando resolvemos entrar no negócio do café tomamos a decisão de produzir um grão diferenciado e acreditávamos muito na tecnologia para buscar esses resultados. Foi então que decidimos investir em irrigação e conhecemos a Netafim/Amanco, que nos ofereceu não só sistemas ultramodernos, mas também nos deu todo suporte nesse processo", explica Savino.

Atualmente a Fazenda Santa Teresinha conta com a tecnologia NetBeat em 68,4 ha, uma plataforma exclusiva que permite controlar, automatizar e monitorar todos os processos de irrigação. Ao eliminar qualquer outro tipo de necessidade complementar, o sistema reúne todas as funções necessárias em uma única tela, tornando o dia a dia de produtores, gestores e operadores, mais ágil, e eficiente.

Mas, além dos benefícios de praticidade, o sistema também apresenta ganhos agronômicos para o cafeeiro que refletem em produtividade. Conforme conta o técnico agrícola da fazenda, Luiz Carlos Evangelista, logo na primeira safra com NetBeat a produtividade da área cresce 61%, se comparado aos resultados anteriores.

Essas respostas ocorrem graças a precisão no monitoramento e ao controle eficiente do sistema, já que no sistema o agricultor tem acesso as informações de clima, previsão do tempo, condições de solo e plantas, programas de irrigação em execução, calendário de atividades, recomendações técnicas e, pode programar qualquer processo de irrigação ou nutrirrigação em apenas alguns passos, através do programa instalado em desktops, smatphones ou tablets.

 — Foto: Divulgação Netafim/Amanco
Foto: Divulgação Netafim/Amanco

Combinada a irrigação por gotejamento, a tecnologia de irrigação 4.0 também permite otimizar a utilização de água na fazenda, já que a plataforma indica o período e a quantidade correta de cada aplicação, assim como outras necessidades, como energia elétrica e insumos, que também só são acionados de acordo com as necessidades das plantas.

A tecnologia de Digital Farming, demostra mais eficácia ao permitir que o projeto de irrigação seja segmentado por talhões, ajudando na precisão com que todos os recursos são utilizados.

 

“O sistema é dividido em vários projetos, então por exemplo, se apenas uma parcela da lavoura está apontando maior necessidade de água e nutrientes, o operador consegue programar a irrigação para aquele projeto específico”, explica o Gerente de Digital Farming da Netafim/Amanco, Bruno Toniello.

 

“Dessa forma, estamos otimizando e garantindo que as plantas se desenvolvam adequadamente, para expressar todo seu potencial produtivo”, finaliza.

 — Foto: Divulgação Netafim/Amanco

Foto: Divulgação Netafim/Amanco

A plataforma de irrigação digital, é inédita no mundo e pretende revolucionar a forma com que os produtores realizam os processos no campo.

 

“O NetBeat foi desenvolvido para trazer mais comodidade, mas não só, o objetivo é que o agricultor possa ter – baseado em dados e inteligência artificiar – maior assertividade nas tomadas de decisão, gerando mais rentabilidade, produtividade e melhor gestão dos recursos disponíveis”, destaca Toniello.

 

"Como proprietário que não fico todos os dias na Fazenda, é uma ótima oportunidade, já que consigo diariamente acompanhar tudo que acontece na propriedade. Recebo alertas, consigo acompanhar e executar programas de irrigação planejado, ter informações de solo e clima que me ajudam nas tomadas de decisão rápida, assertiva e a distância", pondera o cafeicultor André Savino.

"Trabalhar com o NetBeat vem sendo uma ruptura e transformação da nova era digital da agricultura", conclui Savino.

 

Sobre a Netafim/Amanco

As duas marcas líderes em irrigação no mercado se uniram e formam a maior e mais completa marca comercial de irrigação no mundo: Netafim/Amanco. Pertencentes a Orbia, uma das maiores empresas do mundo nos setores químico e petroquímico.

A união das duas marcas no setor de irrigação garante um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming, que visa contribuir com a produtividade da água na agricultura, oferecer a melhor experiência ao produtor e alavancar o mercado de irrigação no país.

Quer saber tudo sobre o NetBeat? Cadastre-se aqui e receba todas as informações sobre o primeiro sistema de irrigação com o cérebro.

Visualizar | |   Comentar     |  



1