Rede Social do Café

T Ó P I C O : Chuva irregular entre Bahia e Espírito Santo

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.621.587

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Chuva irregular entre Bahia e Espírito Santo


Autor: Leonardo Assad Aoun

219 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 15/01/2021 15:55:43


Leonardo Assad Aoun comentou em: 15/01/2021 15:49

 

Chuva irregular entre Bahia e Espírito Santo

 

Trata-se de um corredor de umidade, organizada pela passagem de uma fraca frente fria pela costa do Sudeste.

Somar

Instabilidades continuam atuando nas áreas produtoras majoritárias de São Paulo e Minas Gerais, e nas últimas 24 horas choveu entre 40 a 70 mm entre Alta e Baixa Mogiana e com até 90 mm em alguns pontos do sul de Minas Gerais.

Trata-se de um corredor de umidade, organizada pela passagem de uma fraca frente fria pela costa do Sudeste. Hoje o sistema perde força e o que comanda o tempo são áreas de instabilidade em médios e altos níveis da troposfera. Nos próximos dias, atenção ainda para chuva frequente no Centro-Sul do Brasil, com o avanço de uma frente fria um pouco mais continental pela Região Sul.

Em cinco dias, se esperam volumes entre 90 a 120 mm entre o sul mineiro, leste paulista e o norte do Paraná, com risco para erosão de solo em áreas propícias e doenças fúngicas. Na Bahia e Espírito Santo, apesar de algumas trovoadas, a chuva é mais irregular, atingindo uma ou outra cidade.

As condições pouco se alteram até o final do mês de janeiro, com exceção do Espírito Santo e sul da Bahia. O reposicionamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis vai inibir a chuva mais expressiva para estas áreas a partir do último decêndio do mês. A condição também é de diminuição da chuva no cerrado mineiro.

Por outro lado, nada muda e ainda teremos chuvas frequentes e volumosas entre São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná.

Fonte: Revista Cafeicultura

Visualizar | |   Comentar     |  



1