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T Ó P I C O : Marca de café resgata a importância do movimento negro no Brasil

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Marca de café resgata a importância do movimento negro no Brasil


Autor: Leonardo Assad Aoun

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Último comentário neste tópico em: 11/04/2021 10:25:24


Leonardo Assad Aoun comentou em: 11/04/2021 10:20

 

Marca de café resgata a importância do movimento negro no Brasil

 

Empresa vende café com embalagens e materiais de divulgação contando a jornada do café pelo mundo, sem se esquecer da representatividade negra.

Por Paula Monteiro/PEGN-G1

Um empresário de São Paulo lançou uma marca de cafés com temática quilombola. O objetivo do negócio é resgatar o elo histórico entre a população preta e a bebida.

Danilo Negrette largou o emprego como gerente de vendas para realizar o sonho de se tornar dono do próprio negócio. Ele lançou em 2020 a marca de café que carrega história em seu DNA.

“O café foi descoberto de início no continente africano, depois foi pra Europa e com a expansão marítima chegou no Brasil. E quando ele chega no Brasil, é novamente cultivado pelos negros, dessa vez como escravos. O café ficou na mão das pessoas que estavam aqui e compraram as terras. Eu digo que esse elo foi perdido”, explica Danilo.

 

As embalagens e materiais de divulgação contam a jornada do café pelo mundo.

 

A tecnologia é uma das aliadas para se comunicar com o consumidor. Quando o cliente aponta a câmera do celular para um QR Code, ele tem acesso ao site para saber mais informações das origens, a história do café, sem esquecer que um dos pilares da empresa é a representatividade negra.

“É uma forma da gente enriquecer culturalmente as pessoas. Então, elas não compram só café. Quando elas vão no site comprar, elas vão saber quem é Dandara dos Palmares, quem é a Tereza de Benguela”, afirma.

O investimento foi de R$ 23 mil. O processo de torra é feito em Santos, no litoral paulista, e conta com grãos de café de três estados: Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

A linha de cafés é vendida no site da marca, em cafeterias, supermercados e markeplaces. Além da embalagem tradicional, há também as versões em cápsula e café gelado. Os preços variam de R$ 18 a R$ 35.

Outra preocupação do Danillo ao lançar o café foi a questão da sustentabilidade. A embalagem é feita de tecido de algodão e pode se transformar em coador.

O negócio fatura R$ 10 mil por mês. A expectativa para 2021 é ampliar os pontos de venda e espalhar mais sabor e cultura pelo país.

“A gente não vende só café, a gente vende história também. Doses de café e doses de cultura. Esse é o nosso engajamento, trazer um pouco mais desse conteúdo pro consumidor final”, diz o empresário.

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