Educação Especial

T Ó P I C O : Sites e Softwares que auxiliam a pessoa com necessidades especiais

Informações da Comunidade

Criado em: 11/03/2008

Tipo: Tema

Membros: 91

Visitas: 192.660

Mediador: Heraldo Filho

Objetiva mostrar alternativas de solução para a inclusão social e digital. Há uma notável inquietação na área de ensino-aprendizagem, mediadas por novas tecnologias, para ...

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Sites e Softwares que auxiliam a pessoa com necessidades especiais


Autor: Renata Romanini

10.207 visitas

6 comentários

Último comentário neste tópico em: 09/06/2008 08:48:31


Renata Romanini comentou em: 19/03/2008 12:25

 

Sites e Softwares que auxiliam a pessoa com necessidades especiais

 

Fragmentos do Livro Educação Inclusiva - O que o professor tem a ver com isso?

Por Marta Gil

Computadores e salas de informática

Hoje em dia, cada vez mais escolas públicas estão recebendo computadores. Eles não substituem o professor, mas podem ser úteis para desenvolver atividades pedagógicas. Independentemente do tipo ou grau de deficiência, todos os alunos podem se beneficiar com o uso do computador.
Se sua escola já tem uma sala de informática, lembre-se:

O acesso à sala de informática não deve ter obstáculos e a mesa do computador deve permitir o encaixe da cadeira de rodas. É importante assegurar uma boa visualização (altura e distância do equipamento) e manipulação adequada e confortável do teclado e mouse;

É possível fazer adaptações que ajudem o uso de mouses e teclados de acordo com a possibilidade de movimentação de membros superiores do aluno. Ás vezes, uma haste presa na cabeça ou na boca pode ajudar;

Existem programas de computador que facilitam seu uso pelo aluno com deficiência. Alguns deles lêem em voz alta tudo o que está escrito na tela, outros facilitam o uso do teclado e do mouse. Estes softwares são utilizados para o acesso aos programas básicos como Word, Excel, Internet e outros. Vários desses programas são gratuitos;

Softwares educativos ou pedagógicos facilitam o aprendizado do aluno e são bastante utilizados hoje em dia. Abaixo, indicamos alguns sites que esclarecem sua forma de utilização. A partir deles, você poderá encontrar muitos outros. Vale a pena você conferir estes sites e aprender sobre os softwares educativos.
Boa navegação!

Comunidade Virtual de Educação Matemática:
http://www2.uerj.br/edai/comvem/html/softwares.htm

EducaRede:
http://www.educarede.org.br

Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp: http://www.nied.unicamp.br/publicacoes/pub.php?classe=software&cod_publicacao=70

Programa Braille Virtual. Curso on-line gratuito para ensinar o sistema Braille a pessoas que vêem. Destina-se a crianças, pais, professores e funcionários de Escolas Inclusivas:
http://www.braillevirtual.fe.usp.br/

Programa “Informática na Educação Especial” do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD). O Programa é unidade das Obras Sociais Irmã Dulce, que visa promover o desenvolvimento das potencialidades cognitivas de alunos com necessidades educacionais especiais, entendidos como sujeitos do seu processo de aprendizagem e construção de seus conhecimentos, através da utilização de recursos de um ambiente computacional e telemático:
http://infoesp.vilabol.uol.com.br/

Entre Amigos – Textos sobre Tecnologia Assistiva disponíveis para download gratuito compactados em formato WinZip:
http://www.entreamigos.com.br/textos/tecassi/tecassis.htm

Edutecnet – Rede de Educação e Tecnologia. A Rede Edutec.Net é um espaço virtual voltado para a aprendizagem colaborativa, através da Internet, na área da Educação. Nesse espaço, pessoas interessadas em Educação (EDU) através da Tecnologia (TEC) formam uma Rede (NET):
http://www.edutecnet.com.br

Associação Brasileira de Tecnologia Educacional. Essa Associação tem como objetivos contemplar ação, reflexão, análise, pesquisa e informação sobre a relação existente entre Tecnologia e Educação:
http://www.abt-br.org.br/

Núcleo de Informática na Educação Especial. O NIEE está ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Há 13 anos desenvolve experiências; pesquisas; softwares e trabalha com a formação de recursos humanos na área de Informática na Educação Geral e Especial:
http://www.niee.ufrgs.br/software/software.html#item1


Softwares que auxiliam a pessoa com deficiência a utilizar o computador

Eugênio – 2a versão:
Editor de Palavras. Versão 1.0. Idioma: Português (de Portugal)
Editor de palavras com objetivo de aprendizagem e aceleração da escrita na Língua Portuguesa. Destina-se a pessoas com incapacidade física ou cognitiva. Para interagir com o usuário, o programa dispõe de um agente animado. Caso o editor de palavras esteja sendo usado para acelerar a escrita, quando a palavra pretendida existir na lista de palavras do software, o usuário pode completar a palavra automaticamente. Desta forma, evita a necessidade de escrever integralmente todos os caracteres que formam a palavra. Quando usado na aprendizagem da leitura e da escrita, o aluno pode ler as várias palavras sugeridas. Disponível gratuitamente pelo Endereço na Web: http://www.l2f.inesc-id.pt/~lco/eugenio/

Download: eugenio.exe ( 92 Kb; Programa Executável)

Pocket Voice:
Utilizado para auxiliar na comunicação. Idioma: Português
Uma aplicação informática que, fazendo uso da linguagem pictórica, simbólica e do simples texto, possibilita ao usuário reproduzir sonoramente o que não se consegue dizer por incapacidade física.
Disponível gratuitamente no site: http://www.pocketvoice.com

IBM Web Adaptation Technology (WAT):
Tecnologia de Adaptação à Web. Idioma: Português.
Programa da IBM Brasil que facilita a navegação na Internet para pessoas que têm limitações na visão, dificuldades motoras, ou idosos, com pouca familiaridade com a Web. Infelizmente, ela ainda não contempla pessoas cegas, apenas aquelas com visão subnormal ou com vista cansada.
Software distribuído gratuitamente através do e-mail registrowat@saci.org.br enviando as seguintes informações: primeiro nome, sobrenome, número do telefone e DDD, endereço de e-mail, país onde está e idioma preferido. Após solicitar a inscrição, você receberá por e-mail seu login, senha e instruções detalhadas para fazer o download, instalar e utilizar o WAT.

Virtual Vision:
Leitor de tela. Idioma: Português
O “Programa de Informática para Deficientes Visuais”, do Bradesco Internet Banking para Deficientes Visuais, é um leitor de tela. A Fundação Bradesco oferece cursos gratuitos para habilitar pessoas a utilizarem o programa. Para saber da possibilidade de cursos em seu Estado, entre em contato através de formulário no próprio site: http://www.fb.org.br/Institucional/AcoesComunitarias/CentrosDeInclusaoDigital/ ou pelo telefone 3684-3504. O software é distribuído gratuitamente aos correntistas do Banco Bradesco.

Dosvox:
Leitor de Tela. Idioma: Português.
Este software é um leitor de tela. É distribuído gratuitamente. Para adquiri-lo é necessário enviar um CD ROM ao CAEC (Centro de Apoio Educacional ao Cego) da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro:
CAEC - Núcleo de Computação Eletrônica (NCE)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Caixa Postal: 2324 CEP 20001-970 Rio de Janeiro, RJ
Outras formas de adquirir o programa são: download a partir do site da Rede SACI:
http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=3846
Ou download diretamente do Projeto Dosvox:
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/programas/

Jaws:
Leitor de tela. Idioma: vários, inclusive Português.
É um leitor de tela que possui um software sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador. A versão de demonstração pode ser obtida gratuitamente no site: http://www.freedomscientific.com

Kit SACI I:
Idioma: Português.
É uma versão condensada do software Dosvox, leitor de tela. Pode ser usado por pessoas com deficiência visual, com dislexia e outras dificuldades. O software é distribuído gratuitamente na página da Internet:
http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=6897

Kit SACI II:
Idioma: Português.
O Kit SACI II traz um pacote de programas para pessoas com deficiências motoras. A grande novidade é o Teclado Amigo que, por meio de um dispositivo acoplado a qualquer partemóvel do corpo do usuário, proporciona o acesso ao micro. Entre os programas incluídos no Kit II estão um editor de texto e uma calculadora. Disponível gratuitamente na página da Internet:
http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=6897

Motrix.
Idioma: Português
O programa Motrix foi criado para permitir o acesso de pessoas com tetraplegia ou deficiências motoras severas que impeçam o uso efetivo dos membros superiores. Através dele, é possível comandar com a voz a maior parte das funções de um computador com Windows. Este software é distribuído gratuitamente pela UFRJ, através do site: http://www.intervox.nce.ufrj.br/motrix/

Dicionário de Libras:
O site
http://www.dicionariolibras.com.br/website/ possui dois programas para a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, o “Aprenda Libras com palavras cruzadas” e o “Compatibilizador Libras – Português”.

 

 

Marta Gil é socióloga e atua na área da deficiência desde 1976. Ela foi consultora da equipe de Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo do Banco Mundial e coordenadora da Rede SACI -- Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação. Autora de diversos artigos sobre deficiência foi responsável pelo manual “O que as empresas podem fazer pela inclusão de pessoas com deficiência”, publicado pelo Instituto Ethos. Atualmente, Marta Gil é consultora de empresas para inclusão de pessoas com deficiência e vice-presidente do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.

A versão gratuita do livro Educação Inclusiva - O que o professor tem a ver com isso? está disponível em pdf no endereço:
http://www.saci.org.br/pub/livro_educ_incl/redesaci_educ_incl.pdf
Nesta publicação profissionais da área de educação obtém informações sobre como as escolas podem e devem fazer para integrar crianças com algum tipo de deficiência. A publicação traz informações valiosas para educadores que querem aprender ou aperfeiçoar o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais. Vale a pena conhecê-la na íntegra!

Visualizar | |   Comentar     |  


Sueli Mello comentou em: 30/03/2008 11:16

 

Software livre para portadores de eficiências especiais

 

Oi Renata,

Muito importante esta sua contribuição  postando aqui o artigo da Marta Gil sobre software desenvolvidos para pessoas portadoras de eficiências especiais.

Gostaria de saber quem conhece alguns destes Softwares? A aplicação na prática teve sucesso? Eles requerem conhecimentos específicos para sua instalação? No caso daqueles que são cobrados, o seu custo muita vezes é proibitivo.  Alguem conhece alternativas de software livre equivalentes a cada um dos programas listados?

que tenham todos um excelente fim de semana,

sueli.mello@moodlemail.org

www.moodle.peabirus.com.br

 

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Heraldo Filho comentou em: 30/03/2008 16:10

 

 

"...

 

"Software Livre para Deficientes

Um engenheiro indiano está desenvolvendo um software livre que pode melhorar a forma como pessoas com deficiências se comunicam e interagem com outras pessoas. O software está sendo feito para o físico inglês Stephen Hawking, que se tornou uma celebridade com o livro Uma Breve História do Tempo.

"Estou desenvolvendo o projeto de forma aberta, para que cientistas de todo o mundo possam trabalhar na plataforma e modificá-la de acordo com requerimentos específicos", disse o engenheiro indiano Arun Mehta. Hawking, de 62 anos, vive confinado em uma cadeira de rodas por causa de uma doença degenerativa que fez com que ele perdesse todo o tônus muscular.

Botão — O físico britânico usa atualmente um tipo especial de software feito sob medida para ele, para ajudá-lo a se comunicar. Esse software tenta prever o que o usuário deseja digitar ou fazer. A comunicação com esse tipo de software é possível com um simples apertar de um botão localizado na cadeira de rodas de Hawking.

Mas, como a degeneração motora está se intensificando, tornou-se necessário fazer um upgrade no software.

Mehta e Hawking já se encontraram três vezes na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde o físico estuda e trabalha. O projeto vai se tornar uma plataforma para pessoas com todos os tipos de deficiência num futuro próximo. Com informações na Folha Online.

Fonte: Diário da Manhã - Goiás"

http://www.serpro.gov.br/noticias-antigas/noticias-2004/20041109_08

Quanto a lista de equivalência a comunidade vai ter que pesquisar...

Um grande abraço e boa segunda...

Heraldo

Gostaria de saber quem conhece alguns destes Softwares? A aplicação na prática teve sucesso? Eles requerem conhecimentos específicos para sua instalação? No caso daqueles que são cobrados, o seu custo muita vezes é proibitivo.  Alguem conhece alternativas de software livre equivalentes a cada um dos programas listados?

..."

 

Boa tarde Sueli,

Espero que seu domingo esteja sendo ótimo.

A instalação de todo software requer um certo conhecimento, este  papo de que baixou e instalou dificilmente funciona por diversos aspectos técnicos, principalmente se o sistema operacional for algum tipo de Windows Microsoft. Quanto ao hardware, a maioria deles exige uma máquina atual. Realmente os custos envolvidos nem sempre são baixos. Quanto a uma alternativa livre:

Visualizar | |   Comentar     |  


Sueli Mello comentou em: 30/03/2008 19:38

 

Educação Especial e Pessoas Especiais!

 

Olá Heraldo Filho e demais participantes,

Obrigada pela informação Heraldo! Sim, eu já estou pesquisando tudo sobre este assunto.

Trabalho com crianças especiais em todos os sentidos. Graças a Deus e a sabedoria humana, hoje temos os recursos tecnológicos para trabalharmos com todos os seres, sejam eles especiais pelas condições físicas e especiais pelo fato de serem seres humanos capazes de apreenderem novos conhecimentos para aprenderem a lidar com o mundo de hoje. O que nos falta, infelizmente, é maior incentivo para que estes recursos cheguem à todas unidades de ensino, seja ela pública ou privada. Não é mesmo?

Não podemos mais ficar na mesmice, precisamos correr atrás e nos aperfeiçoarmos com as novas modalidades de educação. Pois, é através da educação que podemos melhorar o futuro.

Nossas crianças já não pensam como nós pensávamos, não vêem as coisas como víamos, não esperam como nós esperavamos. Se não nos cuidarmos, são capazes de nos dar aula. rsrsrsrs ( São realmente especiais).

Parto pelo princípio que todos somos capazes de aprender desde que tenhamos pessoas capazes de nos ensinar, ou pelo menos nos guiar para tais conhecimentos, assim como estamos fazendo neste espaço. Não apenas neste, voltado para educação especial, mas como outros de igual valor.

Espero poder continuar contando com ajuda de vocês e no que puder também estarei contribuindo.

Um grande abraço!

Com carinho

Sueli Mello

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Heraldo Filho comentou em: 31/03/2008 15:17

 

DOSVOX, a comunicação homem-máquina é muito mais simples...

 

O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.

O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.

O que diferencia o DOSVOX de outros sistemas voltados para uso por deficientes visuais é que no DOSVOX, a comunicação homem-máquina é muito mais simples, e leva em conta as especificidades e limitações dessas pessoas. Ao invés de simplesmente ler o que está escrito na tela, o DOSVOX estabelece um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces adaptativas. Isso o torna insuperável em qualidade e facilidade de uso para os usuários que vêm no computador um meio de comunicação e acesso que deve ser o mais confortável e amigável possível.

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado.

Ele é compatível com a maior parte dos sintetizadores de voz existentes pois usa a interface padronizada SAPI do Windows. Isso garante que o usuário pode adquirir no mercado os sistemas de síntese de fala mais modernos e mais próximos à voz humana, os quais emprestarão ao DOSVOX uma excelente qualidade de leitura.

O DOSVOX também convive bem com outros programas de acesso para deficientes visuais (como Virtual Vision, Jaws, Window Bridge, Window-Eyes, ampliadores de tela, etc) que porventura estejam instalados na máquina do usuário.

O DOSVOX contava em dezembro de 2002 com cerca de 6000 usuários no Brasil e alguns países da América Latina. Nesta época, o número de usuários que acessava a Internet era estimado em cerca de 1000 pessoas.


Em que consiste o DOSVOX

 

O programa é composto por:

 

 

  • Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
  • Sistema de síntese de fala;
  • Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
  • Impressor/formatador para braille;
  • Diversos programas de uso geral para o cego, como Jogos de caráter didático e lúdico;
  • Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;
  • Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;
  • Programas sonoros para acesso à Internet, como Correio Eletrônico, Acesso a Homepages, Telnet e FTP.
  • Leitor simplificado de telas para Windows

    O DOSVOX vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão. Hoje ele possui mais de 80 programas, e este número é crescente.


    Plataforma mínima para execução

     

    O sistema DOSVOX executa em microcomputadores que executam o Microsoft Windows 95 ou superior. A plataforma mínima para o DOSVOX é um Pentium 133 ou equivalente, sendo possível executá-lo com menor velocidade em máquinas a partir de 486. O computador usado é absolutamente comum, sendo apenas necessária uma placa de som ou a disponibilidade de som "on-board".

    Fonte: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/intro.htm

  •  

    Visualizar | |   Comentar     |  


    Renata Romanini comentou em: 13/04/2008 16:02

     

    Explicando os softwares especiais...

     

    Olá Sueli!!!

    Realizei uma extensa pesquisa sobre cada um destes softwares especiais citados por Marta Gil, e a partir de agora estarei incluindo diariamente nesta comunidade tópicos específicos para tratar de cada um deles.

    Tentarei aqui esclarecer não só questões levantadas por você, como também quaisquer outras informações relevantes sobre utilização, instalação, como adquirir os programas e compatibilidades com software livre.

    Espero que essa pesquisa lhe ajude de alguma forma.

    Abraços,

    Renata Romanini

    Visualizar | |   Comentar     |  



    1