Rede Social do Café

T Ó P I C O : Irmãs empreendem com café em copo de cookie e faturam R$ 3 milhões com franquias

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.804.579

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Irmãs empreendem com café em copo de cookie e faturam R$ 3 milhões com franquias


Autor: Leonardo Assad Aoun

295 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 16/12/2022 13:15:05


Leonardo Assad Aoun comentou em: 16/12/2022 12:54

 

Irmãs empreendem com café em copo de cookie e faturam R$ 3 milhões com franquias

 

Rafaela e Camila Camargo são donas da Cookie Stories, rede curitibana especializada no doce norte-americano. A empresa acaba de ser incorporada ao Grupo Restaura para acelerar o crescimento no próximo ano

Por Paulo Gratão/PEGN

Cookie Shot é um dos destaques do cardápio da Cookie Stories

Cookie Shot é um dos destaques do cardápio da Cookie Stories - Foto: Divulgação

Durante o período em que fez intercâmbio nos Estados Unidos, ainda na adolescência, Rafaela Camargo, hoje com 35 anos, aprendeu uma receita de cookie. Ela gostava tanto do doce que essa lembrança voltou à sua mente quando ela e a irmã, Camila Camargo, 32, resolveram empreender juntas, há cerca de oito anos. Elas são donas da marca curitibana Cookie Stories, que cresce com franquias e recentemente ganhou um novo sócio, o Grupo Restaura. Neste ano, elas projetam faturar R$ 3 milhões, cerca de 35% acima do ano passado.

Em 2014, quando resolveram abrir o negócio, Rafaela trabalhava em uma empresa de exportação, e Camila havia acabado de se formar em design de interiores e fazia um curso de chef de cozinha. A primeira ideia das duas foi ter uma cafeteria, mas elas não tinham experiência e resolveram recorrer a algo que julgavam menos complexo.

“Eu sabia uma única receita de cookie, mas desenvolvemos oito novas. Começamos a vender por encomendas online. O cliente fazia o pedido pelo site e fazíamos as entregas de carro mesmo”, explica. Elas passaram a participar de algumas feiras gastronômicas na região para entender o que o cliente preferia e afinar o produto.

Rafaela e Camila Camargo são donas da Cookie Storie, rede de franquias nascida em Curitiba — Foto: Divulgação

Rafaela e Camila Camargo são donas da Cookie Storie, rede de franquias nascida em Curitiba — Foto: Divulgação

Dois anos depois, as irmãs resolveram que era hora de ter uma loja própria. Até então, a marca funcionava com uma cozinha industrial, à base de encomendas. Nada era feito para pronta entrega. A primeira loja da Cookie Stories foi aberta em maio de 2017, em um bairro residencial de Curitiba.

“Trouxemos logo no início o cookie shot. É um copinho de cookie que até hoje é um dos nossos carros-chefes. A pessoa pode tomar o café e comer o cookie junto. A bebida fica com um gosto mais achocolatado”, explica a empreendedora.

De acordo com Camila, o movimento já foi grande desde o início, inclusive com sondagens de interessados em abrir uma franquia. Isso fez com que as duas fossem atrás de informações sobre o mercado, se capacitassem e buscassem validações. A ideia era amadurecer a operação da loja para torná-la mais simples para possíveis franqueados.

Uma das iniciativas foi centralizar a produção. Dessa forma, o franqueado já receberia o item pronto para a venda. As irmãs investiram cerca de R$ 250 mil para desenvolver uma planta de 400 metros quadrados, que produz mensalmente 850 kg de produtos, o equivalente a 90% dos que é vendido nas lojas, como massas de doces, recheios e caldas para sobremesas.

Produtos da Cookie Store: marca passou a fazer parte do Grupo Restaura — Foto: Divulgação

Produtos da Cookie Store: marca passou a fazer parte do Grupo Restaura — Foto: Divulgação

As primeiras unidades franqueadas foram inauguradas em 2020. “Fomos levando com mais cautela, por conta da pandemia. O fechamento impactou muito nosso negócio, ainda não sabíamos o que ia ser”, diz. Elas estenderam o serviço de delivery, que passou a representar 40% do faturamento — hoje está em cerca de 12%.

Loja da Cookie Stories — Foto: Divulgação

Loja da Cookie Stories — Foto: Divulgação

Em dois anos a rede abriu cinco unidades, tem mais uma em construção em Curitiba e outra em soft opening em São Paulo. Agora, a empresa fechou sociedade com o Grupo Restaura, dono de marcas como Restaura Jeans, Melts e Amore Milho, para ajudar a acelerar o crescimento. Dessa forma, as irmãs ficam responsáveis pelo desenvolvimento do negócio, em si, e o grupo pela expansão. O objetivo é abrir mais 25 franquias em 2023, alcançar um faturamento de R$ 15 milhões e atingir a capacidade máxima de produção da fábrica, de 10 toneladas por mês. As empresas não abrem os valores da transação.

O investimento inicial para se tornar um franqueado da marca é a partir de R$ 180 mil. A previsão de retorno é em até 36 meses.

“Há dois anos começamos a mapear marcas que fizessem sentido com nosso grupo, buscando negócios enxutos, que necessitem de poucos funcionários, tenham alto potencial de faturamento e valores similares aos nossos. A Cookie Stories se enquadrou em todos os requisitos e, de quebra, já conta com portfólio de franqueados satisfeitos”, afirma Paulo Conrad, diretor executivo do Grupo Restaura e head de expansão da Cookie Stories.

Visualizar | |   Comentar     |  



1