Rede Social do Café

T Ó P I C O : Mais1.Café abre primeira franquia internacional e quer faturar R$ 130 milhões

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.654.760

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Mais1.Café abre primeira franquia internacional e quer faturar R$ 130 milhões


Autor: Leonardo Assad Aoun

217 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/03/2023 08:46:51


Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/03/2023 08:34

 

Mais1.Café abre primeira franquia internacional e quer faturar R$ 130 milhões

 

Rede cresceu mais de 100% em número de unidades em 2022 e inicia expansão internacional com loja em país vizinho. Novidade foi antecipada a PEGN

Por Paulo Gratão

Capuccino da Mais1.Café

Capuccino da Mais1.Café - Foto: Divulgação

O café "para viagem" da Mais1.Café decolou (literalmente) e está prestes a inaugurar a primeira franquia fora do país, em Ciudad del Este, no Paraguai. O plano é ter dez unidades no país vizinho até o fim de 2023. A novidade foi antecipada a PEGN. O movimento vem na esteira de um ano de crescimento acelerado da marca, que mais do que dobrou de tamanho, chegando a 394 lojas em operação. Tudo isso apenas em três anos de história — a rede foi fundada em 2019. Para este ano, a marca pretende alcançar uma receita de R$ 130 milhões, dobrando o realizado no ano passado.

A empresa curitibana foi um dos destaques do último ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que revelou as 50 maiores redes de franquia em operação no Brasil por número de unidades. A variação no número de lojas foi de 108,5%. Agora, a meta é chegar a 500 pontos inaugurados até dezembro deste ano, fora os internacionais. “Temos 612 contratos confirmados e esperamos terminar o ano com mais 200, chegando perto de 850”, diz Alan Parise, sócio-fundador e diretor de expansão da marca.

Os estudos para a internacionalização começaram há cerca de um ano e meio. De acordo com Parise, o Paraguai foi escolhido pela proximidade geográfica e pela alta incidência de brasileiros na região. “Tivemos a sorte de cair com um bom máster-franqueado brasileiro”, diz.

Durante esse período, a preparação envolveu a homologação de fornecedores, estudo sobre possíveis adições ao cardápio, abertura de um escritório local para a franqueadora e a escolha do ponto. A loja será inaugurada em até 90 dias no Sell Shopping, e deve abrir caminho para mais nove inaugurações nas imediações até o final do ano. É previsto que cada loja demande um investimento de R$ 200 mil feito pelo máster-franqueado, totalizando R$ 2 milhões.

 

“Vamos validar a operação primeiro no Paraguai. Depois, olhar para outros países. Vemos mercados bons no Chile e no Uruguai, por exemplo”, diz Parise.

Alan Parise, diretor de expansão e sócio-fundador da Mais1.Café — Foto: Divulgação

Alan Parise, diretor de expansão e sócio-fundador da Mais1.Café — Foto: Divulgação

Os cafés e quitutes servidos nas lojas internacionais serão os mesmos daqui, com exceção de algumas iguarias locais que passam a figurar no cardápio, como a bebida cocido de leche, feita com erva-mate, e a chipa paraguaia, que é como um pão de queijo em formato de meia-lua.

De acordo com a ABF, em 2022, 183 marcas brasileiras tinham operação em 114 países, oito a mais do que no ano anterior. Estados Unidos, Portugal e Paraguai são os principais destinos.

Aqui no Brasil, a Mais1.Café está em quase todos os estados, exceto o Acre, e pretende fortalecer a presença em grandes cidades nos próximos anos, chegando a 900 pontos em 2024. A concorrência acirrada com marcas nacionais e internacionais de café to go, como o Starbucks, não deve limitar essa expansão, de acordo com Parise.

Detalhes da fachada da Mais1.Café: rede é especializada em café gourmet para viagem — Foto: Divulgação

Detalhes da fachada da Mais1.Café: rede é especializada em café gourmet para viagem — Foto: Divulgação

“Conseguimos democratizar, de fato, o café especial, oferecendo qualidade a um preço competitivo. Outras marcas surgiram com uma visão muito mais nichada”, afirma. O tíquete médio da rede é de R$ 22. “O nosso foco é popularizar o café especial. Queremos que as pessoas saibam que vão lá para consumir café de qualidade e preço justo”, diz.

Atualmente, a rede trabalha com lojas de rua, galerias, contêineres, pontos em shopping centers e quiosques a partir de 12 metros quadrados. O investimento inicial necessário para se tornar um franqueado da Mais1.Café é a partir de R$ 160 mil, com previsão de retorno em até 24 meses.

O cardápio da marca conta com mas de 20 receitas de bebidas — além dos tradicionais espresso, machiatto e mocha, há opções como bayles & coffee, KitKat e Galak/Negresco. Também há bebidas geladas, que foram lançadas com foco no Norte e Nordeste do país. A marca diz ter utilizado mais de 80 toneladas de cafés de grão especial nas lojas no ano passado, e estima ultrapassar as 150 toneladas neste ano.

Fonte: PEGN

Visualizar | |   Comentar     |  



1