T Ó P I C O : Mito ou verdade: o que você precisa saber sobre café, chocolate, água e sono
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.668.460
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Mito ou verdade: o que você precisa saber sobre café, chocolate, água e sono
Autor: Leonardo Assad Aoun
105 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 02/01/2024 11:48:07
Leonardo Assad Aoun comentou em: 02/01/2024 11:34
Mito ou verdade: o que você precisa saber sobre café, chocolate, água e sono
Relembre dúvidas sobre vida saudável que ficaram em alta em 2023
Mito ou verdade — Foto: Reprodução
Com a grande quantidade de informações que circulam todos os dias, pode ser desafiador entender o que é mito e o que é verdade para manter uma boa saúde. Que alimentos consumir, como driblar a insônia e quanto de água beber estão entre as perguntas que pesquisadores tentam responder para uma vida mais saudável.
Para começar o próximo ano bem, confira uma lista com algumas das principais dúvidas sobre café, chocolate, água e sono respondidas por especialistas em 2023.
Café
- Cura ressaca?
Após acordar de ressaca, é muito comum ouvir a recomendação de "tomar um café bem forte". Na teoria, a cafeína, por conta de seu efeito estimulante, ajudaria a aumentar as energias e eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de álcool da noite anterior. No entanto, o consumo da bebida pode piorar o quadro de desidratação provocado pela alta ingestão de álcool. Ou seja, a bebida não cura ressaca.
- Faz bem para o coração?
De acordo com a Associação Americana do Coração (AMA, da sigla em inglês), beber pelo menos uma xícara de café por dia pode diminuir o risco de insuficiência cardíaca a longo prazo. Seus estudos indicam que, em comparação com quem não bebe café, a ingestão de cafeína reduz o risco em aproximadamente 12% por cada xícara. No entanto, a instituição sublinha que o aumento da quantidade de café consumido não deve substituir métodos médicos amplamente comprovados para reduzir problemas cardíacos, como deixar de fumar, perder peso e praticar exercício físico.
- Melhora a concentração?
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) confirmou que consumir 75 mg de cafeína, o equivalente a uma chávena de café, ajuda a melhorar a atenção. Isso porque a adenosina – molécula encontrada no corpo e associada ao sono – e a cafeína têm estrutura muito semelhante, e esta última pode bloquear seus efeitos e gerar sensação de alerta.
- Influencia a pressão?
A cafeína aumenta a frequência cardíaca e, consequentemente, pode influenciar a pressão arterial, de acordo com Ramiro Heredia, médico clínico do Hospital de Clínicas José de San Martín, na Argentina. Misturar a ingestão de café com medicamentos para hipertensão pode ser problemático, visto que a principal função deste remédio é reduzir a carga de trabalho do coração para bombear o sangue para todas as células do corpo.
- Há riscos para diabéticos?
De acordo com um estudo da Associação Americana de Diabetes, consumir bebidas com cafeína de qualquer tipo pode aumentar os níveis de insulina e de açúcar no sangue. As evidências recolhidas sugerem que o maior consumo de cafeína pode dificultar a regulação do açúcar e aumentar o risco de complicações associadas à diabetes.
Dia do Chocolate: confira as sobremesas mais deliciosas e "instagramáveis" com a iguaria
Chocolate
- Causa espinhas?
A dermatologia atualmente relaciona a piora ou surgimento da acne com a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, que é o valor que indica a velocidade com que os alimentos que contêm carboidrato liberam a glicose (açúcar) no sangue. Entre eles estão doces, chocolates, massas, arroz branco, pão branco, batata e bolachas.
O consumo desses alimentos promove a rápida liberação de insulina. Segundo o dermatologista Marcelo Arnone, picos de insulina vêm sendo relacionados com a piora da acne em alguns indivíduos, por estimularem a produção de secreção pelas glândulas sebáceas.
- Por que comemos chocolate quando estamos estressados?
Esse desejo é motivado pela resposta ancestral de "luta ou fuga" do organismo, que é atividade quando nosso cérebro acha que estamos em perigo. O cortisol, conhecido como hormônio do estresse, é responsável por isso. O aumento dos seus níveis no sangue desvia a energia do sistema imunológico e desencadeia os desejos pelo açúcar.
O chocolate tem efeitos no cérebro para ajudar a relaxar e melhorar o bem-estar, aumentando os níveis de vários químicos, incluindo a feniletilamina, que altera o humor. O doce também contém triptofano, uma substância química que é convertida em serotonina no cérebro e melhora o humor e aumenta a euforia, além de teobromina, um estimulante natural.
- Chocolate é afrodisíaco?
O bom e velho truque de dar um chocolate ao parceiro durante uma noite a sós pode dar mais resultados do que provar o cuidado do outro. É verdade a afirmação que o doce é um bom estimulante natural para o sexo. O consumo dele libera endorfina no corpo, que gera a sensação de bem estar e prazer. A composição também contém flavonóides, que funcionam como antioxidantes e ajudam a manter o desempenho sexual masculino.
- Por que é irresistível?
Cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, decodificaram o processo físico que ocorre na boca quando um pedaço de chocolate é comido: ele se transforma de um sólido em uma emulsão suave totalmente irresistível para muitas pessoas. De acordo com o estudo, publicado na revista ACS Applied Materials & Interfaces, a sensação de chocolate surge pela forma como o chocolate é lubrificado, seja pelos ingredientes do alimento, pela saliva ou uma combinação dos dois.
- Natal: panetone é mais saudável que chocotone?
Os valores calóricos das sobremesas são semelhantes, explica a nutricionista Priscilla Primi Hardt. A massa é quase a mesma, mas o chocotone tem mais gordura, por conta do chocolate. Ambos são sobremesas bastante calóricas, ricas em gordura e em açúcar, já que se tratam de produtos ultraprocessados. Mesmo assim, a receita com frutas não é mais saudável, já que elas são cristalizadas com açúcar, o que agrega um grande valor calórico.
Água
- Beber água com limão em jejum faz bem?
Acredita-se que a bebida ajuda na digestão, na desintoxicação e na limpeza do fígado. No entanto, especialistas discordam completamente da promoção desse hábito. Além de causar, a longo prazo, a perda do esmalte do dente, pode piorar a sensação de refluxo, não "limpa" o fígado e não apresenta resultados em seu "papel" de auxiliar do sistema digestivo.
O professor David Lloyd, cirurgião de fígado e consultor do hospital Leicester Royal Infirmary, na Inglaterra, não acredita que exista nenhuma prova científica ou evidência médica que sustente as afirmações feitas sobre os benefícios da água morna com limão.
- Quanto se deve beber por dia?
Embora as principais recomendações digam para ingerir dois litros de água por dia, há estudos que sugerem que essa quantidade é excessiva para a maioria das pessoas. Neste caso, de 1,5 a 1,8 litros por dia, seria suficiente. Alguns especialistas afirmam que a quantidade de água necessária varia de acordo com o tamanho do corpo, temperatura externa, quantidade de suor e condições gerais de saúde.
- Qual o máximo de litros de água por dia?
Sim, é possível "beber água demais". Isso acontece porque uma ingestão além da que os rins podem excretar, dilui os eletrólitos do sangue. Em casos brandos, isso causa mal estar. No caso mais extremo, beber uma quantidade excessiva de água pode levar a uma condição chamada hiponatremia ou “intoxicação por água”. Se os níveis de sódio no sangue ficarem muito baixos, pode haver um inchaço do cérebro e problemas neurológicos como convulsões, coma ou até morte.
- Qual é o melhor horário para beber água?
Não existe uma hora ideal para beber água. Especialistas recomendam fazê-lo sempre que estiver com sede. Entretanto, há alguns momentos do dia em que fazer isso pode trazer benefícios adicionais. Por exemplo, tomar um copo de água logo pela manhã pode facilitar a manutenção de hábitos saudáveis e aumentar a ingestão diária de água.
Beber água antes das refeições pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade. Por fim, beber água antes e depois do exercício ajuda a repor os líquidos perdidos no suor e otimizar a recuperação.
Comida saudável: Há opções orgânicas, sem glúten, sem lactose, sem açúcar, low carb e veganas
Sugestões vão desde feijoada light a pizza
Sono
- Acordar durante a noite é normal?
Sim. O sono ocorre em diferentes “ciclos” durante a noite. Cada ciclo dura cerca de 90 minutos e inclui diferentes estágios de sono leve, profundo e de sonho (REM), ou seja, é normal ter breves despertares no sono durante a noite. O problema é acordar, mexer no celular e perder totalmente o sono.
- O que fazer quando acordar no meio da noite?
Segundo o especialista do sono Biquan Luo, ao invés de mexer no celular, ao acordar durante a noite, a pessoa deve primeiro tentar ficar na cama para ver se consegue adormecer novamente — pelo menos até 15 minutos. Caso não consiga, o melhor a se fazer é ir para outro lugar. “Experimente ir para um lugar tranquilo e confortável em casa, como o sofá, e pratique uma atividade tranquila e de baixo estímulo, como ler um livro ou fazer uma atividade calmante, até sentir sono novamente - depois volte para a cama”, afirma o especialista.
- É bom dormir com protetor de ouvidos e máscara?
Para a médica neurologista especializada em sono da Unidad de Medicina del Sueño de Fleni, Agustina Furnari, não é o mais correto. Embora seja um hábito válido, adotado por um grande número de pessoas, principalmente as que moram em grandes cidades e são sensíveis à luz e ao som, "o ideal é manter as condições naturais na hora de dormir e adaptar o quarto para evitá-lo”. Ela acrescenta que o importante é garantir um local adequado para descansar bem: fresco e escuro.
- Álcool ajuda a dormir melhor?
Embora o álcool possa ajudar a adormecer mais rapidamente, já que pode ter um efeito sedativo, a verdade é que a longo prazo "gera um sono de má qualidade, superficial e fragmentado", alerta a médica neurologista do Hospital Italiano e presidente da Associação Argentina de Medicina do Sono, Stella Valiensi.
Esses tipos de bebida, segundo Agustina Furnari, “são predadores do sistema nervoso central”. Ela explica que, nas primeiras horas da noite, quando ainda há álcool no sangue, o mais provável é que a pessoa adormeça profundamente, mas sem sonhar. Porém, quando o nível de álcool no sangue cai, o cérebro começa a acelerar e a qualidade do sono é perdida. Além disso, o consumo em excesso do álcool pode fazer com que a pessoa acorde no meio da noite com a bexiga cheia, pelo efeito diurético.
- Faz bem assistir TV até pegar no sono?
De acordo com as especialistas consultadas, o quarto deve ser reservado para dormir e que o restante das atividades deve ocorrer fora dele. O ideal é desligar os aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir, pois as telas emitem uma luz que suprime a secreção de melatonina. É recomendado tomar cuidado com o conteúdo que se assiste antes de dormir, porque quando violência ou terror podem gerar adrenalina. O melhor caminho é assistir a filmes ou séries calmas e relaxantes.
Visualizar |
| Comentar
|