Rede Social do Café

T Ó P I C O : FOLHA TÉCNICA 710 PROCAFÉ - VARIEGAÇÃO EM FOLHAS DE CAFEEIROS

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.838.156

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

FOLHA TÉCNICA 710 PROCAFÉ - VARIEGAÇÃO EM FOLHAS DE CAFEEIROS


Autor: Leonardo Assad Aoun

313 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 04/06/2024 21:46:12


Leonardo Assad Aoun comentou em: 04/06/2024 21:35

 

FOLHA TÉCNICA 710 PROCAFÉ - VARIEGAÇÃO EM FOLHAS DE CAFEEIROS

 

VARIEGAÇÃO EM FOLHAS DE CAFEEIROS

J.B. Matiello – Eng Agr Fundação Procafé

Tem sido frequentes perguntas, que recebemos, de produtores e de técnicos, sobre folhas de coloração verde e amarelas em cafeeiros, com dúvidas sobre as causas dessa anormalidade. Por isso fizemos essa Folha Técnica, explicando do que se trata.

O fenômeno é conhecido como variegação, ocorrendo o desenvolvimento anormal da clorofila, em folhas de cafeeiros. Esse problema tem sido observado em numerosas espécies vegetais. As folhas apresentam coloração verde claro a esbranquiçada ou albina, em diferentes formas. Ela ocorre como se fosse uma descoloração, parcial ou total das folhas, em um ou poucos ramos da planta de café, seja em plantas novas ou adultas. Essa ocorrência é muito esporádica e não causa prejuízos econômicos ao cafeeiro. A variegação pode ocorrer em todas as variedades de café.

A variegação é uma anomalia citoplasmática, que pode ser de 2 tipos. No primeiro, mais comum, a causa é atribuída a distúrbios no mecanismo de formação da clorofila, do que resultam cloroplastos normais e cloroplastos anormais. A normalidade e a anormalidade desses plastídios são transmitidas às novas gerações de células e, dependendo da ocorrência de células normais lado a lado com células anormais, têm lugar os diversos tipos de variegação, desde o tipo setorial até a variegação do tipo mosaico. O segundo tipo, pouco comum, está associado a irregularidades na forma e na textura da lâmina foliar. Nesse caso a causa é a presença de uma ou mais camadas de tecido hipodérmico, composto por células hialinas, que ocorre logo abaixo da epiderme da folha e ocorre a desorganização do parênquima paliçádico.

Dois trabalhos de pesquisa, sobre variegação em cafeeiros, foram publicados na revista Bragantia, do IAC, em 1954 e 57. Em um deles foi feita uma experiência curiosa, tentando transmitir a variegação. Foi enxertado um ramo de coloração normal, sobre um ramo com variegação. Verificou-se que o ramo normal não se modificou, ou seja, passou a se desenvolver com cor verde normal, portanto, eliminando hipótese de haver algo desse sintoma de variegação estar ligado a alguma doença virótica.

Imagem do WhatsApp de 2024-06-04 à(s) 16.16.41_6665a2db

 

Visualizar | |   Comentar     |  



1