Rede Social do Café

T Ó P I C O : Déficit hídrico: não há previsão de chuvas em áreas de café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.670.667

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Déficit hídrico: não há previsão de chuvas em áreas de café


Autor: Leonardo Assad Aoun

995 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 16/09/2024 20:37:15


Leonardo Assad Aoun comentou em: 13/09/2024 15:19

 

Déficit hídrico se espalha pelo Brasil; não há previsão de chuvas em áreas de café

 

Não há previsões de chuvas para diversas regiões brasileiras nos próximos dias. O cenário de tempo seco e clima quente deve perdurar também nesta segunda quinzena de setembro. “Não tem mais água para evaporar do solo”, explica a meteorologista Ludmila Bardin, da Rural Clima, destacando o grande déficit hídrico nas regiões SudesteCentro-Oeste e Norte.

Segundo Ludmila, há muito tempo o Brasil não enfrentava um número tão grande de municípios nessa situação, o que torna a seca deste ano ainda mais abrangente. “Ainda temos um período com temperaturas bastante altas em toda a região centro-norte do país. Vamos seguir com uma tendência de temperaturas elevadas nos próximos dias”, destaca.

Quando as chuvas deverão vir?

Na região Sul, algumas áreas do Mato Grosso do Sul e São Paulo deverão enfrentar uma frente fria, que deve trazer um pouco de chuva e reduzir as temperaturas. “O retorno das chuvas deve acontecer ao longo da segunda quinzena de setembro, principalmente para esses estados, embora de forma irregular”, explica Ludmila.

Nas áreas centro-norte de São Paulo e Sul de Minas, caso ocorra alguma precipitação, será de forma irregular e de baixa intensidade. A tendência continua sendo de tempo seco.

Quando deve chover nas áreas cafeeiras?

Inmet emite alerta laranja para 12 estados e DF

Nas regiões cafeeiras, a previsão é de chuvas somente no Paraná. “É muito difícil que ocorra chuva nas áreas de São Paulo, especialmente na Mogiana e no Sul de Minas Gerais ao longo dos próximos dias. Isso ficará mais para o final de setembro, mas de maneira bastante irregular”, afirma Ludmila. Já as chuvas mais frequentes estão previstas apenas para a região Sul, na segunda quinzena de setembro. A previsão é de precipitações de baixa intensidade, porém mais regulares.

Ainda segundo as previsões da Rural Clima, a região central do Brasil também tem chances de chuvas ao final de setembro, mas ainda de forma extremamente irregular. “A regularização das chuvas para a região central deve ocorrer apenas ao longo da segunda quinzena de outubro. Até lá, continuaremos com temperaturas elevadas, tempo seco e umidade relativa do ar baixa”, conclui Ludmila.

Fonte: Play no Agro/CCCMG

Visualizar | |   Comentar     |  



1