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T Ó P I C O : Os baristas e clientes da Starbucks têm uma mensagem para o novo CEO: Mude!

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Os baristas e clientes da Starbucks têm uma mensagem para o novo CEO: Mude!


Autor: Leonardo Assad Aoun

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Último comentário neste tópico em: 24/10/2024 12:21:08


Leonardo Assad Aoun comentou em: 24/10/2024 12:29

 

Os baristas e clientes da Starbucks têm uma mensagem para o novo CEO: Mude!

 

Por Alexandra Paiva/Daily Nerd

NOVA IORQUE – O novo presidente-executivo da Starbucks, Brian Niccol, tem muito trabalho pela frente.

A cadeia global do café viu as vendas caírem pelo terceiro trimestre consecutivo, com fraqueza especialmente evidente nos Estados Unidos e na China.

Com a tarefa de tranquilizar os investidores de que as lojas de café da empresa ainda são muito populares, Niccol também tem de lidar com baristas e clientes fiéis da Starbucks que dizem querer muitas mudanças.

Os baristas reclamam do que consideram ser falta crônica de pessoal, baixos salários e benefícios, e sua incapacidade de banir facilmente clientes agressivos das lojas Starbucks. Clientes zelosos desejam um café consistentemente bom.

Em 22 de outubro, depois que a Starbucks relatou uma queda de 6% nas vendas nas mesmas lojas no quarto trimestre nos EUA e retirou sua projeção de lucros para o próximo ano fiscal, Niccol disse que os baristas precisam ser apoiados para fornecer “serviço excepcional” aos clientes .

“Para ter sucesso, precisamos de abordar o pessoal nas nossas lojas, eliminar estrangulamentos e simplificar as coisas para os nossos baristas”, disse ele num comunicado em vídeo.

Liv Ryan, barista e sindicalista de uma loja Starbucks em Long Island, Nova York, disse que Niccol deveria “acabar com a falta de pessoal”.

Ela acrescentou que os baristas há muito se queixam da falta de orientação da Starbucks sobre como lidar com clientes mal-humorados.

“Já me disseram inúmeras vezes que parte do nosso trabalho é ‘apenas aceitar clientes rudes’”, disse Ryan. “Mas não há uma linha clara entre ‘rude’ e ‘hostil’ e, mesmo assim, eu não deveria ter que tolerar que alguém fosse rude comigo no meu trabalho.”

Vários outros baristas que fazem parte – ou pretendem fazer parte – do novo sindicato Starbucks Workers United querem que a Starbucks conclua o processo de negociação contratual com os trabalhadores.

“Tudo o que procuro é um acordo coletivo de trabalho até o final do ano”, disse o sindicalista Parker Davis em uma loja da Starbucks em San Antonio, Texas.

Niccol, no vídeo, disse que compartilharia mais detalhes sobre possíveis mudanças na divulgação de lucros da empresa em 30 de outubro, depois que a Starbucks divulgar os lucros do quarto trimestre e do ano como um todo.

Quanto ao café em si, ele está torrado demais, segundo um cliente da Starbucks chamado Winter.

Winter, que já esteve em mais de 19 mil lojas Starbucks em todo o mundo na tentativa de visitar todos os locais de propriedade da empresa, disse que ainda gosta da atmosfera da Starbucks, mas hoje em dia acha o café insuficiente.

Ele gostava disso em 1997, disse ele, mas desde então a Starbucks tornou seu cardápio muito mais complexo com pedidos de cafés especiais.

“E tomar uma bebida sofisticada não vai me fazer gostar mais”, acrescentou. REUTERS

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