Rede Social do Café

T Ó P I C O : Seguem abertas as inscrições para cursos na área de cafeicultura

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.578.088

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Seguem abertas as inscrições para cursos na área de cafeicultura


Autor: Leonardo Assad Aoun

141 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/01/2025 15:06:28


Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/01/2025 15:06

 

Seguem abertas as inscrições para cursos na área de cafeicultura

 

Por Embrapa/Conexão Safra

Seguem abertas as inscrições para cursos na área de cafeicultura

Foto: Pixabay

Três cursos voltados para a cafeicultura foram disponibilizados gratuitamente pela Embrapa Café na plataforma e-Campo e receberam mais de quatro mil inscrições de todo o país e mesmo do exterior. “Cafeicultura no Cerrado”, “Podas do Cafeeiro Arábica”, e “Manejo Integrado de Pragas e Nematoides na Cafeicultura” são os temas das capacitações que estão com inscrições abertas, na modalidade à distância.

Destinados a produtores de café, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), demais profissionais ligados à produção de café e estudantes, todos são assíncronos, com oferta contínua, permitindo que os participantes escolham o melhor horário para acessar os conteúdos e realizar as atividades, de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Conheça cada um dos cursos:

Manejo Integrado de Pragas e de Nematoides na Cafeicultura – o mais recente dos três cursos, apresenta tecnologias desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, assim como métodos de identificação e de correto manejo desses organismos, com o objetivo de mitigar seus efeitos sobre as lavouras cafeeiras. Com carga horária de cinco horas, o curso é ministrado por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), e da Embrapa Café.

O conteúdo foi estruturado em 5 módulos, a saber:

Módulo 1: Controle integrado de Pragas do cafeeiro: bicho mineiro e broca do café;
Módulo 2: Controle integrado de Pragas do cafeeiro: broca (continuação), cigarras e ácaros;
Módulo 3: Nematoides do cafeeiro: espécies e sintomas na planta;
Módulo 4: Nematoides do cafeeiro: danos na planta, disseminação e amostragem;
Módulo 5: Identificação das espécies de nematoides, manejo e controle.

Poda do Cafeeiro Arábica – Com carga horária de cinco horas, traz as melhores práticas para a poda do cafeeiro arábica. As aulas são ministradas pelo pesquisador da Embrapa Café, André Dominghetti Ferreira, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia, que apresenta o conceito, as características e os equipamentos necessários à implementação das práticas de recepa; esqueletamento; e do desponte e decote nos cafeeiros da espécie Coffea arabica. Segundo ele, a poda do cafeeiro é uma prática que, se realizada corretamente, renova os ramos produtivos, adequa a arquitetura da planta para tratos culturais, favorece a luminosidade e aeração das lavouras, possibilitando a recuperação do potencial produtivo da lavoura.

Fonte: Conexão Safra

Visualizar | |   Comentar     |  



1