Rede Social do Café

T Ó P I C O : CAFÉ: Comerciantes suspendem operações

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.580.983

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

CAFÉ: Comerciantes suspendem operações


Autor: Leonardo Assad Aoun

1.976 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 17/02/2025 21:38:35


Leonardo Assad Aoun comentou em: 14/02/2025 17:19

 

Comerciante de café em Minas Gerais suspende operações

 

A escassez de suprimentos globais de café fez com que os preços subissem a níveis recordes

Por Marcelo Teixeira/Diário do Comércio

Comerciante de café em Minas Gerais suspende operações

 

Foto: Pixabay

 

O comerciante de café de médio porte Central do Café, no Estado brasileiro de Minas Gerais, suspendeu temporariamente as operações a partir desta semana, buscando renegociar suas dívidas, de acordo com uma nota compartilhada por agricultores na quinta-feira e pela mídia local.

A escassez de suprimentos globais de café fez com que os preços subissem a níveis recordes. Alguns comerciantes e negociantes de commodities sentiram a pressão. Eles ficam expostos se os agricultores não conseguirem entregar os volumes contratados e também têm exposição financeira ao aumento dos preços dos futuros do café.

Os comerciantes de café brasileiros Atlântica e Cafebras obtiveram um período de carência nos tribunais no final do ano passado para renegociar dívidas com clientes depois que as empresas disseram que foram afetadas pela inadimplência dos agricultores.

A Central do Café está sediada em Muzambinho, na região do sul de Minas Gerais, onde a maioria das fazendas de café está localizada no Estado. Ela compra café de produtores locais e o vende a torrefadores ou exportadores. Minas Gerais é o principal estado produtor de café do Brasil, o maior fornecedor de café do mundo.

Um aviso da empresa para seus clientes, compartilhado por um fazendeiro com a Reuters, dizia que a empresa ficaria fechada por um período indeterminado enquanto avaliava sua situação financeira.

“Em breve, convocaremos funcionários e parceiros comerciais para reuniões”, disse a Central do Café no aviso, acrescentando que a pausa em suas operações era necessária enquanto tentava renegociar algumas de suas dívidas.

Um jornal local da cidade também publicou a declaração da empresa. A Reuters não conseguiu entrar em contato com a empresa no Brasil.

Os futuros do café arábica em Nova York, uma referência global, subiram 70% no ano passado e estão subindo 37% até agora neste ano devido à oferta limitada no mercado.

Reportagem distribuída pela Reuters

Visualizar | |   Comentar     |  



1