T Ó P I C O : Colheita de café na Alta Mogiana chega a 50%, mas rendimento decepciona produtores
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.579.652
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Colheita de café na Alta Mogiana chega a 50%, mas rendimento decepciona produtores
Autor: Leonardo Assad Aoun
75 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 22/07/2025 13:47:23
Leonardo Assad Aoun comentou em: 22/07/2025 14:02
Colheita de café na Alta Mogiana chega a 50%, mas rendimento decepciona produtores
Influenciador Rafael Stefani aponta impacto do clima na produtividade e destaca boas perspectivas para a safra de 2026

Estresse hídrico registrado no começo do ano pode comprometer produção de cafés
Gilberto Marques/Secretaria da Agricultura do Estado de SP
A colheita de café na região da Alta Mogiana, uma das mais tradicionais do Brasil, já atingiu cerca de 50% neste mês de julho. Apesar do avanço nos trabalhos, produtores têm relatado um rendimento abaixo do esperado, especialmente quando comparado às safras anteriores. A estimativa é que estejam sendo necessários mais litros de café para se produzir uma saca limpa, o que representa um desafio econômico para quem vive da atividade.
Segundo o produtor rural e influenciador digital Rafael Stefani, que acompanha de perto o cenário cafeeiro na região, esse desempenho mais fraco pode estar relacionado ao estresse hídrico que afetou as lavouras no início do ano. “Tivemos um período de cerca de 30 dias sem chuvas entre fevereiro e março. Essa estiagem pode ter comprometido a granação dos frutos, o que reflete diretamente no rendimento agora durante a colheita”, explica.
Ainda assim, o produtor destaca que as chuvas mais recentes, apesar de terem atrapalhado um pouco o andamento da colheita nos meses de maio e junho, trouxeram benefícios para as lavouras pensando no futuro. “As lavouras estão bem vestidas, com boa recuperação e desenvolvimento. Isso nos dá uma expectativa positiva para a safra de 2026, que deve ser melhor do que a de 2024, quando enfrentamos quase seis meses de seca severa”, ressalta Rafael.
A Alta Mogiana é reconhecida pela qualidade dos seus cafés e reúne municípios importantes na produção, como Franca (SP), Pedregulho, Ibiraci (MG) e Cristais Paulista. Para os próximos meses, a expectativa dos produtores é de que o tempo firme favoreça a finalização da colheita e que os preços se mantenham atrativos diante dos desafios de produtividade.
Fonte: Band
Visualizar |
| Comentar
|


