Rede Social do Café

T Ó P I C O : 7º Fórum Café e Clima da Cooxupé debate impactos do clima e tarifas internacionais na cafeicultura

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.933.140

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

7º Fórum Café e Clima da Cooxupé debate impactos do clima e tarifas internacionais na cafeicultura


Autor: Leonardo Assad Aoun

51 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 19/08/2025 14:53:05


Leonardo Assad Aoun comentou em: 19/08/2025 14:58

 

7º Fórum Café e Clima da Cooxupé debate impactos do clima e tarifas internacionais na cafeicultura

 

Por Rayane Paiva/TV Poços

A Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) promoveu, em sua sede em Guaxupé (MG), o 7º Fórum Café e Clima, reunindo produtores, profissionais do setor e especialistas para discutir os desafios meteorológicos e seus reflexos na cafeicultura. O evento teve como foco a análise da safra 2025 e as projeções para 2026, trazendo informações técnicas essenciais para o planejamento da produção.

Durante a programação, especialistas destacaram como as mudanças climáticas vêm afetando a produtividade dos cafezais. O engenheiro agrônomo e coordenador de geoprocessamento da Cooxupé, Guilherme Vinícius Teixeira, apresentou os desafios enfrentados pela cultura do café e sua resiliência diante das variações climáticas. Já o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos discutiu as previsões para 2026, com ênfase na chegada de uma nova ocorrência do fenômeno La Niña.

O professor doutor José Donizeti Alves, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), abordou os impactos do clima na safra 2025 e os cuidados necessários para o manejo fisiológico das lavouras no próximo ano. A mediação foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Mário Ferraz de Araújo, gerente de desenvolvimento técnico da cooperativa.

Encerrando o fórum, o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ressaltou não apenas as dificuldades impostas pelas mudanças climáticas, mas também o impacto econômico sofrido pela cooperativa em razão do tarifaço aplicado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos importados do Brasil, medida que afetou diretamente as exportações de café.

Visualizar | |   Comentar     |  



1