T Ó P I C O : #CNC destaca celebração dos 25+ anos da Embrapa Café e reconhece trajetória de conquistas
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.052.393
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
#CNC destaca celebração dos 25+ anos da Embrapa Café e reconhece trajetória de conquistas
Autor: Leonardo Assad Aoun
89 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 03/10/2025 17:13:57
Leonardo Assad Aoun comentou em: 03/10/2025 17:06
#CNC destaca celebração dos 25+ anos da Embrapa Café e reconhece trajetória de conquistas
A solenidade contou com a presença de importantes personalidades ligadas à trajetória da Emprresa. Como deputados que apoiaram a criação da Embbrapa Café, Silas Brasileiro e Carlos Melles; o presidente da Embrapa em 1999, Alberto Portugal; o ex-chefe-geral Gabriel Bartholo; o expoente maior e fundador da Embrapa Eliseu Alves; além de lideranças como Ademar Pereira, vice-presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, o deputado federal Emidinho Madeira e o idealizador da Rede Social do Café, Sérgio Parreiras.
O Conselho Nacional do Café (CNC) participou, com grande alegria, da solenidade em comemoração aos 25+ anos da Embrapa Café, realizada em Brasília. O evento aconteceu nesta quarta-feira (01) reuniu autoridades, pesquisadores e representantes do setor produtivo, em um momento de celebração da ciência e da inovação que transformaram a cafeicultura brasileira em referência mundial.
Essa trajetória começou na marcante década de 90, após o Instituto Brasileiro do Café (IBC) ser extinto em 1990. Em 1996, no Parlamento, os deputados Silas Brasileiro e Carlos Melles idealizaram e aprovaram, por unanimidade na Câmara dos Deputados, o Conselho Deliberativo da Política do Café, o CDPC. Em 1997, nascia o Consórcio Pesquisa Café, reunindo o MAPA, a Embrapa, institutos de pesquisa estaduais, universidades e entidades representativas do setor. Em 1999, foi criada a Embrapa Café, consolidando um avanço extraordinário para a ciência, a inovação e a sustentabilidade da cafeicultura brasileira, contando sempre com a participação e apoio dos dois deputados representantes da cafeicultura brasileira.
Em seu pronunciamento, Silas Brasileiro, presidente do CNC, fez questão de destacar o papel do deputado Carlos Melles. “Foi uma honra caminhar ao lado do deputado Carlos Melles na construção dessa política pública que se tornou marco histórico para o setor.
Sua dedicação, visão e compromisso com a cafeicultura foram fundamentais para a consolidação do CDPC, do Consórcio Pesquisa Café e da Embrapa Café. Essa parceria trouxe frutos que permanecem até hoje, alicerçando o futuro da nossa atividade”, ressaltou.
O expoente maior e fundador da Embrapa, Eliseu Alves; acompanhado de Silas Brasileiro e Antônio Guerra (chefe-geral da Embrapa Café).
O presidente do CNC também enalteceu todos aqueles que, ao longo dessas décadas, contribuíram para a consolidação da Embrapa Café. “É mais do que justo reconhecer o mérito e a dedicação de chefes-gerais, diretores, pesquisadores, servidores, técnicos, universidades, institutos de pesquisa e entidades parceiras. Todos uniram esforços em um trabalho incansável, movidos por comprometimento e visão de futuro. Essa colaboração coletiva permitiu que o Brasil se firmasse como maior produtor e segundo consumidor de café do mundo, com reconhecimento internacional por sua qualidade, sustentabilidade e produtividade”, afirmou.
Em nome do CNC, Silas Brasileiro cumprimentou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, seus diretores, o chefe-geral da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, e toda a equipe atual, que continua conduzindo a pesquisa brasileira rumo a novos patamares de excelência. “O CNC se orgulha em caminhar junto nessa história de sucesso da cafeicultura brasileira, construída com dedicação, ciência e compromisso com o futuro”, concluiu Silas Brasileiro.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação CNC
Alexandre Costa – alexandrecosta@cncafe.com.br / imprensa@cncafe.com.br
(61) 99999-1570
Visualizar |
| Comentar
|