T Ó P I C O : Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil maracanãs; veja onde fica
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.153.180
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil maracanãs; veja onde fica
Autor: Leonardo Assad Aoun
59 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 18/11/2025 16:31:05
Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/11/2025 16:11
Maior fazenda de café arábica do mundo tem área maior que 5 mil maracanãs; veja onde fica
Com investimentos de R$ 1,05 bilhão, propriedade de 5,5 mil hectares poderá alcançar uma produção de 2,6 milhões de sacas de café
Redação Agro Estadão

Megafazenda de café vai gerar cerca de 600 empregos diretos e outros 2 mil indiretos. | Foto: Eldorado Terra/Divulgação
O Brasil lidera a lista de maiores países produtores de café arábica do mundo e não deve perder esse posto. Isso porque, nos próximos anos, o País contará com os grãos colhidos na maior fazenda individual de café arábica do mundo.
Batizada de Jacurutu Coffee, a propriedade está localizada no município de João Pinheiro, noroeste de Minas Gerais. Com investimentos de R$ 1,05 bilhão, a megafazenda promete transformar a região em uma potência global na produção de café de alta qualidade.
A iniciativa, fruto da parceria entre os grupos Santos&Dias e Ruiz Coffees, uma das maiores produtoras de cafés especiais do mundo, contará com 5,5 mil hectares — uma área equivalente a 5,5 mil campos do Maracanã. Recentemente, a primeira fase do projeto foi concluída, liberando caminho para que, em 2026, comece o plantio dos primeiros pés de cafés da propriedade, em uma área inicialmente estimada de 600 hectares.
Segundo o CEO da Eldorado Terra e conselheiro da Jacurutu Coffee, Gustavo Wagner Ribeiro, a expectativa é que, em até 10 anos, a megafazenda alcance uma produção de 2,6 milhões de sacas de café. “A fazenda se beneficia de condições climáticas ideais, ausência de geadas e infraestrutura hídrica robusta, com 240 hectares de represas”, diz, ressaltando que a área cultivada da propriedade será totalmente irrigada com tecnologia de ponta, incluindo pivôs centrais e gotejamento.
A megafazenda nasce com um forte compromisso com a sustentabilidade. A Jacurutu Coffee seguirá um modelo que preserva um hectare de vegetação nativa para cada hectare cultivado, cumprindo rigorosamente as leis ambientais brasileiras.
Além disso, o projeto também causará impacto na economia local. Com a implantação da fazenda são esperadas a geração de cerca de 600 empregos diretos e outros 2 mil indiretos, gerando novas oportunidades para os pinheirenses.
Fonte: Agro Estadão
Visualizar |
| Comentar
|


