Rede Social do Café

T Ó P I C O : Fim das sobretaxas abre espaço para cafés industrializados nos EUA, diz ABIC

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.157.980

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Fim das sobretaxas abre espaço para cafés industrializados nos EUA, diz ABIC


Autor: Leonardo Assad Aoun

60 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 21/11/2025 18:47:04


Leonardo Assad Aoun comentou em: 21/11/2025 18:12

 

Fim das sobretaxas abre espaço para cafés industrializados nos EUA, diz ABIC

 

Anúncio provocou alívio também nos EUA, já que o preço do produto deve cair após a medida, segundo entidade local

Por Paulo Santos e Danton Boatini Júnior — Campina Grande (PB) e São Paulo/Globo Rural

Dois terços dos adultos americanos bebem café todos os dias

Dois terços dos adultos americanos bebem café todos os dias — Foto: ANPr/Divulgação

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) celebrou a decisão do governo dos Estados Unidos de zerar a tarifa adicional de 40% sobre o café brasileiro.

“Essa conquista é resultado do forte trabalho diplomático liderado pelo Vice-Presidente Geraldo Alckmin e pelo Chanceler Mauro Vieira, além da mobilização de toda a cadeia produtiva do café, que foi extremamente unida, e das nossas contrapartes nos Estados Unidos”, disse, em nota, Pavel Cardoso, presidente da ABIC.

“Desde o início do ano, o setor privado atuou como interlocutor técnico, dialogando com importadores e fornecendo informações estratégicas que auxiliaram o governo nas negociações”, acrescentou o dirigente.

Ainda na nota, a Abic destacou que a decisão do governo dos EUA evidencia que o café brasileiro é um produto essencial e estratégico para a economia americana. Para a entidade, a isenção de tarifas “abre espaço para ampliação da presença dos cafés industrializados brasileiros no varejo americano, com ganhos diretos para toda a cadeia produtiva, da indústria ao produtor”.

Alívio também nos EUA

A retirada de tarifas para exportação de produtos brasileiros aos Estados Unidos teve repercussão não apenas no Brasil. A Associação Nacional do Café dos EUA (NCA, na sigla em inglês) também comemorou o anúncio feito na noite de quinta-feira (20/11) pela Casa Branca.

"Dois terços dos adultos americanos bebem café todos os dias, e cada xícara custará menos graças à decisão do presidente Trump de remover as tarifas sobre as importações de café do Brasil — o maior produtor de café do mundo", informou, em nota, o CEO da NCA, Bill Murray.

De acordo com o executivo, a medida "irá aliviar a pressão sobre o custo de vida, manterá uma opção alimentar saudável acessível e fortalecerá as enormes contribuições do café para a economia dos EUA".

Visualizar | |   Comentar     |  



1