Rede Social do Café

T Ó P I C O : Santista campeão no preparo de café embarca para mundial na Coreia do Sul

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.170.155

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Santista campeão no preparo de café embarca para mundial na Coreia do Sul


Autor: Leonardo Assad Aoun

35 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 25/11/2025 14:21:38


Leonardo Assad Aoun comentou em: 25/11/2025 13:58

 

Santista campeão no preparo de café embarca para mundial na Coreia do Sul

 

Por Santa Portal

Divulgação

Divulgação

O Campeonato Brasileiro de Aeropress é realizado há uma década no País, desde 2015 e, neste ano, na celebração de dez anos, o Festival Santos Café recebeu – em julho – a edição comemorativa, que teve o competidor Caio Lucena, barista da Revo Manufactory, de Santos, no litoral de São Paulo, como campeão. Desde então Caio vem se preparando para um momento importante da carreira: a disputa do Campeonato Mundial da categoria. A vitória dá direito a ele representar o Brasil na etapa internacional.

Caio embarca para a Ásia no sábado (29) para levar o Brasil à competição, que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, na cidade de Seul. Lá ele receberá o café – até então desconhecido – e terá um tempo curto para testá-lo e, assim, enfrentar os competidores da sua rodada.

A Aeropress é um método de preparo que foi criado por Alan Adler, um engenheiro norte-americano, famoso por ter inventado também o brinquedo “Anel Voador, Aerobie”. O método foi lançado em 2005, nos Estados Unidos, e, depois de vários protótipos, rapidamente se tornou um método popular e versátil para preparar café.

Adler buscava uma forma de extrair um café mais intenso e com textura de um coado, mas de forma mais eficiente e prática para levar para qualquer lugar. E, assim, desenvolveu a Aeropress, que utiliza pressão de ar para extrair o café, resultando numa bebida mais encorpada e saborosa.

O formato do campeonato de Aeropress pelo mundo ocorre da seguinte forma: a cada rodada, três concorrentes têm cinco minutos para preparar, extrair e servir cafés usando o método Aeropress. Um grupo de juízes então prova os cafés às cegas – antes de apontar para a sua bebida favorita da rodada – isso tudo sem saber quem preparou cada café. Neste ano participam 70 países.

O campeonato é bem descontraído. A melhor receita vai passando de fase até chegar ao campeão. Neste ano, no nacional, o café utilizado foi da torrefação Rei do Café, da Fazenda Santa Mônica (Eldorado) – Ibiraci/MG – da região da Alta Mogiana. A variedade é um catuaí vermelho 99.

Visualizar | |   Comentar     |  



1