Rede Social do Café

T Ó P I C O : Chuvas reforçam projeções e elevam otimismo para a safra de café 2026/27

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.229.717

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Chuvas reforçam projeções e elevam otimismo para a safra de café 2026/27


Autor: Leonardo Assad Aoun

50 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 11/12/2025 17:00:51


Leonardo Assad Aoun comentou em: 11/12/2025 11:20

 

Chuvas reforçam projeções e elevam otimismo para a safra de café 2026/27

 

Precipitações no cinturão cafeeiro melhoram o potencial produtivo, enquanto a Conab indica recuperação, mas estoques seguem apertados

Por Cepea/Conexão Safra

Foto: divulgação

Os bons volumes de chuva registrados em importantes regiões produtoras de café arábica têm aumentado o otimismo no setor, especialmente porque tendem a favorecer o potencial produtivo da safra 2026/27. A avaliação é de pesquisadores do Cepea, que vêm acompanhando a evolução climática nas áreas cafeeiras desde o início da temporada.

No caso do robusta, o Centro de Pesquisas destaca que o início mais seco prejudicou parte do desenvolvimento das lavouras, mas o cenário mudou nas últimas semanas. As regiões do norte do Espírito Santo — onde se concentra a maior parte da área plantada da variedade — registraram precipitações mais intensas, contribuindo para a recuperação das plantas.

Para esta semana, a Climatempo prevê novas chuvas no cinturão cafeeiro. Segundo o Cepea, esse padrão reforça as expectativas positivas entre produtores, cooperativas e agentes de mercado, que observam uma evolução climática mais favorável do que a registrada em ciclos anteriores.

Os números divulgados neste mês pela Conab também indicam um quadro de recuperação. A produção da safra 2025/26 alcançou 56,5 milhões de sacas, alta de 4,3% sobre 2024 e de 2,5% em relação a 2023. Apesar do avanço, o volume ainda não é suficiente para recompor os estoques, que seguem abaixo do nível considerado confortável pelo mercado.

Para a temporada 2026/27, a Conab divulgará suas primeiras estimativas em janeiro. Além de ser um ciclo de bienalidade alta para o arábica, agentes consultados pelo Cepea afirmam que as condições climáticas observadas até agora — mesmo com alguns dias de menor precipitação em novembro — estão mais favoráveis do que nas safras anteriores, fortalecendo a perspectiva de um novo avanço produtivo.

Visualizar | |   Comentar     |  



1