T Ó P I C O : Café brasileiro é apreciado no mundo todo: conheça diferentes tipos de grãos
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.367.719
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Café brasileiro é apreciado no mundo todo: conheça diferentes tipos de grãos
Autor: Leonardo Assad Aoun
52 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 22/01/2026 09:57:35
Leonardo Assad Aoun comentou em: 22/01/2026 10:21
Café brasileiro é apreciado no mundo todo: conheça diferentes tipos de grãos
Foto: Freepik

O Brasil segue como referência global na produção de grãos e diversidade de sabores
São Paulo, 22/01/2026 - O Brasil é um dos maiores consumidores e produtores de café do mundo. Segundo o um levantamento do Instituto Agronômico (IAC), estima-se que cerca de 97% dos brasileiros tome café. É uma das bebidas mais importante no dia a dia do país e na economia nacional.
Apesar de uma queda recente no volume exportado, o país segue como referência global na produção de grãos e diversidade de sabores.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destaca que, entre os grãos brasileiros, os principais tipos cultivados são o arábica e o conilon.
- O arábica é cultivado em regiões de maior altitude e tem sabor mais suave e aromático, com menor cafeína.
- O conilon, também chamado de robusta, tem sabor mais forte e maior teor de cafeína. Ele domina áreas como Rondônia e Espírito Santo.
As lavouras de café ocupam lugar de destaque na agricultura nacional, sendo o Brasil o maior produtor mundial. Cerca de 70% da produção é de café arábica, especialmente em Minas Gerais, São Paulo e Paraná, e o restante é de conilon.
Grãos especiais
O Brasil tem uma enorme variedade de grãos de café que agradam paladares no mundo inteiro. Segundo dados da empresa SIATEC Brasil, especializada em tecnologia para torrefação, as características de clima, solo e altitude de cada região influenciam no sabor final.
Entre os grãos mais conhecidos estão Bourbon, Mundo Novo, Catuaí e Obatã, todos cultivados em regiões específicas do país.
1. O grão Bourbon é tradicional e apreciado por seu sabor doce e frutado, típico de altitudes mais elevadas em Estados como Minas Gerais e partes de São Paulo.
2. Já o Mundo Novo é resistente, produtivo e tem sabor mais encorpado, com notas que lembram caramelo e chocolate, popular entre quem gosta de café intenso.
3. O Catuaí é um dos grãos mais cultivados no Brasil por sua adaptação a diferentes solos e climas.
Seu sabor é suave e pode apresentar notas de nozes e mel.
4. O Obatã, mais recente, ganhou espaço por resistir melhor a pragas e oferecer equilíbrio entre frutas cítricas e chocolate, especialmente em regiões como a Bahia.
Como o processamento altera o sabor do café
O método de processamento dos grãos também afeta o resultado final do café. Quando o café tem um processamento natural, o fruto seco com a polpa conserva mais doçura e corpo.
Já no outro método descascado, a polpa é retirada antes da secagem, resultando em café com acidez mais elevada e perfil mais delicado.
De acordo com o relatório estatístico mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o País embarcou para 121 destinos 40,049 milhões de sacas de 60 kg de café em 2025, valor menor que no ano anterior, representando um declínio de 20,8%. Mesmo assim, a receita com essas vendas cresceu e atingiu recorde anual de US$ 15,586 bilhões (R$ 85 bilhões), alta de 24,1% em comparação a 2024.
Visualizar |
| Comentar
|


