T Ó P I C O : Casal retoma tradição do café e aposta no cultivo orgânico em fazenda de Itapira (SP)
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5251
Visitas: 28.458.991
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Casal retoma tradição do café e aposta no cultivo orgânico em fazenda de Itapira (SP)
Autor: Leonardo Assad Aoun
70 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 17/02/2026 22:56:35
Leonardo Assad Aoun comentou em: 17/02/2026 23:21
Casal retoma tradição do café e aposta no cultivo orgânico em fazenda de Itapira (SP)
Nova geração da família decide produzir café orgânico dentro de propriedade centenária e já colhe reconhecimento pela qualidade do grão
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_b58693ed41d04a39826739159bf600a0/internal_photos/bs/2026/p/U/T4OPdBQcAuxlfKilgRnw/vt-tradicao-cafeeira-parte-dois-2.jpg)
Foto: EPTV
Em uma área rural de Itapira (SP), uma nova geração decidiu resgatar a principal tradição da família: o café. Depois de décadas marcadas pela diversificação da produção, especialmente após a crise dos anos 1990 que reduziu drasticamente as lavouras na região de Campinas, a Fazenda Boa Vista volta a ter pés de café, agora sob um novo olhar. À frente do projeto estão Marina Maklouf e o marido, Ricardo Maklouf Junior, que criaram um “sítio dentro da fazenda” para dar vida ao próprio sonho.
“A fazenda está na minha família há muitos anos. Já foi inteira de café”, relembra Marina, que cresceu passando férias na propriedade. Mesmo após estudar moda e trabalhar por um período na capital paulista, ela diz que o “mosquitinho da roça” falou mais alto. A mudança definitiva para o campo aconteceu durante a pandemia, quando o casal decidiu deixar São Paulo e investir em algo que tivesse a identidade da nova família que estava se formando.
A escolha pelo cultivo orgânico trouxe desafios e questionamentos, inclusive dentro de casa. “Quando eu contei que era orgânico, foi bem desafiador”, conta Marina sobre a reação do pai, que temia repetir dificuldades enfrentadas no passado. Ainda assim, o casal seguiu em frente com a proposta de produzir um café alinhado aos próprios valores. Para eles, o segredo está no “básico bem feito”: cuidado diário com a lavoura, atenção aos detalhes e trabalho em equipe.
O resultado veio rápido. Mesmo com uma lavoura jovem, o sítio conquistou, no ano passado, o título de melhor café orgânico do estado de São Paulo. Agora, o foco é ampliar o reconhecimento da marca e fortalecer a cultura do café de qualidade. Com a família crescendo — com um filho a caminho —, o casal projeta o futuro entre xícaras e colheitas. “Espero que eles queiram continuar esse sonho junto com a gente”, afirma Marina.
Fonte: EPTV
Visualizar |
| Comentar
|


