Rede Social do Café

T Ó P I C O : Safra de café do Brasil pode atingir 71,1 milhões de sacas em 2026/27, projeta Comexim

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.532.898

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Safra de café do Brasil pode atingir 71,1 milhões de sacas em 2026/27, projeta Comexim


Autor: Leonardo Assad Aoun

68 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 12/03/2026 16:15:18


Leonardo Assad Aoun comentou em: 12/03/2026 16:35

 

Safra de café do Brasil pode atingir 71,1 milhões de sacas em 2026/27, projeta Comexim

 

Estimativa aponta crescimento superior a 12% na produção nacional, com forte recuperação do café arábica e aumento das exportações brasileiras

Safra de café do Brasil pode atingir 71,1 milhões de sacas em 2026/27, projeta Comexim

A produção de café do Brasil deverá registrar crescimento significativo na safra 2026/27. De acordo com estimativa divulgada nesta quarta-feira pela empresa de trading Comexim, o país poderá colher 71,1 milhões de sacas de 60 quilos, volume superior às 63,2 milhões de sacas estimadas para o ciclo 2025/26.

Caso a projeção se confirme, a produção brasileira terá expansão superior a 12%, impulsionada principalmente pela recuperação da safra de café arábica, que tende a apresentar maior produtividade no próximo ciclo.

Produção brasileira de café deve crescer na safra 2026/27

Segundo a estimativa da Comexim, o crescimento da produção brasileira está ligado principalmente ao comportamento bienal da cultura, especialmente no caso do arábica, que alterna anos de maior e menor produtividade.

Com isso, a safra total de café do Brasil poderá atingir 71,1 milhões de sacas, reforçando a oferta do país no mercado global e consolidando sua posição entre os principais produtores mundiais.

Safra de café arábica deve registrar alta de 24%

O principal avanço projetado para o próximo ciclo está na produção de café arábica.

A estimativa aponta que a colheita poderá alcançar 46,6 milhões de sacas, o que representa alta de 24% em relação às 37,7 milhões de sacas registradas na safra 2025/26.

Esse crescimento reflete a expectativa de maior produtividade nas lavouras, favorecida pelo ciclo positivo da cultura e pela recuperação produtiva em importantes regiões cafeeiras do país.

Produção de café robusta e conilon pode recuar

Enquanto o arábica deve apresentar expansão, a produção de café canéfora — que inclui as variedades robusta e conilon — poderá registrar leve queda.

A projeção da Comexim indica produção de 24,5 milhões de sacas na safra 2026/27, volume 4% inferior ao estimado para 2025/26.

Mesmo com a redução prevista, o segmento continua representando parcela importante da produção nacional, especialmente para o abastecimento da indústria de café solúvel e blends.

Exportações de café do Brasil devem crescer 19%

Além da recuperação da produção, o Brasil também deverá ampliar sua presença no comércio internacional de café.

A estimativa da Comexim indica que o país poderá exportar 46,2 milhões de sacas no ciclo 2026/27 (julho a junho), volume que representa crescimento de 19% em relação às 38,8 milhões de sacas embarcadas em 2025/26.

Com o aumento da oferta e a continuidade da demanda global pelo produto, o Brasil tende a manter sua liderança como maior exportador mundial de café, fortalecendo sua participação no mercado internacional.

Fonte: Portal do Agronegócio

Visualizar | |   Comentar     |  



1