Rede Social do Café

T Ó P I C O : Fábio Milan Pereira, de Machado (MG), é o novo campeão brasileiro de torra de café

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.734.881

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Fábio Milan Pereira, de Machado (MG), é o novo campeão brasileiro de torra de café


Autor: Leonardo Assad Aoun

42 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 12/05/2026 15:59:18


Leonardo Assad Aoun comentou em: 12/05/2026 16:18

 

Fábio Milan Pereira, de Machado (MG), é o novo campeão brasileiro de torra de café

 

Por Compre Rural Conteúdo

Fábio Milan Pereira, de Machado (MG), é o novo campeão brasileiro de torra de café

Foto: Divulgação

Ele foi o profissional que entregou o café especial com melhor perfil sensorial e se manteve mais fiel ao plano de torra apresentado aos juízes.

O torrefador Fábio Milan Pereira, de Machado (MG), que representa a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), é o vencedor do Campeonato Brasileiro de Torra 2026 e representará o país no 2026 World Coffee Roasting Championship, o mundial da categoria, que ocorrerá em junho, em Bruxelas, na Bélgica.

Na competição, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) no Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), em Varginha (MG), de 6 a 8 de maio, ele foi o profissional que entregou o café especial com melhor perfil sensorial e se manteve mais fiel ao plano de torra que apresentou ao júri antes de suas performances.

O segundo colocado foi Tiago de Mello, de São Paulo (SP), representando a empresa Pato Rei, e a terceira colocação ficou com Reginaldo Gonçalves Gomes, de Uberaba (MG), da Lenêz Cafés de Especialidade.

“Ser campeão brasileiro de torra é a realização de um trabalho construído com muita dedicação, estudo e sensibilidade ao café. O campeonato foi uma experiência extremamente desafiadora e enriquecedora, porque exige não apenas conhecimento técnico, mas também consistência, controle e capacidade de interpretação de cada café”, comenta Pereira.

O campeão completa citando a satisfação de ser o representante nacional no 2026 World Coffee Roasting Championship. “A expectativa para o mundial é muito grande. Representar o Brasil em uma competição internacional é uma honra e também uma responsabilidade enorme, principalmente por sermos uma das maiores potências do café no mundo”, conclui.

Segundo o diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, um dos objetivos da entidade ao realizar os Campeonatos Brasileiros de Barismo é colaborar para o aprimoramento constante dos profissionais de torra do país, motivando-os a permanecer em constante qualificação e os aproximando das inovações do setor.

“Para os campeonatos, os mestres de torra intensificam seu aprendizado e, nas competições, conhecem e têm acesso ao que há de novo, como equipamentos e tecnologias. Através dessa interação, eles otimizam sua capacitação ao colocarem os ensinamentos em prática com o que há de mais moderno, elevando seu nível técnico e aprimorando o processo de entrega dos cafés especiais do Brasil”, explica.

O Campeonato Brasileiro de Torra 2026 teve o CCCMG como anfitrião. Os torradores oficiais foram da Kaleido (M1 e M10) e o café oficial da competição fornecido pela cooperativa Minasul. O evento contou, ainda, com o apoio da Pasqualli Máquinas, que disponibilizou os moinhos Mahlkoning para o campeonato.

Campeonatos brasileiros de barismo

Desde 2016, a BSCA é National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos de competição em todo o mundo. Essa condição concede à Associação a prerrogativa de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que levam os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: Barista, Latte Arte, Brewers, Coffee in Good Spirits, Cup Tasters, Roasters e Cezve Ibrik (café turco) – não ocorre no Brasil.

Fonte: BSCA

Visualizar | |   Comentar     |  



1