Rede Social do Café

T Ó P I C O : Seminário do Café: “O Porto existe por causa do café”, afirma Elber Justo durante seminário em Santos

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5251

Visitas: 28.769.391

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Seminário do Café: “O Porto existe por causa do café”, afirma Elber Justo durante seminário em Santos


Autor: Leonardo Assad Aoun

43 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 20/05/2026 16:20:01


Leonardo Assad Aoun comentou em: 20/05/2026 16:39

 

Seminário do Café: “O Porto existe por causa do café”, afirma Elber Justo durante seminário em Santos

 

  • O café brasileiro continua ocupando posição estratégica nas exportações do país e mantém forte relação histórica com o Porto de Santos, principal porta de saída da commodity para o mercado internacional.
  • O tema foi destaque durante o segundo dia do Seminário Internacional do Café, realizado em Santos, no litoral paulista, que reúne representantes de toda a cadeia produtiva do setor.
  • Em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC, Elber Justo, diretor-presidente da MSC no Brasil, vice-presidente e futuro presidente da Associação Comercial de Santos, destacou a responsabilidade logística do produto.

Elber Justo, diretor-presidente da MSC no Brasil e vice-presidente da Associação Comercial de Santos destacou a responsabilidade logística do produto.

O café brasileiro continua ocupando posição estratégica nas exportações do país e mantém forte relação histórica com o Porto de Santos, principal porta de saída da commodity para o mercado internacional. O tema foi destaque durante o segundo dia do Seminário Internacional do Café, realizado em Santos, no litoral paulista, que reúne representantes de toda a cadeia produtiva do setor.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Elber Justo, diretor-presidente da MSC no Brasil, vice-presidente e futuro presidente da Associação Comercial de Santos, destacou a responsabilidade logística envolvida no transporte do produto, considerado sensível por exigir cuidados específicos para manter sua qualidade até o destino final. “Toda a carga a gente carrega com cuidado para poder entregar da melhor forma possível pros nossos recebedores”, afirmou.

Segundo o executivo, a relação entre Santos e o café vai além do aspecto comercial e faz parte da própria história da cidade. “O café é um produto extremamente tradicional. Eu acho que a gente tá aqui em Santos fazendo outro seminário do café e mostra a relação que Santos tem com o café de longa data”, disse. Justo ressaltou o papel do Porto de Santos no desenvolvimento econômico local. “Afinal de contas, o Porto existe por causa do café”, afirmou.

Para a MSC, empresa de transporte marítimo e logística, o produto segue tendo relevância significativa nas operações brasileiras. “Hoje a gente leva em torno de 35% do café exportado do Brasil. Então, com certeza, pra gente é um produto historicamente muito importante”, disse.

O executivo também destacou a importância do Seminário Internacional do Café para o fortalecimento das conexões entre os participantes do mercado global. Segundo ele, o evento consolidou-se como um espaço de encontro para diferentes agentes da cadeia produtiva. “É o principal evento da Associação Comercial, que ela organiza a cada dois anos para justamente juntar todos os atores do café no mundo”, afirmou.

Mais do que gerar novas oportunidades comerciais, Justo destacou o papel do encontro na construção e manutenção de relacionamentos estratégicos. “Muito mais que fechar negócio é rever os nossos clientes, é fortalecer os laços e fazer com que essas relações continuem cada vez mais fortes”, disse.

Fonte: CNBC

Visualizar | |   Comentar     |  



1