T Ó P I C O : Chuva de granizo causa estragos em Botelhos.
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.044.522
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Chuva de granizo causa estragos em Botelhos.
Autor: Sérgio Parreiras Pereira
5.863 visitas
3 comentários
Último comentário neste tópico em: 30/06/2009 07:08:12
Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 28/06/2009 19:39
Chuva de granizo causa estragos em Botelhos.
Chuva de granizo causa estragos em Botelhos.
A força da chuva foi tanta que conseguiu arrancar a árvore pela raiz
TV Alterosa
Domingo 28 de junho de 2009 14:17
Antonio Sérgio / Newscafeicultura
Na zona rural da cidade, lavouras de café e grãos que estavam em terreiros também foram atingidos pelo granizo.
Uma chuva por volta das 19h desse sábado com duração de cerca de 20 minutos causou muitos estragos em Botelhos, no Sul de Minas. Dez pessoas ficaram feridas, uma em estado grave.
A queda de granizo e os ventos fortes provocaram danos em prédios públicos, como prefeitura, fórum, delegacia, cemitério, além de levar ao chão a cobertura do ginásio poliesportivo e de dois postos de combustível.
O telhado do Armazém da Cooxupé também foi danificado e sacas foram perdidas. As pedras de gelo ainda quebraram janelas, telhas de casas e antenas parabólicas. Lavouras de café ficaram destruídas. Ruas ficaram interditadas com queda de árvores e houve interrupção de energia por cerca de três horas. Árvores caíram sobre veículos. Em um deles o condutor sofreu ferimentos graves sendo transferido para a Santa casa de Poços de Caldas, com fratura na coluna. Pelo menos outras nove pessoas tiveram ferimentos leves. Até o momento não há informações de desabrigados ou desalojados.
O município não possui Defesa Civil. Foi necessário apoio policial de cidades vizinhas, como Cabo Verde, Polícia Rodoviária Federal e equipe do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas e funcionários da prefeitura municipal. De acordo com a secretária de Governo do município, Jaqueline Alexandre Mioto, o prefeito Mário Damasceno deve decretar estado de calamidade publica. As prefeituras de Muzambinho e Cabo Verde enviaram maquinário para auxiliar nos trabalhos.
As ruas interditadas por queda de árvores já foram parcialmente liberadas e a energia elétrica restabelecida. De acordo com funcionários da Cemig, quatro postes de iluminação pública e um transformador terão de ser substituídos.
Veja a galeria de fotos da Chuva de granizo na cidade de Botelhos
FOTOS: Marcos Corrêa/Mantiqueira
Visualizar |
| Comentar
|
Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 28/06/2009 19:41
Granizo causa estragos lavouras de café no Sul de Minas
Granizo causa estragos lavouras de café no Sul de Minas
Sandra Lambert - TV Alterosa
Prefeitura de Muzambinho
Uma chuva de granizo que atingiu o Sul de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira, causou estragos nas lavouras de café da região do município de Muzambinho. Apesar de ter durado pouco tempo, a chuva foi suficiente para danificar pelo menos quatro propriedades rurais do bairro rural de Cambuí.
A Secretaria Municipal de Agricultura fez o levantamento do prejuízo. Dentro da cidade, apenas um palanque na região central corria risco de desabar, mas o problema está sendo solucionado pela prefeitura.
Visualizar |
| Comentar
|
Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 30/06/2009 07:08
Estimativas indicam que 300 hectares de café foram atingidas na chuva de granizo em Botelhos MG
Agência Estado
Chuva de granizo prejudica lavouras em Botelhos (MG)
Agência Estado
29/06/2009
Raquel Massote
Uma chuva de granizo, que caiu na cidade de Botelhos, no sul de Minas, no último sábado (27) trouxe prejuízos para as lavouras de café da região. De acordo com informações da filial da Cooperativa de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), no município, as primeiras estimativas indicam que 300 hectares, de uma área de aproximadamente 12 mil hectares de café, tenham sido atingidos. "Estamos terminando a avaliação, mas tudo indica que parte das lavouras onde houve incidência das chuvas terá que ser recepada ou replantada", afirmou o agrônomo da filial da Cooxupé, Antônio Francisco da Costa Coutinho. A grande dificuldade é que em caso de poda ou replantio, as plantas só voltam a produzir dentro de dois ou três anos.
A chuva, que não é comum para esta época do ano, durou 20 minutos e chegou a derrubar parte da cobertura do ginásio poliesportivo, atingindo também o prédio da prefeitura. Há 40 dias, outra chuva de granizo atingiu o município, porém não na mesma intensidade. Na cidade, dois postos de combustível também tiveram parte da estrutura arrancada pela força do vento. Segundo as informações, 11 pessoas ficaram feridas. A prefeitura de Botelhos já encaminhou documento ao governo do Estado, para que seja decretado estado de calamidade pública na cidade.
De acordo com a meteorologista Olívia Nunes, da Somar, a chuva de granizo foi provocada pela chegada de uma frente fria, que passou pela Região Sudeste no último fim de semana. Segundo ela, as nuvens carregadas de gelo encontraram temperatura baixa em solo, o que favoreceu a queda de granizo. Conforme a Somar, não há previsão de novas chuvas de granizo nos próximos dias na região
Visualizar |
| Comentar
|