Rede Social do Café

T Ó P I C O : Mundo das Marcas: NESCAFÉ

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.662.484

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Mundo das Marcas: NESCAFÉ


Autor: Eduardo Cesar

5.821 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 28/11/2009 11:18:15


Eduardo Cesar comentou em: 28/11/2009 11:17

 

Mundo das Marcas: NESCAFÉ

 

Blog Mundo das Marcas

Dizem que para beber o melhor café do mundo é necessário um verdadeiro ritual em seu preparo. Ferver a água até uma determinada temperatura. Coá-lo de uma forma especial. Isto pode ser até verdade, mas a marca líder no mundo não pensa assim. Ou melhor, facilita a vida de quem gosta de um bom café. Este é o estilo de NESCAFÉ.
-
A história
Tudo começou nos anos 30 quando uma superprodução de café fez os preços do produto no mercado internacional despencaram acentuadamente. O Brasil, maior produtor de café da época, entrou em uma crise séria. Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65 milhões de sacas de café. Diante de um quadro tão grave, membros do governo brasileiro solicitaram à empresa Nestlé um estudo para o desenvolvimento de um produto que poderia ser conjugado com o leite em pó que já vinha sendo fabricado pela empresa, visando promover um aumento do consumo interno de café. Depois de 7 anos de intensas pesquisas comandadas por Max Morgenthaler, a Nestlé desenvolveu um café que continha uma mistura de hidratos de carbono à matéria-prima para manter o aroma, obtendo um café solúvel. O novo produto foi introduzido primeiramente na Suíça em fase de teste no dia 1 de abril de 1938, e no ano seguinte foi lançado mundialmente como o primeiro café instantâneo do mercado.
-
Batizado de NESCAFÉ, junção das três primeiras letras do nome “Nestlé”, mais a palavra “Café”, era vendido em uma lata marrom com o nome escrito em amarelo.
-
O grande sucesso do produto fez com que em pouco tempo fosse exportado para França, Grã Bretanha e Estados Unidos. O produto ganhou enorme popularidade por ser utilizado pelos soldados durante a Segunda Guerra Mundial e viu sua demanda disparar no mercado internacional. Um exemplo disso, é que toda a produção da fábrica americana, cerca de um milhão de caixas, foi destinada para uso militar. Em 1952, na cidade de St. Menet, na França, a empresa começou a desenvolver NESCAFÉ feito 100% com grãos torrados, sem adição de qualquer outra substância. Dois anos depois o novo produto foi introduzido no mercado como um café 100% solúvel em água.
-
-
Somente em 1953, com 15 anos de atraso devido à pressão contrária dos fabricantes de café torrado e solúvel, o produto foi lançado no Brasil e acabou ficando conhecido pelo slogan “Bons momentos pedem um bom café”. Somente em 1961 as tradicionais latas marrons foram sendo substituídas gradualmente pelos famosos frascos de vidros com a tampa vermelha. Pouco depois, em 1964, com o desenvolvimento de novas tecnolgias, a NESCAFÉ conseguiu com que seu cafés retivessem muito mais o aroma. Ao longo dos próximos anos conquistou os consumidores pela qualidade e praticidade no preparo de um bom café, introduzindo no mercado novos e revolucionários produtos que transformaram a marca NESCAFÉ em uma das mais valiosas do mundo. Nestes anos a marca introduziu suas primeiras misturas de café feitas com grãos de alta qualidade cultivados na América do Sul e América central como Alta Rica e Cap Colombie; além da versão do café descafeinado lançada no mercado em meados da década de 80.
-
-
Em 2008, a marca resolveu ampliar a participação no mercado com o lançamento de um novo produto: NESCAFÉ DOLCE GUSTO Dolce Gusto, uma máquina multibebidas (café longo, expresso, intenso, capuccino, latte macchiato e chococino) fabricada em parceria com a empresa alemã Krups. Com um exclusivo sistema de cápsulas hermeticamente embaladas, o produto leva a experiência das apreciadas cafeterias para dentro de casa. O lançamento significou a entrada da marca no segmento domiciliar de máquinas de café mais sofisticadas. Sucesso na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e, recentemente, no México, em 2009, o Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber o produto
-
-
A linha do tempo
1955
Lançamento do Nescafé Blend 37, um café liofilizado, onde o produto é congelado e desidratado por sublimação.
1964
Lançamento do Nescafé Gold Blend, um café de alta qualidade para o segmento premium, que pode ser encontrado também na versão descafeinada. Dois anos depois surgiu o café granulado.
1966
Lançamento do café instantâneo Nescafé Taster’s Choice.
1986
Lançamento do Nescafé Original Decaf, um café descafeinado.
1991
Lançada uma linha de café com rico aroma, entre eles o Nescafé Alta Rica (café com grãos sul-americanos arábica) e o Nescafé Cap Colombie (café com grãos colombianos).
1998
Lançamento do Nescafé Black Gold, um café de qualidade superior com aroma e gosto extremamente acentuado.
2000
Lançamento do Nescafé Xpress, uma bebida à base de café pronta para beber.
2002
Lançamento do Nescafé Cappuccino, o tradicional e cremoso cappuccino italiano.
Lançamento do Nescafé Ice, uma calda de café adoçada para misturar ao leite gelado.
2006
● Lançamento do Nescafé 3in1, uma perfeita mistura de café, leite e açúcar que basta adicionar água.
2008
Lançamento no Brasil do Nescafé solúvel em pó, com sabor forte e encorpado a textura do pó fino torna o novo café ainda mais cremoso.
Lançamento do Nescafé Nesfrappé, uma bebida gelada pronta para beber com a textura e o gosto do leite misturado ao aroma do café.
 
-
-
A embalagem
Quando foi introduzido no mercado há quase 70 anos atrás, NESCAFÉ era reconhecido por sua tradicional lata marrom, que se tornou um ícone da marca. Com o decorrer dos anos, a lata foi substituída pelo pote de vidro com a tampa vermelha. Acompanhe abaixo a evolução da embalagem do produto.
-
-
Os slogans
43 beans in every cup.
(1960)
Hummm, Wonderful, Nescafé. (1961)
Nescafé - the coffee, which the world drinks. (1976)
Nescafé. The coffee for our world from today. (1977)
Open Up. (1998 – em comemoração aos 50 anos do produto)
My coffee is Nescafé. (2004)
Bons momentos pedem um bom café. (Brasil)
Uma coisa leva a outra. (2002, Brasil)
More beans, more taste. (2009, Reino Unido)
Gourmet in an instant. (2009, NescafÉ Taster's Choice)
-

-
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Lançamento: 1 de abril de 1938
● Criador: Nestlé (Max Morgenthaler e equipe)
● Sede mundial: Vevey
● Proprietário da marca: Nestlé
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Peter Brabeck-Letmathe
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 13.317 bilhões (2009)
● Fábricas: 27
● Presença global: + 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 260.000 (Nestlé)
● Segmento: Cafés
● Principais produtos: Cafés e derivados
● Ícones: A caneca vermelha
● Slogan: My coffee is Nescafé.
● Website:
www.nescafe.com
-
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NESCAFÉ está avaliada em US$ 13.317 bilhões, ocupando a posição de número 25 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
A marca no Brasil
A produção de NESCAFÉ no Brasil iniciou-se em 1953, na fábrica de Araras, no interior paulista. O lançamento da marca se deu em um grande evento no Salão de Chá do Mappin Stores, a tradicional e elegante loja inglesa de departamentos do Centro de São Paulo. Em 1973, as instalações da fábrica passaram por um processo de modernização, para assimilar as mudanças técnicas necessárias à fabricação do NESCAFÉ em sua nova forma (granulado instantâneo), pois até então o produto era fabricado em pó e condicionado em lata de folha-de-flandres. No mesmo ano, para o lançamento do granulado instantâneo, houve uma reformulação completa da embalagem, com a substituição da lata pelo vidro com tampa metálica. Ocorreu também uma reformulação no rótulo, com a introdução da tradicional xícara vermelha, tão associada à imagem do NESCAFÉ pela propaganda até hoje.
-

Sua fabricação é feita em Araras, cidade localizada a 180 quilômetros da capital paulista, sendo esta a maior fábrica de NESCAFÉ do mundo, empregando mais de mil colaboradores. Nessa fábrica, a produção é destinada exclusivamente à exportação. Recentemente, foi inaugurada uma fábrica em Feira de Santana, na Bahia. A fábrica fica a 110 quilômetros de Salvador e é destinada à produção e envase de diferentes linhas de produtos Nestlé para atender ao mercado específico do Norte e Nordeste. Nesta mesma unidade serão envasados anualmente, na fase inicial, 2.4 mil toneladas de NESCAFÉ. Atualmente, a linha NESCAFÉ, marca líder absoluta em seu segmento, possui variedades para momentos e paladares diferentes: Tradição, com sabor forte; Original, extra-forte; Matinal, com paladar equilibrado; Descafeinado e o Café com Leite.
-
-
A marca no mundo
NESCAFÉ, número 1 do mundo em seu segmento, pode ser encontrado em mais de 120 países, sendo a marca da Nestlé mais forte e valiosa. Existem 27 fábricas que produzem NESCAFÉ espalhadas por 14 países. Quase 4 mil xícaras do café são consumidas por segundo em todo o mundo, resultando em um total anual de mais de 94 bilhões de xícaras, 20 bilhões somente nas máquinas automáticas.
-
Você sabia?
Por muitos anos nos Estados Unidos NESCAFÉ foi substituído pela marca Taster’s Choice. Em 2003, a Nestlé resolveu relançar NESCAFÉ como parte de seu plano de internacionalização da marca, e o produto passou a ser vendido sob o nome de NESCAFÉ Taster’s Choice.
Na Austrália o NESCAFÉ Classic é conhecido como NESCAFÉ Blend 43. A razão do número é simples: são necessários 43 grãos para fazer uma xícara de NESCAFÉ.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers)

Blog Mundo das Marcas

Visualizar | |   Comentar     |  



1