T Ó P I C O : Mundo das Marcas: NESPRESSO
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.614.216
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Mundo das Marcas: NESPRESSO
Autor: Eduardo Cesar
5.576 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 02/06/2010 21:26:05
Eduardo Cesar comentou em: 02/06/2010 21:25
Mundo das Marcas: NESPRESSO
Blog Mundo das Marcas
A NESPRESSO não inventou o café. Tão pouco a forma como bebê-lo. Apenas introduziu uma nova forma de fazê-lo. Nas últimas três décadas tem sido líder e pioneira no mercado global de café premium. As suas máquinas com design moderno que mais parecem um objeto de decoração e os cafés Grand Cru, disponíveis exclusivamente nas Boutiques Nespresso ou através do website da empresa, têm cativado os apreciadores de café no mundo todo. A marca não vende apenas café, mas sim um estilo de vida baseado em uma experiência única de degustação de uma bebida premium.
-
A história
Tudo começou em 1970 quando o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nestlé, através de um grupo de técnicos, desenvolveu uma revolucionária máquina de café expresso que utilizava cápsulas de café moído em porções específicas que protegiam mais de 900 aromas. A nova máquina foi desenvolvida depois desse grupo receber uma missão inusitada: criar um sistema que fosse capaz de fazer um café expresso com a mesma qualidade daquele preparado pelos melhores baristas italianos. Após dez anos de intensas pesquisas eles conceberam uma máquina elétrica, na qual se deposita uma cápsula de alumínio contendo cinco gramas de um pó feito a partir de um blend de cafés selecionados. Uma primeira patente do processo foi lançada em 1976 pelo centro de desenvolvimento do grupo Nestlé.
-
-
Somente em 1986, fundou a empresa NESPRESSO na cidade suíça de Vevey, e em parceria com o fabricante suíço Turmix, deu início à venda do revolucionário sistema para escritórios na Suíça e na Itália. Dez anos depois possuía 3.500 pontos de venda e 180 mil usuários – ou membros do Clube, como são chamam todos os consumidores que compram a máquina expressa. Começou então sua expansão internacional lançando o sistema na Grã-Bretanha, Malásia, Singapura e Taiwan. Em 1998, expande seu raio de atuação ao introduzir, em parceria com Alessi, uma máquina expressa de café com design moderno. No final deste ano, lançou a sua primeira variedade “Special Club”. Desde então, todos os anos na mesma época, os membros do Clube podem descobrir e saborear novos cafés em edição limitada, oriundos de locais pouco habituais.
-
-
Em 2000, modernizou o design das suas máquinas de café e aumentou as opções, que passou a incluir modelos coloridos. O lançamento, em 2001, da Nespresso Concept Machine, uma máquina com impressionante design ergonômico e de utilização simples, conduziu a um recorde de vendas. Nessa mesma época iniciou à construção de um novo centro de produção de cápsulas de café em Orbe, na Suíça. O novo centro expandiu a capacidade de produção de cápsulas em 400% para atender a alta demanda e antecipar o aumento das necessidades e pedidos on-line, que durante o ano cresceu 94%. Em 2003, na Convenção de Sintercafé, na Costa Rica, anunciou o lançamento do seu Programa de Qualidade Sustentável AAA, criado para promover a produção e fornecimento de café de alta qualidade de uma forma sustentável.
-
-
Em 2005, as vendas da revolucionária máquina de café Nespresso Essenza ajudaram a firmar a posição da NESPRESSO como líder européia em máquinas de café expresso. Atualmente existem mais de 19 modelos diferentes de máquinas à venda no mercado, como a recém-lançada máquina CitiZ inspirada nos arranha-céus de grandes metrópoles, num estilo retrô-contemporâneo. Em 2006, contratou o ator George Clooney para protagonizar um comercial de 50 segundos, intitulado “A Boutique”, para ser exibido nos cinemas e redes de televisão em toda a Europa. A marca, que foi pioneira ao fornecer cafés de excelente qualidade que podiam ser degustados no conforto do lar ou fora de casa em locais como restaurantes, hotéis e cafés de luxo, inaugurou em 2007, como símbolo de sua expansão global, uma enorme loja âncora (flagship store) em plena Champs-Élysées, avenida mais chique de Paris, com direito a uma festa repleta de estrelas internacionais como Sharon Stone.
-
-
Recentemente a marca começou a expandir seu estilo para outras categorias ao lançar no mercado uma linha de chocolates especiais para acompanhar os expressos mais charmosos do mundo. Os recheios da nova linha de chocolate da NESPRESSO são de dar água na boca: Vanille Rose (baunilha com rosas), Cardamone Verte, Fruit de Badiane (anis), Vinaigre de Framboise (vinagre de framboesa) e o Caramel Beurre Sale (mix de caramelo, sal e manteiga), entre outros. Outra novidade é a linha “La Route des Cafés”, com cinco velas aromatizadas com blends de seus cafés: Terre d’Arabica (remete ao calor do Iêmen), Grain d’Emeraude (uma referência a riqueza do café verde do Quênia), Fleur de Moka (aroma floral misturado a uma pitada de limão e com um toque de cacau), Bois de Maragogype (inspirado no cheiro da madeira da Nicarágua) e Café Flambe (inspirado nas especiarias misturadas com rum encontradas em Nova Orleans), todos desenvolvidos pela expert Olivia Giacobetti, que buscou inspiração nas fragrâncias mediterrâneas.
-
- -
Os cafés
Os vários tipos de cafés da NESPRESSO são chamados Grands Cru. A linha é composta por 12 Grands Crus, disponíveis regularmente, e a NESPRESSO apresenta a cada ano duas surpresas como edições limitadas. O blend Special Club, de uma única origem ou variedade, por exemplo, chega às lojas na primavera do Hemisfério Norte. Dentre os vários tipos podemos destacar:
● RISTRETTO (cápsula preta): O preferido dos degustadores, é o típico café italiano. Um blend de grãos da Colômbia e do Brasil, com a presença de robusta africano do Togo, torrados separadamente, para obter o melhor ponto. Chama a atenção pelo corpo intenso e amargor resultando em uma finalização prolongada.
● FINEZZO (cápsula amarela): extraído em um volume maior de água (110 mililitros), lembra o estilo americano de tomar café. Leve na boca, é pouco encorpado, conseqüência da torra clara. Blend elaborado com grãos arábicas da América Central, cultivados em altitudes elevda do sul de Minas Gerais e da África Oriental, e com robusta africano (este último percebido em notas de cereais).
● ARPEGGIO (cápsula roxa): Ideal para quem aprecia um expresso forte, pois exibe amargor pronunciado e baixa acidez. Seu toque de cacau e seu "creme" rico duram até o último gole. Com torra acentuada, este blend tem grãos arábicas originários da América Central e do Sul.
● CAPRICCIO (cápsula verde): De aroma destacado, este café ressalta bem suas características de corpo, sabor, acidez, deixando uma finalização agradável. Foi o primeiro a ser servido em xícara de 40 mililitros, isto é, na maneira tradicional do expresso brasileiro. Blend elaborado a partir de arábica do Brasil e da América do Sul, com um toque de robusta da África Central. Como o Finezzo, apresenta torra leve.
● COSI (cápsula marrom): Expresso de acidez pronunciada, característica de cafés arábicas provenientes de altitudes elevadas. Apresenta corpo equilibrado, baixo amargor, leve toque cítrico e uma finalização ligeira, com sensação picante ao engolir. Além dos grãos arábicas africanos e da América Central e do Sul, o blend apresenta também uma pequena porcentagem de arábica brasileiro.
● ROMA (cápsula cinza): Com notas de torrado suaves e amadeiradas, obtidas através de uma leve torrefação, é o café ideal para espressos curtos e não muito fortes. Representado por um sutil equilíbrio entre requinte, força e plenitude.
● LIVANTO (cápsula cobre-escuro): Um espresso singularmente harmonizado e balanceado com um aroma delicadamente amadeirado e de cereais. Ele é obtido pela torrefação levemente prolongada das melhores regiões do Brasil e da América Central.
● VOLLUTO (cápsula cobre claro): Seu caráter é acentuado pelo cultivo da região da Colômbia, que confere a ele um toque de acidez e uma fresca e suave nota de frutas. É o primeiro Grand Cru 100% AAA Sustainable Quality.
● VIVALTO (cápsula azul-claro): É um Lungo intenso que combina uma suave nota de torrado com um sutil toque floral. Cultivados em altitudes elevadas confere a esse blend equilíbrio e uma suave acidez. A torrefação mais leve da África Oriental realça sua nota floral, enquanto a adição do café “Sul de Minas” do Brasil intensifica seu caráter e realça o amargor.
● DECAFFEINATO (cápsula vermelha): Esta é uma variedade leve e delicada de café descafeinado, que apresenta um bom equilíbrio entre suavidade e acidez. Uma leve torrefação realça a nota de frutas/vinho.
● DECAFFEINATO INTENSO (cápsula vermelha-escura): Este café descafeinado surpreendeu ao exibir as mesmas características de um expresso típico, ou seja, uma bebida equilibrada entre o corpo, a acidez e o amargor. Aroma pronunciado e complexo, creme com cor homogênea, de avelã. Composto de grãos arábicas da América Latina, inclusive do Brasil, e de robusta africano.
● DECAFFEINATO LUNGO (cápsula vermelha-clara): Possui um corpo suave e é harmonizado no paladar. Sua torrefação é lenta e prolongada, e revela as saborosas notas torradas e de cereal dos melhores regiões de cultivo do Brasil e da Colômbia, valorizado por um toque Robusto cuidadosamente selecionado.
● BOURBON AMARELO LIMITED EDITION (cápsula azul-clara): Elaborado com café brasileiro 100% arábica da conceituada variedade bourbon amarelo, da região de Poços de Caldas, na divisa entre os Estados de São Paulo e de Minas Gerais. Com aroma floral intenso, corpo equilibrado, leve toque de notas cítricas, doçura pronunciada, amargor elegante, final adocicado e redondo.
-
-
O centro de produção
O coração da NESPRESSO é o seu centro de produção – o local onde os grãos de café são transformados nas cápsulas de expresso hermeticamente seladas. Após a sua inauguração em 2003, a empresa aumentou o seu centro mundial de produção em Orbe, na Suíça, para assegurar o aumento da procura do seu café perfeito. Hoje em dia a fábrica tem capacidade para produzir 4.8 bilhões de cápsulas de café anualmente. Especialistas em sentidos e mestres na arte de servir café colaboram com os especialistas da empresa em grãos de café, numa base diária, para criar os Grand Crus da mais alta qualidade. Para isso, precisam considerar variáveis tão díspares como notas de sabor, perfis de aromas e creme. É dispensada uma grande atenção nas fases de secagem, torrefação e arrefecimento, para garantir que os grãos atinjam um sutil travo amargo. A moagem dos grãos determina a velocidade com que a água vai atravessar o café: quanto mais fina a moagem, mais encorpado e amargo será o sabor resultante. E isto é conseguido quando o jato de 40 mililitros de água, a uma temperatura entre 83ºc e 89ºc e com uma pressão de 19 bars, penetra na cápsula de alumínio.
-
- -
As boutiques
De Paris até Nova Iorque, de Roma até Sidney, a NESPRESSO uni pessoas que compartilham o gosto por café de elevada qualidade, através das suas boutiques de luxo. A NESPRESSO possui mais de 175 Boutiques espalhadas pelas principais cidades cosmopolitas do mundo. Todas as unidades são uma espécie de “destino do café”. Locais onde os consumidores possam verdadeiramente relaxar, confraternizar com amigos e aproveitar o simples prazer de beber um café perfeito, permitindo uma emocionante viagem através do mundo NESPRESSO. Os funcionários, na verdade peritos em cafés, estão habilitados à aconselhar sobre todas as variedades do café Premium Grand Cru, bem como sobre todas as máquinas e acessórios funcionais e com design distinto. O lounge ou bar “Carpe Diem” proporcionam um amplo espaço para conhecer todos os elementos vitais, que juntos compõem a experiência de café perfeito.
-

O marketing
A comunicação da NESPRESSO utiliza uma vigorosa estrutura de marketing que tem como garoto-propaganda o ator e diretor americano George Clooney, além de contar com a força econômica e o prestígio de sua controladora. A NESPRESSO também aposta em elementos com apelo junto aos consumidores de alto padrão aquisitivo. Um deles é o conceito de sustentabilidade. As fazendas que vendem os grãos são submetidas a um rigoroso processo de seleção, que analisa desde o manejo da terra até as relações trabalhistas.
-
- --
Os slogans
A marvelous coffee experience. (2003)
They know each other out. (2004)
The soul of the coffee. (2006)
Nespresso. What else? (2006)
Coffee, body and soul.
Café com corpo e alma. (Brasil)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1986
● Fundador: Nestlé
● Sede mundial: Paudex, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Richard Girardot
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 175
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim (4 lojas)
● Maiores mercados: Europa e Estados Unidos
● Funcionários: 1.700
● Segmento: Cafeteria
● Principais produtos: Cafés, máquinas de expresso e acessórios
● Ícones: O design de suas cafeteiras
● Slogan: Nespresso. What else?
● Website: www.nespresso.com
-
A NESPRESSO, uma das unidades de maior crescimento do Grupo Nestlé, está presente em mais de 50 países ao redor do mundo. A empresa é dividida em duas áreas comerciais: a In-Home (NESPRESSO Home), responsável por 85% das vendas e direcionada aos clientes domésticos, e a Out-of-Home (NESPRESSO Business Coffee Solutions), que compreende 15% das vendas e oferece soluções em cinco canais principais: restaurantes, hotéis e cafés de alto padrão; fornecedores para eventos; luxuosos estabelecimentos comerciais e de atendimento a clientes; prestadores de serviços de viagem de primeira classe, e escritórios. Sediada atualmente em Paudex, na Suíça, a empresa emprega mais de 1.700 funcionários e possui 175 lojas espalhadas por 30 países. Os números atuais provam a força da marca NESPRESSO no mundo: são consumidas 8 mil xícaras de café NESPRESSO por minuto em todo o mundo; e cerca de 6 milhões de pessoas possuem uma máquina NESPRESSO.
-
Você sabia?
● A seleção da matéria-prima é minuciosa. Através do programa AAA Sustainable Quality, a NESPRESSO, em parceria com a Rainforest Alliance, vem mantendo uma relação de aproximação com os pequenos produtores, inclusive do Brasil (que responde por cerca de 50% do café arábica usado como base nos blends da marca). A espécie arábica corresponde a mais de 80% da composição dos blends, completada pelo robusta. Em Orbe, na Suíça, os cafés são torrados e mesclados com a tecnologia e o conhecimento científico peculiares do Grupo Nestlé, moídos e então acondicionados em cápsulas coloridas de alumínio reciclável.
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 28/4/2009
TAGS: Mundo das Marcas, Nespresso,
Visualizar |
| Comentar
|