T Ó P I C O : 60,5 kg SERÁ O PESO ETERNO DE UMA SACA DE CAFÉ?!
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.694.977
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
60,5 kg SERÁ O PESO ETERNO DE UMA SACA DE CAFÉ?!
Autor: Flávio Bambini
16.624 visitas
18 comentários
Último comentário neste tópico em: 30/07/2010 15:04:37
Flávio Bambini comentou em: 27/07/2010 01:01
60,5 kg SERÁ O PESO ETERNO DE UMA SACA DE CAFÉ?!
Na região de Patrocínio-MG, temos tido problemas com trabalhadores, "chapas", com afastamento médico por acidente de trabalho.
Algumas cooperativas já estão trabalhando com Bag e a Granel mas ainda há alguns problemas, como melhoraremos nossa logistica do café?
De acordo com informações da ABBA, Associação Brasileira de Batata, mais de 16 grandes varejistas concordaram em reduzir o peso de 50 kg para 25 kg, facilitando a colocação das sacas de 25 kg em palete e reduzindo o esforço físico dos trabalhadores.
Alguém da comunidade tem informações ou comentários a respeito...
Visualizar |
| Comentar
|
Gustavo Figueira de Paula comentou em: 27/07/2010 11:14
Tirar a juta já é um sufoco...
A juta usada para ensacar o café traz consigo uma série de criticas associadas - não tenho cacife para julgar o mérito - mas certamente muita gente ficaria feliz em substituir, por exemplo, por sacaria de polipropileno. Tecnologia existe há muuuuuuito tempo, o que não existiu foi pressão do mercado.
De onde viria a pressão necessário para alterar um padrão global do comércio, que é de uma saca de café ter 60 Kg? Certamente o custo logístico aumenta se as sacas forem menores... qual seria a vantagem? Facilitar o trabalho braçal? Duvido que alguém aposte (dinheiro) nisso...
Veja, não estou discordando nem desmerecendo - apenas observando. Outras opiniões serão interessantes!
Abraços,
Gustavo.
Visualizar |
| Comentar
|
Eduardo Trevisan Gonçalves comentou em: 27/07/2010 11:36
Na América Central eles exportam em sacas de 100 libras, aproximadamente 45 Kg. Inclusive esse é o padrão norte americano de medidas.
Visualizar |
| Comentar
|
Juliano Tarabal comentou em: 27/07/2010 14:49
Excelente comentário.
Grande Bambini,
Muito pertinente o comentário... Além da questão logistica e trabalhista temos a questão do esgotamento da fonte da sacaria de juta. Sabemos que as empresas fornecedoras ja estão tendo dificuldade de entregar as sacarias de juta devido não só a dificuldade de matéria prima com também de um sério problema em mão-de-obra para fabricação, por a mesma envolver etapas praticamente artesanal.
Excelente tema para uma pesquisa que teria enorme aplicabilidade, somadas as outras soluçoes ja existentes que precisam ser melhor difundidas e buscadas pelas organizações.
Juliano Tarabal
Visualizar |
| Comentar
|
Marco Antonio Jacob comentou em: 27/07/2010 15:02
Café Colombiano
O peso do café colombiano é de 154,332 libras , qdo o brasileiro é 132,28 libras .
Portanto a saca do café colombiano é mais pesada ainda.
1 libra = 453,59237 gramas
Libras e Onças
Muitas civilizações usavam sementes comestíveis comuns em sua região, como milho ou trigo, como a base de pesos padrão. Na Inglaterra, o “Grão” era o peso de uma semente de grão a partir do meio de uma espiga de cevada. Os romanos usavam o “Pondo” (Libra), peso cuja definição variou bastante entre 4.944 e 5.220 grãos. A “Libra” também era usada para dinheiro. Para fazer a diferenciação, eles se referiam à expressão em latim “libra pondo”, que significa “peso em libras”. Essa é a origem da abreviatura “lb”. Os romanos subdividiram a Libra em 12 unciae (latim para a 1/12ª parte), origem da palavra Onça (e também do termo "Polegada"). A “Libra” continuou a ser usada mesmo depois que os romanos deixaram a Inglaterra, em 449 d.C. A “Libra Torre”, mantida na Torre de Londres, pesava 5.400 grãos. Isso definiu o padrão até 1527, quando Henrique VIII o substituiu pela Libra Troy, que pesava 5.760 grãos, cujo nome era derivado da cidade francesa de Troyes. Nessa época, a maioria das mercadorias negociadas pelo mar entre a França e a Inglaterra era pesada usando onças, que tinham um peso semelhante às onças usadas atualmente, mas a libra era a “Libra Avoirdupois” de 7.000 grãos (expressão em francês que significa “ter peso”, subdividida em 16 onças. Essa Libra de 16 onças logo passou a ser mais largamente adotada, com os pesos ingleses padrão mantidos nas Casas do Parlamento, em Londres). Vários outros países, incluindo os EUA, criaram e usaram seus próprios padrões. Em 1º de julho de 1959, todos os países de língua inglesa concordaram em adotar uma Libra Avoidupois comum padrão, que pesava exatamente 453,59237 g.
Visualizar |
| Comentar
|
Bruno Almeida comentou em: 27/07/2010 15:10
Solução em andamento.
Esta sendo substituido as sacas de 60,5kg por bag, na cidade de Patrocínio, não foi totalmente mas grande parte das movimentações estão sendo em paleteiras, alem de carregamentos a granel, estamos no rumo de toda movimentação exigir somente o operador da paleteira, essa é uma questão que esta em desenvolvimento, mas chegaremos lá.
Att. Bruno Araújo
Agente de relacionamentos
Visualizar |
| Comentar
|
Ivanir Maia comentou em: 27/07/2010 15:25
Sacas de polipropileno
Quem está usando sacas de polipropileno, o que tem a comentar. Como está a aceitação por parte dos compradores de café e quais os problemas quanto ao empilhamento das mesmas no armazém?
Ivanir Maia - ABACAFÉ
Visualizar |
| Comentar
|
Antonio Sergio Souza comentou em: 27/07/2010 15:43
Sacaria de polipropileno
Em relação saca de polipropileno, eu sei de um conteiner de café da Unica que exportou para teste que foi rejeitado por o café não respirou e o café se perdeu.
Visualizar |
| Comentar
|
Jorge Hiroaki Wada comentou em: 27/07/2010 17:18
Saca PP x Saca de Juta
Confesso que a saca PP nao prejudica o cafe, pois as caracteristicas sao similares ao da Juta. O unico " empecilho" que esta ocorrendo fora, e' que o sistema nao esta aceitando o peso real (60.2 kg/ saca), pois a saca PP, e' mais leve. A solucao p/ esse "empecilho" seria a adicao de mais 300 gr de cafe/ saca.
Outro fator interessante, seria o teste da capacidade de reutilizacao das sacas PP, uma vez utilizadas e furadas, estas teriam a mesma capacidade de reutilizacao, como as sacas de juta?
Em alguns paises da America Central, o peso de exportacao e' de 70 kg liquido.
Os chapas reclamam do desgaste fisico, p/ com as sacas de 60.5 kg. Eu utilizo sacas de 30.25 kg/ cada, e eles reclamam pq a saca e' pequena, desajeitada e da dor nas costas. Mesmo pagando dobrado ( 1 sc x 60.5 kg = 1 pega = 1 x saca de 30.25 kg).
Ja tivemos embarques c/ sacas de Polietileno de 20 kg tambem.
Se diminuir as sacas ainda mais, teremos chapa feminina, o que com certeza os chapas nao iriam gostar.
Saudacoes Cafeeiras
Visualizar |
| Comentar
|
Douglas Avila e Silva comentou em: 27/07/2010 21:53
A afirmação de que o café perde qualidade por não respirar está equivocada. O que ocorre é justamente o contrário, em embalagens impermeáveis, a qualidade do café é mantida, uma vez que não há perda da massa devido a baixa taxa respiratória e ação de microorganismos em um ambiente com teor de oxigênio quase zero é bastante reduzida. O professor Flávio Borém da Ufla desenvolveu e continua testando big bags hermeticamente fechados onde a troca de gases entre os grãos e a atmosfera é quase nula, e a qualidade da bebida foi mantida e o café não pegou o gosto característico de safra velha, além do seu melhor aspecto, pois o branqueamento também foi reduzido.
Douglas Avila e Silva
ATR Nucoffee - Monte Carmelo-MG
Visualizar |
| Comentar
|