T Ó P I C O : Mundo das Marcas: FRAN'S CAFÉ
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Mundo das Marcas: FRAN'S CAFÉ
Autor: Eduardo Cesar
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Último comentário neste tópico em: 01/05/2011 15:15:29
Eduardo Cesar comentou em: 01/05/2011 15:15
Mundo das Marcas: FRAN'S CAFÉ
Qualquer unidade da rede FRAN’S CAFÈ segue a linha de uma loja de convivência, com ambientes com mesas, revistas e jornais, para horas de lazer e encontros de seus clientes. Busca consumidores das classes A e B, que estão sedimentando o hábito cultural de apreciar um bom café, a exemplo do que já ocorria com bons vinhos. Com lojas padronizadas e charmosas, e cardápio eclético, suas lojas oferecem um ambiente agradável para reuniões e propício para saborosas degustações.
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A multiplicação desse próspero negócio foi questão de tempo. Com o aumento das vendas, pouco depois, o FRAN'S CAFÉ inaugura sua segunda loja, na estação rodoviária da cidade. Desta vez, a novidade ficou por conta do serviço 24 horas. Após anos de sucesso absoluto, em 1988, quando Conte associa-se a José Henrique Ramos Ribeiro, o FRAN'S CAFÉ instala-se em um dos mais cobiçados cartões postais da capital paulista: o Edifício Itália, na época, o maior da cidade. Aliando o conceito de operar 24 horas ao alto padrão de atendimento, aos produtos de qualidade e ao ambiente aconchegante, o FRAN'S CAFÉ conquistou os paulistanos.
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Nesse momento, as lojas da rede ultrapassaram o conceito de simples Coffee-Shop e, em três anos, foram inauguradas mais seis unidades na cidade de São Paulo e uma em Belo Horizonte, consolidando o nome e a marca FRAN’S CAFÉ, como boutiques de café charmosas e aconchegantes, com uma fiel e assídua clientela. Por conta desse enorme sucesso, a empresa decidiu, em 1992, implantar pelo sistema de franquia. Deste momento em diante a rede cresceu em uma velocidade espantosa. Em 2002 a rede vendia cerca de 170.000 xícaras de café por semana, e trabalhava com um mix de 80 a 90 produtos.
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Com a chegada da todo-poderosa Starbucks, a rede teve de se reinventar. Em agosto de 2007, a loja de número 97 foi inaugurada, sendo completamente diferente das outras unidades do grupo. Instalada numa área anexa à rede francesa de livrarias e eletrônicos Fnac, no Morumbi Shopping, a loja tinha cadeiras de acrílico vermelho e branco, sofás redondos e mesas com tampo de vidro. Ainda neste ano, sempre focando no consumidor que está cada dia mais exigente, a rede incrementou seu cardápio com novidades saborosas, criativas e saudáveis. Os itens light ganharam ainda mais força, como é o caso das versões light de produtos já conhecidos, como o Café Bombom e o Café Tricolore, ambos com café expresso e leite condensado light, com muito menos calorias. As mudanças no FRAN’S CAFÉ foram consideráveis. O café servido na loja passou a ser feito de uma mistura de grãos exclusiva que ganhou marca própria, a Fran's. O cardápio foi ampliado com sanduíches e novidades, como cafés especiais e o Franccino, espécie de milk-shake de café copiado do Frappuccino, carro-chefe da rede americana, ganhou ainda mais destaque. As lojas ganharam nova identidade visual e foram equipadas com sistema de conexão Wi-Fi. Louças, talheres e copos foram trocados por outros de melhor qualidade.
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A rede também investiu em um novo conceito de ponto-de-venda, o station, inspirado na concorrente Starbucks. Trata-se de um quiosque com 9m² que precisa de apenas uma tomada comum para ser instalado. A mini-loja tem cardápio reduzido, mas vende cafés, sanduíches e pães de queijo. Atualmente há mais de 15 stations na cidade de São Paulo. Em 2008 a rede apresentou um cardápio repaginado para a temporada de verão. Entre as novidades estavam smoothies de frutas (como abacaxi, maçã e mamão com suco de laranja), saladas especiais e sobremesas light. O ano de 2009 foi marcado pelo plano de expansão da rede, que inaugurou mais de 20 novas lojas em diversas capitais do país, como Salvador, Cuiabá, Vitória e Goiânia.
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A linha do tempo
2002
● Lançamento da linha Collection, composta por produtos exclusivos da marca FRAN’S CAFÉ como cafeteiras, xícaras especiais, aventais, camisas pólo e outros artigos da marca.
2003
● Lançamento do Franccino, uma espécie de mistura gelada (leite e gelo) à base de café. A bebida recebeu este nome por ser o resultado do casamento de “Fran’s e cappuccino”. Em duas versões (Coffee e Mocha), o novo produto chegou às lojas no final de dezembro e em 15 dias foram consumidos cerca de 30 mil copos.
2007
● Inauguração de suas primeiras lojas na cidade de Salvador, na Bahia, São Luis, no Maranhão, e Manaus, no Amazonas.
● Lançamento dos pacotes de café expresso torrado e moído com a marca FRAN’S ao mercado, o que impulsionou a venda nas lojas próprias, nos supermercados Pão de Açúcar, Sam's Club e Mambo.
● Inicia o uso de elões de plasma e LCD para exibir as opções de seu cardápio e promoções.
● No dia 11 de dezembro, a cidade de Jacareí em São Paulo, e a rede FRAN’S CAFÉ tiveram muito motivos para comemorar porque, ao mesmo tempo, que inaugurava a primeira loja em Jacareí da rede, alcançava a de número 100 em todo o Brasil. Ao todo, durante o ano, foram inauguradas 18 novas lojas pelo país.
2008
● Lançamento dos Milk Shake’s nas versões Café, com expresso, sorvete de creme e cobertura de café; e Mocha Café, com sorvete de chocolate.
● Lançamento do Franccino na versão doce de leite.
● Lançamento de um cardápio especial para madrugadas com sopas (Creme de mandioquinha e Canja) e caldos (Caldo Verde com batata, couve e paio), sanduíches encorpados e cafés em misturas inusitadas.
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O cardápio
O cardápio da rede vai muito além do café expresso, com diversas opções de bebidas quentes e geladas à base de café e cacau, café da manhã, lanches, petiscos, saladas, refeições e sobremesas deliciosas. Desde os refrescantes smoothies de diversos sabores, sodas italianas e mate gelado, às tortas geladas light, como a tripla mousse de chocolate, o cardápio oferece opções para todos os paladares.
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Destaque para o cardápio especial de cafés, com mais de 10 opções da bebida, que vão desde o expresso com marshmallow (Café bombom), passando pelo Cappuccino Mescla (com chocolate meio amargo e branco, além de expresso e leite cremoso), Café Vienense (bebida com sabor mais forte, que leva chocolate meio amargo, licor de chocolate e canela), Café Silvestre (sorvete de creme, syrup de amora, expresso, chocolate branco e chantily), Café Bianco (chocolate branco, expresso e leite cremoso), até o exclusivo Franccino, café gelado que pode vir nos sabores coffee, doce de leite, mocha, toffee, ou cookie, coberto com chantilly e decorado com calda de chocolate.
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Entre as delícias que podem acompanhar ou complementar o café, a rede tem opções brasileiríssimas como queijadinha de coco e broa de milho, ou ainda, croissant de chocolate. Quem prefere os salgados encontra diversas opções de pães, como os tradicionais e mineiros pães de queijo, pão de batata, tortas e quiche com tomate gratinado.
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A evolução visual
No decorrer dos anos a identidade visual da marca FRAN’S CAFÉ passou por pequenas remodelações, adquirindo um visual muito mais limpo e moderno.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 27 de abril de 1972
● Fundador: Francisco Antônio e José Roberto Conte
● Sede mundial: Barueri, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Francisco Conte e Henrique Ribeiro
● Capital aberto: Não
● Presidente: Francisco Conte e Henrique Ribeiro
● Faturamento: R$ 62 milhões (2009)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 132
● Presença global: Não (somente no Brasil)
● Funcionários: 200 (excluindo os franqueados)
● Segmento: Cafeterias
● Principais produtos: Cafés expressos, chás, bebidas geladas e comidas
● Ícones: O Franccino
● Slogan: Estilo e arte de servir café.
● Website: www.franscafe.com
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A marca no Brasil
A rede FRAN’S CAFÉ tem hoje mais de 132 lojas em São Paulo, capital e interior, assim como no Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Goiânia, Salvador, São Luís, Belém, Brasília, Manaus e Porto Alegre, estando presente em 17 estados brasileiros. Os números comprovam o sucesso da rede: por mês, são vendidas cerca de 850.000 xícaras de expresso, e, atualmente, mais de 3.5 milhões de pessoas são atendidas, por mês, em toda a rede. A rede trabalha com clientes que permanecem em média 20 minutos em suas unidades e preferem pontos de rua, que têm aluguel mais em conta, comparado com os localizados em shoppings.
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Você sabia?
● Atualmente, os alimentos representam aproximadamente 20% das vendas. O restante é dividido igualmente entre os cafés e as bebidas frias.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
BLOG MUNDO DAS MARCAS
http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/frans-caf-estilo-e-arte-de-servir-caf.html
TAGS: fran's cafe, cafeteria, mundo das marcas
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