T Ó P I C O : Nestlé perde monopólio das cápsulas Dolce Gusto
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.693.374
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Nestlé perde monopólio das cápsulas Dolce Gusto
Autor: Thiago Tavares Botelho
2.088 visitas
2 comentários
Último comentário neste tópico em: 19/07/2016 12:53:58
Thiago Tavares Botelho comentou em: 18/07/2016 17:20
Nestlé perde monopólio das cápsulas Dolce Gusto
Porto, 18 de julho de 2016 Bicafé vence providência cautelar interposta pela Nestlé* O tribunal da Propriedade Intelectual Português julgou improcedente a providência cautelar em que a Nestlé* pretendia impedir a Bicafé de continuar a produzir e comercializar cápsulas compatíveis com o sistema Nescafé Dolce Gusto*.
O Tribunal da Propriedade Intelectual Português julgou improcedente a providência cautelar em que a Société des Produits Nestlé, S.A. (a Nestlé*) pretendia impedir a Bicafé – Torrefacção e Comércio de Café, Lda (a Bicafé) de continuar a produzir e comercializar cápsula compatível com o sistema de extração de bebidas comercializado sob a marca Nescafé Dolce Gusto* (o sistema Nescafé Dolce Gusto*).
A Nestlé* sustentava que a cápsula compatível com o sistema Nescafé Dolce Gusto*, desenvolvida, produzida e comercializada pela Bicafé, violava direitos de propriedade intelectual emergentes da patente de que é titular, sustentando ainda que a Bicafé comercializava a cápsula em violação dos usos honestos do comércio e em concorrência desleal.
Depois de realizado julgamento, o Tribunal da Propriedade Intelectual Português concluiu que a cápsula Bicafé compatível com o sistema Nescafé Dolce Gusto* integra solução técnica inovadora que não viola direitos exclusivos da Nestlé*, concluindo pela sua livre comercialização.
Pelo conhecimento da Bicafé esta é a primeira decisão de um Tribunal da União Europeia que se pronuncia no sentido de ser legal a produção e comercialização de cápsula compatível com o sistema Nescafé Dolce Gusto*, quebrando o monopólio da Nestlé*, que assim terá de enfrentar a concorrência, como atualmente sucede no mercado das cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso*, também comercializado pela Nestlé*.
Durante a pendência da providência cautelar a Bicafé foi informada de que aparentemente a Nestlé* estaria a exercer pressões junto de distribuidores e retalhistas referindo que a cápsula violava direitos de propriedade intelectual emergentes de patente de que é titular.
O tribunal veio agora desmistificar e esclarecer que a cápsula Bicafé não viola os direitos da Nestlé*, apresentando-se aos consumidores uma alternativa concorrencial justa e uma escolha livre.
Fonte: Revista Cafeicultura
Visualizar |
| Comentar
|
Sergio Parreiras Pereira comentou em: 19/07/2016 12:48
Guerra das cápsulas: Bicafé derrota Nestlé
Guerra das cápsulas: Bicafé derrota Nestlé
05.07.2016 às 12h20
- Justiça não dá razão à Nestlé numa providência cautelar para impedir a comercialização de cápulas compatíveis com a Dolce Gusto, comercializadas pela Bicafé
O Tribunal da Propriedade Intelectual Português julgou improcedente a providência cautelar em que a Nestlé pretendia impedir a Bicafé de continuar a produzir e comercializar cápsulas de café compatíveis com as máquinas Nescafé Dolce Gusto.
Na argumentação da Nestlé, em causa esteve a alegada violação de direitos de propriedade intelectual da patente de que é titular com a produção e comercialização da cápsula da Bicafé.
De acordo com a Bicafé, esta é a primeira decisão de um Tribunal da União Europeia que delibera no sentido de ser legal a produção de cápsulas compatíveis com o sistema Nescafé Dolce Gusto, pondo fim ao monopólio da Nestlé.
No caso da Nespresso, outra das marcas da Nestlé, já é legal produzir e vender cápsulas compatíveis com as máquinas deste sistema.
http://expresso.sapo.pt/economia/2016-07-05-Guerra-das-capsulas-Bicafe-derrota-Nestle
Visualizar |
| Comentar
|