Rede Social do Café

T Ó P I C O : Piracicaba foi pioneira na imigração europeia em São Paulo e no Brasil, afirma pesquisador

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.995.392

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Piracicaba foi pioneira na imigração europeia em São Paulo e no Brasil, afirma pesquisador


Autor: Leonardo Assad Aoun

580 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/08/2017 09:11:05


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/08/2017 05:51

 

Piracicaba foi pioneira na imigração europeia em São Paulo e no Brasil, afirma pesquisador

 

Necessidade de mão de obra para produção de café influenciou chegada de primeiros colonos italianos.

Por Rafael Bitencourt, G1 Piracicaba e Região

muitos-imigrantes-chegaram-a-piracicaba-para-trabalhar-nas-lavouras-acervo-ihgpMuitos imigrantes chegaram a Piracicaba para trabalhar nas lavouras (Foto: Acervo IHGP)

A chegada de imigrantes de diferentes países impulsionou a economia, ajudou a definir a identidade e influenciou diretamente a cultura de Piracicaba, que completou 250 anos em agosto. A cidade, que até o século 19 se chamava Vila Nova da Constituição, foi pioneira na imigração europeia no Estado de São Paulo e no Brasil, segundo o pesquisador José Eduardo Hefling Júnior, autor de 22 livros, a maioria referente à temática.

“A experiência pioneira ocorreu na Fazenda Ibicaba, situada na Freguesia de Limeira, então pertencente à Vila Nova da Constituição, hoje Piracicaba. Muitos abraçaram a ideia no final do Século 19, com a importação de milhares de italianos, na tentativa de solucionar o problema da mão de obra, até então escrava, nas fazendas de café”, explica.

Segundo o pesquisador, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, que ocupou os cargos de deputado, senador e participante da Primeira Regência Provisória, foi o principal responsável pelo desenvolvimento da então Província de São Paulo e, conseqüentemente, do Brasil.

jose-eduardo-hefling-junior-pesquisa-a-imigracao-europeia-foto-arquivo-pessoalJosé Eduardo Hefling Júnior pesquisa a imigração europeia (Foto: José Eduardo Hefling Jr/Arquivo pessoal)

“Vergueiro promoveu a Imigração Europeia pelo Sistema de Parceria, que teve seu início em 1841, com a instalação da Primeira Colônia de Parceria, constituída por imigrantes europeus.”

De acordo com escritura pública, em 20 de julho de 1816, Nicolau Pereira de Campos Vergueiro mudou-se para a Vila Nova da Constituição, onde adquiriu os sítios Taquaral e Monte Alegre, utilizados para criação de gado e engenho. “Entre inúmeros bens adquiridos, Vergueiro assinou em 1817 o Auto de Posse da Fazenda Ibicaba, que deu origem à Imigração pelo Sistema de Parceria.”

A imigração e a produção de café

Em 1820, o Brasil exportou 97,5 mil sacas de café, e em 1859, exportou mais de 2 milhões. O valor triplicou em curto espaço de tempo. Em 1840, chegou a 18 mil contos de réis e, em 1858, esse valor foi triplicado. Relatórios apontam que a colheita mais significativa foi a de 1860 e 1961, que atingiu quase 3 milhões de sacas para exportação, que significava aproximadamente 80 milhões arrobas, num valor de 80 mil contos de réis.

prudente-de-moraes-foi-o-primeiro-presidente-civil-do-brasil-foto-acervo-ihgpPrudente de Moraes foi o primeiro presidente civil do Brasil (Foto: Acervo IHGP)

O aumento da produção exigia cada vez mais o emprego de um número maior de escravos africanos para trabalhar nas roças de café e cana de açúcar, e também para auxiliar nos portos. Entre 1840 e 1850, foram trazidos mais de 30 mil escravos por ano.

“A partir de 1851, com a proibição do tráfico de escravos para o Brasil (Lei Eusébio de Queiróz decretada em 4 de setembro de 1850), houve uma queda nas negociações e o preço do escravo subiu significativamente. Essa realidade obrigou os fazendeiros a procurar mão de obra europeia, aproveitando-se da situação precária de algumas regiões do Velho Mundo”, explica Hefling Júnior.

Documentos do período mostram que fazendeiros brasileiros, principalmente na Província de São Paulo, animados pelos resultados alcançados nos primeiros anos na colônia da Fazenda Ibicaba, faziam pedidos para que a empresa de Vergueiro importasse e lhes repassasse colonos.

estacao-da-paulista-foi-local-de-chegada-dos-imigrantes-em-piracicaba-acervo-ihgpEstação da Paulista foi local de chegada dos imigrantes em Piracicaba (Foto: Acervo IHGP)

“Entre 1847 e 1857, foram repassados milhares de imigrantes europeus a inúmeros produtores de café”, completa o pesquisador.

Povoação, freguesia e vila

Em 1º de agosto de 1767 aconteceu a fundação oficial da povoação de Piracicaba. No dia 21 de junho de 1774, a povoação se tornou freguesia e foi separada de Itu. No dia 10 de agosto de 1822, a Freguesia de Piracicaba se transformou em vila e recebeu o nome de Vila Nova da Constituição.

mapa-da-vila-nova-da-constituicao-em-1923-acervo-departamento-de-documentacao-e-arquivo-da-camara-de-piracicabaMapa da Vila Nova da Constituição em 1923 (Foto: Acervo Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara de Piracicaba)

Já em 24 de abril de 1856, a Vila Nova da Constituição foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Constituição. Recebeu o nome de Piracicaba em 1877, após petição do então vereador Prudente de Moraes, que se tornou o primeiro presidente civil do Brasil, cargo que ocupou entre 1894 e 1898.

Visualizar | |   Comentar     |  



1