Rede Social do Café

T Ó P I C O : Experiência por antigas fazendas de café em Ribeirão Claro

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.707.198

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Experiência por antigas fazendas de café em Ribeirão Claro


Autor: Leonardo Assad Aoun

429 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 18/12/2019 14:14:56


Leonardo Assad Aoun comentou em: 18/12/2019 14:15

 

Experiência por antigas fazendas de café em Ribeirão Claro

 

História, cheiro de mato e simpatia fazem visitas às antigas fazendas de café ser uma ótima experiência para viver em Ribeirão Claro

Por Governo do Paraná/G1

Experiência por antigas fazendas de café em Ribeirão Claro
Foto: Marcio Kubo

Em minha última viagem durante os Jogos de Aventura e Natureza pela cidade de Ribeirão Claro, que fica na região de Angra Doce, tive ótimas e divertidas experiências de aventura com belas paisagens. No entanto, a cidade tem também outras atrações muito interessantes que contam a história do café no Paraná.

No início do século XX o café começou a ser cultivado na região Norte Pioneiro do Paraná, onde fica Ribeirão Claro e parte dessa história é contada e ilustrada em antigas fazendas produtoras de café da cidade.

Fazenda é uma espécie de museu do café que proporciona belos cenários aos visitantes. — Foto: Marcio Kubo

Fazenda é uma espécie de museu do café que proporciona belos cenários aos visitantes. — Foto: Marcio Kubo

Em uma das experiências na cidade, visitamos uma fazenda que foi fundada no início dos anos de 1900 e que, de acordo com nosso guia, chegou a ter 240 funcionários trabalhando na produção de milhares de sacas de café. Além de receber os turistas, atualmente a fazenda cultiva árvores frutíferas como lichia, macadâmia e abacate.

Visita guiada na antiga fazenda de café. — Foto: Marcio Kubo

Visita guiada na antiga fazenda de café. — Foto: Marcio Kubo

Durante a visita, que é guiada, fizemos uma trilha ecológica em mata nativa que hoje é uma Área de Proteção Permanente (APP) e tem em torno de 30 hectares. A trilha é curta e pode ser feita sem dificuldades.

A centenária figueira da trilha ecológica. — Foto: Marcio Kubo

A centenária figueira da trilha ecológica. — Foto: Marcio Kubo

Nela, podemos observar diversos tipos de plantas e árvores, algumas centenárias. A mais impressionante certamente é a grande figueira vista no meio do caminho. Quem acompanhou nossas viagens pelo Paraná durante os Jogos de Aventura e Natureza, já deve ter percebido o quanto aprecio esse tipo de passeio.

Depois de percorrermos a trilha, partimos conhecer as antigas instalações e equipamentos que eram usados na produção de café. O passeio é muito interessante pois, podemos observar alguns dos equipamentos em funcionamento, além de conhecermos todo o processo de armazenamento, separação e secagem dos grãos que era utilizado na época. O guia, com toda a sua simpatia e disposição, nos deu uma verdadeira aula.

Antigo Expurgo da fazenda. — Foto: Marcio Kubo

Antigo Expurgo da fazenda. — Foto: Marcio Kubo

Para visitar a fazenda é preciso fazer agendamento antecipado. Grupos com no mínimo 10 pessoas podem desfrutar, também, de um café rural, experiência que não foi possível vivenciarmos. Eis aí pelo menos mais um motivo para retornarmos. Com certeza vale a pena juntar os amigos ou a família para fazer uma visita completa.

Conhecendo um dos terreiros de café da fazenda. — Foto: Marcio Kubo

Conhecendo um dos terreiros de café da fazenda. — Foto: Marcio Kubo

Amei visitar a fazenda que além de todo seu valor histórico e cultural tem uma beleza surpreende também marcada pelas construções que preservam as características da época em que foram edificadas.

Mais uma experiência na cidade, é conhecer um laboratório de degustação e classificação de café, localizado em outra fazenda que antigamente também era produtora do grão. Durante a visita também é possível saber sobre a história do café, que é contada de maneira consistente e apaixonada por quem nos recebe, nos inspirando a valorizar e compreender ainda mais a história e cultura do Estado do Paraná.

Laboratório de degustação e classificação de café. — Foto: Marcio Kubo

Laboratório de degustação e classificação de café. — Foto: Marcio Kubo

As visitas nas fazendas foram interessantes e me deixaram ainda mais encantada pela região, que além de ter tantas belezas naturais, proporcionam ótimas experiências que resgatam a história do Paraná e enriquecem a cultura dos visitantes.

Se quiser saber o que mais visitar na região de Angra Doce, acesse Viaje Paraná.

Sobre a viajante:
Meu nome é Keila Kubo, amo viajar pelo Paraná com minha família e compartilhar nossas deliciosas experiências no Blog Turistando Pelo Paraná. Estou acompanhando os Jogos de Aventura e Natureza e vou contar para você sobre minhas aventuras em cada região por onde os jogos estão acontecendo.

Visualizar | |   Comentar     |  



1