T Ó P I C O : perda 15 milhões de sacas de café devido a anomalia climática.
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 28.349.240
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
perda 15 milhões de sacas de café devido a anomalia climática.
Autor: Marco Antonio Jacob
9.726 visitas
19 comentários
Último comentário neste tópico em: 24/03/2014 23:35:44
Ivan Franco Caixeta comentou em: 17/02/2014 14:35
Danos reais nas lavouras do IF Sul de Minas - Campus Machado
Resultados de novos talhões avaliadas pelos alunos do 3º ano do Técnico em Agropecuária do IF Sul de Minas - Campus de Machado:
6,6% de coração negro - perda irreversivel.
18,3% de grãos chochos e/ou desidratados em uma ou duas lojas, perdas parciais a serem reavalidas posteriormente.
Chuvas do final de semana podem paralizar os danos, mas as quebras são altas para 2014 e 2015.
Brevemente forneceremos dados da quebra de produção nas lavouras do IF e a redução de crescimento de guias com previsão de quebra para 2015.
Visualizar |
| Comentar
|
Marco Antonio Jacob comentou em: 17/02/2014 15:17
por favor , informações mais técnicas
Caro Ivan ,
poderia informar dados da lavoura (idade , variedade , espaçamento , altitude , carga pendente etc ),
precipitação de Dezembro / Janeiro / Fevereiro
Visualizar |
| Comentar
|
Ivan Franco Caixeta comentou em: 17/02/2014 21:24
Danos reais nas lavouras do IF Sul de Minas - Campus Machado
Prezado Marco A. Jacob,
Dados complementares:
Média dos cultivares: Catucai, rubi, tópazio, com 6 anos de idade, ano de safra alta.
Preciptações: Dezembro - 155mm distribuidos em 18 dias.
Janeiro - 55 mm distribuidos em 6 dias sendo que a maior ppt foi no dia 01/01 de 28 mm, sendo que nos outros 5 dias do mês choveu 27 mm
Fevereiro - 69 mm em 4 dias, sendo 19 mm no dia 08/02 e 39 mm no dia 16/02.
Visualizar |
| Comentar
|
Marco Antonio Jacob comentou em: 20/02/2014 03:13
Dentro de uma semana teremos floradas ,e agora José ?
Prof . Rena e outros estudiosos ,
Senta para não cair , bad news :
Têm uma micro região aqui em Pinhal , que é indo para Albertina , chama-se Serra dos Lima , é uma região mais fresca , pois é uns 200/300 metros mais alta , aproximadamente uns 1100/1300 metros de altitude.
Os cafezais desta micro região , flora mais tarde , e , também começa a colheita mais tarde , e , se estende até meados de outubro/novembro.
Dados a isto , o café lá esta menos sentido , podemos ver a cor com um verde bem mais saudavel , vegetação maior etc.
Porem um fato inédito esta acontecendo , os cafezais estão florecendo , isto é , estão em fase de dente de cachorro , mais 7 dias abre as floradas.
Sera que os cafés enlouqueceram e metabolismo esta todo descontrolado.
Mas não é um ou outro dente de cachoro , é a guia inteira , isto é , a parte que iria florecer , café verde granado e no final dentes de cachorros.
Quando for na epoca da colheita em agosto/14, estas flores virarão chumbinho ou grão verde aquoso.
Vão colher o café mduro e estes cafés o café extremamente verde.
É a MITACA BRASILEIRA.
Serjão , sei que você esta no IAC em Campinas , de um pulo aqui (100 km) e verás com teus olhos , traga seus mestres do IAC para analisar in loco.
Visualizar |
| Comentar
|
Marco Antonio Jacob comentou em: 20/02/2014 10:35
Uma nova anomalia , abrindo a florada
Bom Dia Marco ,
Acabei de chegar da roça. Fui ver como estava o vento e o orvalho às 5 h para iniciar pulverização. Deparei também com muitos ramos de flores abertas devido aos chuviscos da semana passada. FLORAÇÃO DO CAFEEIRO, UM ENIGMA, ATÉ QUE RESOLVAM PESQUISAR DE FORMA CONCRETA E CORRETA , INFELIZMENTE OS RECURSOS PARA AS PESQUISAS SÃO PARCOS E RAROS.
Saudações ,
Rena
* A Fazenda do Prof. Rena se localiza em VIÇOSA - MG
Visualizar |
| Comentar
|
Marco Antonio Jacob comentou em: 21/02/2014 18:00
quebra 22,43 %
Caros,
Segue anexo relatório da NETAFIM , onde o café irrigado é a TESTEMUNHA perante os café de sequeiro , assim vocês poderão quantificar as quebras na safra de café para 2014 e também para a safra de 2015.
Considerando que as chuvas de Outubro e Novembro de 2013 foram regulares, pode-se afirmar que a anomalia climática entre Janeiro e Fevereiro de 2014 , é responsável por esta diminuição ( -22,43% ) no peso dos frutos do café , no peso dos frutos do café , que na época da colheita se tornará maior.
Mesmo que doravante chova regularmente, devido as sementes do café estarem sólidas (endosperma), e, seus pergaminhos secos e rígidos (endocarpo), e não apresentarem mais a pectina, não haverá mais expansão das sementes, assim sendo, a granação já está comprometida, lembrando que a diferença entre uma peneira 18 para 17, é aproximadamente 12%, e está diferença inclui todas as peneiras: 17 para 16 , 16 para 15 , 14 para 15 .
Estrutura da semente do café :
1: corte central
2: semente (endosperma)
3: derme (testa, epidermis),
4: empacotante (endocarpo)
5: camada de pectina
6: polpa (mesocarpo)
7: derme externa (pericarpo, exocarpo)
FRUTO SAUDAVEL :
O fruto é ovóide e tem duas sementes. De início, ele é verde, passando depois ao amarelo avermelhado (verdoengo), ao vermelho vivo (cereja), ao vermelho escuro para finalmente escurecer totalmente (passa). O corte de uma "cereja" nos mostra as seguintes camadas:
I - Epicarpo - É a pele avermelhada que envolve o fruto.
II - Mesocarpo - É uma camada gomosa e açucarada (mucilagem)
III - Endocarpo - É a membrana cartilaginosa que envolve cada semente (pergaminho)
IV - Endosperma ou Albúmem - É a semente do café propriamente dita e está envolvida por uma tênue película que se chama espermoderma (membrana prateada).
Levar em conta, que este estudo foi feito na Fazenda São José do Indaiá, que em Dezembro de 2013 recebeu chuvas acima da média das regiões brasileiras (221,00 mm , incluindo dias do fim de Dezembro) , com exceção da Zona da Mata , o mesmo acontecendo com as chuvas de Janeiro 2014 (85,50 mm)
Outra observação importante , é que os café de sequeiro foram fertilizados com adubo encapsulado, que perde menos propriedades e eficácia que os adubos convencionais.
Quanto as radícelas dos cafeeiros, muitas já morreram devido ao forte calor e seca , e , levarão algum tempo para se recompor , isto refletirá na recuperação dos cafeeiros para a safra de 2015 e também para a safra de 2016.
RAIZ: O pião (Raiz mestra) deste cafeeiro é lenhoso, reto e tem a posição vertical, fixando a planta no solo. Do Pião saem raízes oblíquas e destas, em maior número, saem também raízes laterais que caminham paralelamente ao solo e são providas de raízes capilares. Estas últimas denominadas radicelas terminais, são cobertas de pelos absorventes que tem a função de extrair do solo a água e os sais minerais necessários à nutrição da planta.
Visualizar |
| Comentar
|
Marco Antonio Jacob comentou em: 21/02/2014 18:06
seca verde , melhor dizendo , GEADA DE VERÃO , pois esta queimando os cafezais
Marco, boa tarde.
Você está fazendo belo trabalho. Parabéns! Como eu disse, esta é a única forma de conhecer, com mais realismo, o drama em escala nacional. Em breve apresentarei alguns dados da minha propriedade, que parece representar bem as Matas de Minas. É uma espécie de "seca verde". Congratulo-me também com a Netafim!
Saí passeando, hoje, -- que folga, cara! -- pela região da poderosa Araponga mineira, lavouras muito boas, vistas da estrada. De repente algo maravilhoso, adensado. Parei o carro, e correndo o risco de levar um tiro (KKK), pois sem permissão do dono, que não sei quem é, "adentrei" a lavoura de Catuai de uns 4 anos, sem escaldadura, e colhi 60 frutos ao acaso (pressa!), bonitos mas pequenos. Cortei e vi que 30% tinham defeitos nítidos de granação. Parece que esta é a situação da face do poente na minha lavoura. Não posso afirmar nada ainda, pois cerca de 15% dos frutos "deveriam" estar expandindo agora, com apenas 47 mm de chuva em 2014. É mole ou quer mais?
Pena que não tenhamos oportunidade de realizar encontro de um dia para discutirmos, com muitos produtores e técnicos, de forma ampla e despojada, os efeitos da temperatura, deficit hídrico, radiação solar e concentração de CO2 sobre a fotossíntese, fotorrespiração, foto-oxidação (que ocorre muito antes da "escaldadura", a qual é apenas o sinal visível do desastre no aparelho fotossintético e independente do déficit de água), e suas consequências sobre o crescimento vegetativo da parte aérea e do sistema radicular, o desenvolvimento reprodutivo (produtividade e qualidade) e, last but least, a sobrevida produtiva da lavoura.
A solução parcial seria a irrigação, pois temperatura no ambiente mitiga-se apenas, mas não se controla, e esta, abaixo de 700 m no sudeste/sul e mesmo acima de 1000 m no norte/nordeste de Minas, como Pirapora e Capelinha, a exemplos, pra ficar no meu Estado, causa estragos independentemente do status hídrico da planta.
Esta e outras filosofias, rasteiras, escrevi na RSC o ano passado, sempre enfocando o cafeeiro como planta C3 de origem "sub-bosqueira". Seria bom reler e meditar, pois coisas assim vão se repetir, inesperadamente, e cada vez com mais potência. Mas o Neanderthalensis sobreviveu em ambiente mais inóspito, há ca 30,000 anos. Então, o Homo sapiens sapiens, mais "inteligente", e que supostamente o dizimou , haverá de encontrar uma saída , não é mesmo ?
Abraço
Rena
Visualizar |
| Comentar
|
Marco Antonio Jacob comentou em: 04/03/2014 23:01
Perdas já atingem minimamente 20 milhões de sacas
Prezados ,
é triste constatar , mas é a realidade , desde que as condições climaticas nos parques cafeeros se reestabeleçam e voltem a normalidade , não poderá haver mais nenhum evento negativo doravante (frio intenso no inverno , e chuvas regulares na primavera )
Perdas na safra 2014 , 8 milhões de sacas.
Perdas na safra 2015 , 12 milhões de sacas.
Total das perdas , 20 milhões de sacas , este numero pode parecer absurdo , mas é conservador diante das evidências.
Solicito aos foristas discutirem estes numeros , pois poderá alguns produtores desavisados ou iludidos , se encantarem com preços e assumir vendas que não serão possiveis de serem produzidas e cumpridas.
Visualizar |
| Comentar
|
Marco Antonio Jacob comentou em: 11/03/2014 05:08
Perdas ultrapassam os 20 milhões de sacas
Caros colegas ,
As perdas ultrapassam os 20 milhões de sacas , e estas perdas são de cafés arabicas
Teremos defict de café em 2015 , o dogma de que acaba o dinheiro mas não acaba o café , deverá ser derrubado.
Uma pena meu Mestre e Amigo , Sr. Decio Ribeiro não estar presente para vivenciar isto ,mas onde quer que ele esteja ,está nos acompanhando.
Visualizar |
| Comentar
|


