T Ó P I C O : #Crianças: Conar susta campanha que incentiva consumo de café
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.692.824
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
#Crianças: Conar susta campanha que incentiva consumo de café
Autor: Agda Silva Prado
10.428 visitas
29 comentários
Último comentário neste tópico em: 05/12/2011 07:53:19
Paulo Henrique Leme comentou em: 01/12/2011 15:34
#ligadajustica cafeeira
Caros amigos,
O mais engraçado será assistir o tiro sair pela culatra. Pois o incível café está na mídia faz muito tempo, e só agora os censuradores do CONAR resolveram agir.
Precisamos espalhar o máximo possível esse absurdo!
Abs,
Paulo Henrique Leme
Caro Eduardo,
Seu ponto moderado é interessante, porém, a questão deve ser tratada com equidade e justiça.
Por que a Coca-cola pode fazer filminho com ursinhos polares? Não tem cafeína???
Por que o Red Bull pode usar anjinhos e desenho animado??? Não tem cafeína e a tal da taurina???
Abs!
Caro Arnaldo,
Não acho que seja uma teoria da conspiração... Os caras do CONAR são fracos mesmo.
Abs!
Paulo Henrique Leme
Visualizar |
| Comentar
|
Sergio Parreiras Pereira comentou em: 01/12/2011 18:41
#Enquanto isso no Facebook....
#Enquanto isso no Facebook.... A galera está comentando......
Dedê Sousa E Silva
Paulo Henrique Leme
Marcio Daúd
Rodrigo Ramos
Jesse Zerlin
Larissa Fassio
Ravani Abreu
Lucas Henrique Souza
Hugo Wolff
Monica Pinto
Junior Santos
Juliana Neves
Ze Renato Figueiredo
Beatriz Rosa
Fernando Santana
Ensei Neto
Alexandre Miranda Leão Teixeira
Josiane Cotrim Macieira
Afranio Vasconcelos Barros
e mais 5... também compartilharam um link.
Visualizar |
| Comentar
|
Eduardo Cesar comentou em: 02/12/2011 12:59
Mais um pouco sobre café e crianças
Saudações PH,
Concordo. Aparentemente, o que está ocorrendo é o famoso "dois pesos, duas medidas". O que se aplica ao comercial de café não está sendo aplicado aos refrigerantes. Isto não significa necessariamente que o Conar deva liberar a campanha em questão, mas sim vetar as de refrigerantes com apelo infantil. É outro ponto de vista que pode ser analisado.
No entanto, minha maior preocupação está em como comunicar os benefícios do café para um público de jovens e crianças. Como a nossa colega Margareth argumentou, talvez o anúncio em questão não seja o mais didático e correto para a situação...
Independetemente do Conar ter errado ou não, o caso evidencia uma situação que eu já havia notado antes: a de que existe uma ampla associação negativa entre consumo de café e crianças.
Ano passado a AlmapBBDO criou uma campanha para o Café Pilão. Nela, a mãe põe um pouquinho de café no leite de seu filha pequena. Mesmo se tratanto de "café com LEITE", há vários comentários negativos contra o vídeo no youtube.
Quem quiser, pode assistir ao vídeo e ler os comentários de reprovação no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=tk_pngLONag&feature=player_embedded
Talvez a raiz do problema seja falta de informação dos consumidores. Para mudar isso, é preciso fornecer para o público mais informações sobre os benefícios do consumo de café por criançar, bem como a quantidade ideal, os horários e a idade adequada.
Abraços,
Eduardo Cesar
TAGS: cafe, crianças, sara lee, pilao, conar, comercial, campanha, saude
Visualizar |
| Comentar
|
Bruno Souza comentou em: 02/12/2011 13:27
Suspensão de propaganda do cafe pela CONAR
Abaixo artigo do Dr Darcy Robertol Lima que pode esclarecer duvidas com relaçnao a consumo de cafe por crianças, escrito com fundamentação cientifica.
Café e crianças
Café com leite é a bebida natural mais adequada para crianças
Prof. Dr. Darcy Roberto Lima, MD, PhD
Uma criança é a opinião de Deus de que o mundo deve prosseguir Toda criança é uma semente que se tiver boa saúde e receber uma boa educação, formará uma planta que jamais será destruída ou extirpada. Por isto deve ser assegurado pelos pais, sociedade e governos pelo menos dois direitos básicos a toda a criança: saúde e educação. A escola ao longo dos tempos vem se modificando. Na Grécia Antiga viveram alguns dos mais famosos cientistas, sábios e professores de nossa história que deixaram contribuições permanentes e importantes para os tempos modernos. Dentre os gregos que podiam pagar pelos estudos, os meninos freqüentavam a escola enquanto que as meninas aprendiam em casa. E os cidadãos comuns apreciavam muito as peças e as histórias escritas pelos seus poetas famosos. Cada estudante aprendia a ler, escrever, contar usando o ábaco, cantar e declamar poesias, memorizar os versos e fazer ginástica que incluía correr, pular, lutar e jogar dardo. Os professores gregos almejavam formar um indivíduo equilibrado com uma mente sã e um corpo sadio. O ideal de educação dos jovens gregos, embora permanecesse como meta para cada professor através dos tempos, infelizmente vem decaindo.
Na atualidade cada mestre atua da maneira que os pais na formação de cada criança para a obtenção de um indivíduo completo. Por isto são os professores que criam a verdadeira valorização da infância, pois caso uma criança não possua família, ela crescerá sob o cuidados dos educadores em cheches e orfanatos. Mas a grande maioria das crianças vive e se desenvolve entre o lar e a escola, o principal responsável pelo seu desenvolvimento intelectual e emocional. Nos tempos modernos a solidez e a estrutura das famílias diminuiu com os divórcios, separações e mães solteiras, sendo a escola muitas vezes o abrigo e o suporte sólido e receptivo destas crianças. As professoras cada vez mais assumem o papel de segunda ou mesmo única mãe, pois além de educadoras não só preocupadas com os conteúdos, elas também atuam na formação e orientação global das crianças. A professora primária é a lapidadora, ela faz o elo entre a família e a sociedade e é nesta ligação que está o primeiro ensaio de vida adulta da criança. Com esta função mais abrangente a preocupação da mestra vai além do apenas "ensinar/aprender", mas o "para que" aprender. Ela reforça os valores morais, sociais e intelectuais. Também é capaz de detectar melhor do que a mãe, pela observação aguçada, se alguma coisa não vai bem, como a falta de atenção, concentração e sinais de depressão através do comportamento e convívio escolar.
Felizmente a maioria das crianças do mundo possui na época mais crítica de suas vidas - a infância - o apoio e o convívio com dois tipos de mulheres que são as mais importantes de qualquer sociedade: a mãe e a professora. Pela importância de cada mãe e cada professora elas deveriam receber um reconhecimento muito especial, além de um maravilhoso salário. O ensino pode ser dispendioso, mas a ignorância é muito mais cara. Cabe às mães e às professoras zelarem pela saúde e bem estar das crianças sob seus cuidados, particularmente numa época onde a depressão e o consumo de drogas é uma ameaça global. Mães e professoras, conscientizadas e motivadas para lutarem contra estes problemas, podem atuar de forma definitiva nesta batalha onde a medicina já quase está se dando por vencida.
Enquanto que o preconceito contra o café faz com que as crianças tomem pouco ou mesmo não tomem café diariamente, puro ou com leite, o mesmo não acontece com outras bebidas. Hoje tomar refrigerantes ou sucos artificiais para saciar a sede é um hábito diário generalizado, em lugar de um simples copo de água. Estudos realizados por médicos ingleses detectaram que o consumo exagerado de refrigerantes por adolescentes prejudica a dentição e provocar problemas de comportamento além de afetar o crescimento e ajudar no aparecimento da obesidade. Em Los Angeles, o consumo de refrigerantes foi proibido em quase mil escolas, onde estudam quase um milhão de crianças e adolescentes, sendo permitido apenas o consumo de produtos naturais, como sucos e leite. Mas ao mesmo tempo, as crianças são erroneamente educadas de que o consumo de café pode ser prejudicial para a saúde, algo completamente errado e mesmo prejudicial a saúde infantil. Mas ao mesmo tempo as crianças são erroneamente educadas de que o consumo de café com leite pode ser prejudicial à saúde.
No passado era um hábito comum na merenda escolar o consumo de café com leite e pão com manteiga. Na atualidade substâncias artificiais como refrigerantes, sucos, isotônicos, biscoitos, balas, chicletes e derivados industrializados de amido, dentre inúmeros outros substituíram lentamente a saudável dupla. Pesquisas mostram que a dose ideal de café com leite a ser consumida diariamente é feita por uma minoria de crianças. Mas o consumo de álcool, tabaco e drogas ilegais aumenta entre crianças e jovens de todo o mundo, sendo que muitas vezes estes postos de venda se encontram nas esquinas e portas de suas próprias casas e escolas. O governo americano - NATIONAL DRUG SURVEY RESULTS RELEASED WITH NEW YOUTH PUBLIC EDUCATION MATERIALS - detectou que 1 em cada 4 americanos é diretamente afetado pelo problema do alcoolismo ou dependência a drogas e que 6 % dos jovens acima de 12 anos usam drogas. Pois o consumo diário e moderado de café é uma das mais eficazes e baratas armas para a prevenção do consumo de drogas entre os jovens.
Crianças também apresentam depressão, embora de forma menos freqüente e mais mascarada do que os adultos. Estas, deprimidas desde a infância serão adultos ainda mais deprimidos. A depressão na criança pode se manifestar de formas variadas, como sintomas asmáticos, extrema irritabilidade, mau humor, falta de atenção, agressividade, problemas da pele, obesidade, diarréias ou náuseas. Nesta fase o corpo pode sofrer mais que o cérebro devido a depressão. O fato de que o consumo regular e moderado de café possa melhorar a atenção, concentração e memória crianças e jovens torna quase que obrigatória a necessidade do seu consumo na merenda em todas as escolas. O café tomado logo na primeira hora após o despertar em casa suplementado pela xícara de café na escola, com ou sem leite pode trazer um grande benefício ao aprendizado e ao estado emocional das crianças. Por isto, elas com a ajuda dos responsáveis e interessados pela sua saúde mental e física precisam de orientação para hábitos salutares. Cabe às mães e às professoras conhecerem estas novas descobertas da medicina, combaterem o preconceito contra o café da mesma forma que lutam contra as drogas e conscientizarem todas as crianças e jovens da importância dos ideais gregos de mens sana in corpore sano.
A humanidade escolheu o café como bebida matinal porque ele estimula o sistema de vigília do cérebro humano. O consumo diário e moderado de café torna o cérebro mais atento e capaz de suas atividades intelectuais, diminui a incidência de apatia e depressão e estimula a memória, atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual normal. Os adolescentes problemáticos são os que apresentam maior risco para o desenvolvimento de doenças mentais e problemas como depressão, suicídio e uso de álcool e outras drogas .O índice de depressão e suicídio tem aumentado entre os adolescentes nos últimos anos, variando entre 8 a 28 % dos adolescentes. O consumo de café não apenas é saudável e seguro para crianças, mas altamente benéfico para crianças e jovens (6-18 anos) problemáticos, ativos e agressivas justamente as que buscam o consumo de drogas. Por isto o consumo de café com leite pela manhã e na merenda escolar, com ou sem leite, não apenas é saudável, mas recomendando para todo aqueles em idade escolar.
Hoje em dia, o café é o segundo maior mercado mundial de produtos naturais, depois do petróleo. E o Brasil é o maior produtor mundial de café. Mas, em contraste com toda essa riqueza, na atualidade existem no Brasil milhões de brasileiros vivendo com fome, desnutridos e debilitados, sem saúde e vulneráveis a diversos tipos de doenças. E o quadro nutricional de crianças e adolescentes vem se agravando nos últimos anos. Em 1989 foi estimado que uma em cada três crianças brasileiras menores de cinco anos sofria de desnutrição, sendo que naquele ano foram gastos US$ 1,03 bilhão em programas nutricionais (Lima, 2002a). Em 1991 este valor foi diminuído, durante o governo Collor, para US$ 364 milhões e em 1992 foram liberados US$ 391 milhões, um valor irrisório se comparado ao US$ 1,27 bilhão gasto em 1987 e ao US$ 1,2 bilhão gasto em 1988.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar, que tem como meta a distribuição de uma refeição durante 200 dias ao ano para 29 milhões de crianças de 7 a 14 anos matriculadas nas escolas públicas, necessitando para tal de 460 mil toneladas de alimento, recebe anualmente recursos para adquirir apenas 135 mil toneladas por ano, menos de 1/3 das necessidades mínimas (Lima, 2002a). Para milhares de crianças brasileiras a primeira e muitas vezes a principal refeição do dia é uma mistura de café com farinha. Somada a força e a perseverança, estas crianças sobrevivem saudáveis e podem servir de exemplo para outras, ao vencerem na vida, apesar de tudo e de todos. Mas assegurar uma boa nutrição, principalmente a infantil é o maior compromisso social de toda nação.
O fato de que o consumo regular e moderado de café pode melhorar a atenção, concentração e memória de adultos e crianças torna quase que obrigatória a necessidade de que o café com ou sem leite faça parte da merenda escolar em todas as escolas diurnas. O café tomado logo na primeira hora após o despertar em casa suplementado pela xícara de café na escola pode trazer um grande benefício a crianças, adolescentes e jovens do Brasil e mesmo em todos os países do mundo.
Quadro 1 - Dose ideal de café para consumo diário
![]() |
REFERÊNCIAS:
1 - Stein, M.A., Krasowski, M., Leventhal, B., Phillips, W., Bender, B.C. : Behavioral and Cognitive effects of methylxanthines : A Meta-Analysis of theophylline and caffeine. (Chicago University ) Arch. Pediatr. Adolesc. Med., 1996 : 150 : 284 - 288.
2 - Flores, G. Flores , Andrade, F & Darcy R. Lima : Can coffee help fighting the drug problem? - preliminary results of the Brazilian Youth Drug Study . Acta Pharmacologica Sinica (China ), 21 (12) : 1057 - 1216, Dec 2000.
3 - Santos, R.M.M. & Lima, D.R.A.: Aids, Drogas e os Jovens. Pediatria Moderna, SP, 1997 , XXXIII, 4 : 169 - 176.
4 - Santos, R.M.M. & Lima, D.R.A.: Os Jovens e as drogas. Pediatria Moderna, SP, 1997 , XXXIII , 3 : 128 - 136.
5 - Lima, D. R. Cafeína e Saúde. Rio de Janeiro: Record, 1989. 130 p.
6 - Lima, D. R. Cuidado!!! O popular café e a poderosa mulher... podem fazer bem à saúde. Petrópolis: Medikka Ed. Científica, 2001. 111 p.
7 - Lima, D. R. Manual de Farmacologia Clínica, Terapêutica e Toxicologia. Rio de Janeiro: Medsi Ed. Científica, 2003. 3 Volumes, 3.456 p. 8 - Lima, D. R. QI, Café, Sono e Memória. Rio de Janeiro: ECN, 1995. 120 p.
Visualizar |
| Comentar
|
Bruno Souza comentou em: 02/12/2011 13:35
Dr Darcy Ribeiro Lima
Para quem nao o conhece,
Café e Saúde - Prof. Dr. Darcy Roberto Lima, MD, PhD
Dr. Darcy Lima: do 'Café e Memória' aos programas de 'Café e Saúde' e 'Café e Coração'
Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, o médico, escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dr. Darcy Roberto Lima, gaúcho de Cruz Alta, dedica-se a pesquisar os efeitos do café na saúde humana há mais de 20 anos. Começou estudando sobre dependências químicas, área que o levou a se interessar pelo café, ainda no início dos anos 80. Ele identificou que, além de cafeína, o café possuía substâncias como a lactona, que atuam nas células nervosas com uma ação antagonista opióide. A partir dessa constatação, passou a pesquisar os efeitos do consumo do café para bloquear o desejo de autogratificação, um dos principais motivos, até então conhecidos, que levava ao consumo de drogas legais (tabaco e álcool) e ilegais.
Entre os primeiros estudos liderados pelo Dr. Darcy Lima está o 'Projeto Café e Memória', realizado entre 1986 e 1994 por ele e um grupo de cientistas da UFRJ. Nesses oito anos, eles analisaram mais de 10 mil pessoas, voluntárias normais e pacientes, sobre a relação entre memória, grau de inteligência, atenção, concentração, performance escolar e profissional, sono, humor, ansiedade e depressão com hábitos diários comuns, como horas de sono, horas de estudo e trabalho, horas de lazer e o consumo de café. A conclusão: o consumo diário e moderado de café era benéfico ao cérebro, pois a bebida estimulava o sistema normal de vigília, aumentando a atenção, a concentração e a memória, melhorando assim a atividade intelectual normal.
A partir dessas primeiras evidências científicas, os estudos prosseguiram durante a década de 90, contando com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). A constatação de que o café podia combater grandes males da humanidade, como alcoolismo, depressão e consumo de drogas, devido aos seus componentes, como os ácidos clorogênicos e derivados, e que o consumo contribuía também no aprendizado escolar e no estado de alerta, entusiasmaram a comunidade científica brasileira e internacional. O resultado foi a criação, em 1999, do Instituto de Estudos sobre Café, em Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, instituição financiada por países produtores e consumidores (www.mc.vanderbilt.edu/coffee).
Mas a maior descoberta de todas, segundo o Dr. Darcy, é a de que o café é a bebida natural mais indicada para estudantes de todos os níveis e atletas, por ajudar na capacidade intelectual, no humor e no aprendizado. "A planta café é a ideal para um corpo sadio e uma mente sadia, ao contrário das bebidas artificiais, como energéticos, refrigerantes e isotônicos, que não trazem nenhum benefício para a saúde".
Atualmente, o Dr. Darcy Lima é coordenador Científico do Projeto Café e Saúde, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e membro do Grupo Coordenador do Projeto Café e Coração, realizado em convênio entre o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, e o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D), da Embrapa. Nesse novo milênio, as pesquisas lideradas pelo Dr. Darcy e realizadas por uma imensa rede de colaboradores nacionais e internacionais focam o café como alimento funcional, nutracêutico e medicinal.
Breve currículo do Prof. Dr. Darcy Roberto Lima:
- Médico pela FFCMPA, RS;
- Mestre e Doutor (Ph.D.) em Medicina, Faculdade de Medicina do Royal Hospital of St. Bartholomew´s , Universidade de Londres, Inglaterra;
- Pós-Doutorado em História da Medicina, Faculdade de História da Medicina, Londres, Inglaterra;
- Fellow do American College of Chest Physicians (F.C.C.P.), EUA;
- Member of the American Association for the Advancement of Science (M.A.A.A.S.), New York, USA;
- Member of the New York Academy of Sciences( M.N.Y.A .S.) , New York, USA;
- Professor de Farmacologia Clínica e História da Medicina, Instituto de Neurologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (INDC, UFRJ);
- Associate Director for Medicinal Plants Studies, ICS Vanderbilt University Medical Center (VUMC), Vanderbilt University, Nashville, TN, EUA;
-
Coordenador dos sites científicos:
Café & Saúde - www.cafeesaude.com.br
Conexão Médica - www.manualconexaomedica.com.br
Visualizar |
| Comentar
|
Leonardo Pieve comentou em: 02/12/2011 17:19
Interesse
Quando nos deparamos com alguns absurdos, como este, onde a propaganda para incentivar o consumo de café, um alimento funcional, é proibida e refrigerantes, achocolatados e outras mais são liberadas somos levados a pensar sobre o real interesse de nossas instituições. Será a saude de nossos filhos ou seriam outros?
Visualizar |
| Comentar
|
Arnaldo Reis Caldeira Júnior comentou em: 02/12/2011 21:13
Teoria da Conspiração.
Prezado PH,
Respeito sua posição ou posições sobre o tema. Porém ........
O mercado do café é capaz de conspirações sim . Ainda mais quando estão a beira de um colapso que veio primeiro com a falta de produto, agora com a crise mundial .
Está todo mundo no buraco.
Ou melhor tem capacidade de coisas muito além de nossa humilde noção de mundo. Mais do que negócios, o mercado de café é capaz de por em risco vidas.
Se algumas instituições mundiais já mataram até presidentes, o que NÃO PODEM MAIS FAZER ?
Ainda fico na minha teoria das defesas dos INTERESSES a qualquer preço .................... lógico que sem assassinatos !!!!!
Visualizar |
| Comentar
|
Josiane Cotrim Macieira comentou em: 03/12/2011 05:40
Incrível café
O que eu não entendo é que a peça publicitária já foi veiculada anteriormente...
Visualizar |
| Comentar
|
Ensei Neto comentou em: 03/12/2011 17:51
A Indignação une
Olá, Pessoal!
A indignação fez com que este tenha se tornado um dos acessados materiais da Comunidade!
Para tornar o efeito ainda mais retumbante, deixo a sugestão de que todos acionem seus contatos e amigos em todas as redes sociais de que participam.
O barulho chamará ainda mais atenção!
E daí, muito mais gente irá discutir a questão, apoiando ou se indignando, mas cada um com uma xícara de café na mão...
Abraços
Visualizar |
| Comentar
|