Rede Social do Café

T Ó P I C O : #Coró das Pastagens: maléfico ou benéfico ao cafeeiro ???

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5249

Visitas: 26.664.050

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

#Coró das Pastagens: maléfico ou benéfico ao cafeeiro ???


Autor: Sérgio Parreiras Pereira

7.925 visitas

2 comentários

Último comentário neste tópico em: 13/03/2011 19:58:08


Sérgio Parreiras Pereira comentou em: 13/03/2011 18:58

 

#Coró das Pastagens: maléfico ou benéfico ao cafeeiro ???

 

#Coró das Pastagens: maléfico ou benéfico ao cafeeiro ???  

 

 

 

 

 

 

Saudações Cafeeiras,

Recebi por e-mail uma mensagem do amigo Engº Agrº Carlos Arantes Correa, Diretor da Revista Attalea Agronegócios. Ele recebeu de um cafeicultor a seguinte mensagem e fotos:   

 

Na lavoura de café de Antonio Carlos David na região de Franca – São Paulo atualmente é encontrado um microrganismo conhecido como coró das pastagens. É encontrado no terreno da lavoura (no meio da rua do cafezal e em maior quantidade na linha do cafeeiro) um grande número de furos no solo, alguns com terra solta.

Para verificar o que se encontrava dentro do solo, cavou buracos e detectou que os furos terminavam cerca de 20 – 30 cm abaixo da superfície, em uma pequena galeria, onde se encontrava uma larva de coleóptero, clara e de tamanho grande, cerca de 3 - 5 cm de comprimento, tendo 6 patas em sua parte dianteira.

Na extensão do furo, na galeria, verificou-se que havia um acumulo de material orgânico, composto de folhas do cafeeiro, de braquiária e da palha do café. Constatou também a presença de radicelas que se desenvolviam muito bem, pois estava junto a ela material orgânico. 

Com a presença dos furos na lavoura e do material orgânico abaixo da superfície, pode constatar que os microrganismos é uma ação benéfica para a lavoura, pois o solo fica mais arejado, infiltrando a água das chuvas com maior facilidade e pode conseguir um acumulo de matéria orgânica em profundidade.

 

Alguém tem alguma informação complementar sobre a incidência dessa praga em cafeeiros? 

 

 

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Marcos Antônio Pimenta Menezes comentou em: 13/03/2011 19:58

 

Presença das larvas de Coró no café.

 

Dr Carlos Arante Correa,

Já convivemos com esta situação nas lavouras de café da região de Capelinha-MG, quando trabalhavamos naquela região. O produtor nos procurou nos dizendo que sua lavoura estava com o solo todo "furado", e preocupado com os danos que poderiam causar a sua lavoura. Conduzimos esta situação dizendo ao produtor que este inseto não traz nenhum dano ao cafeeiro, pelo contrário o fato dele enterrar folhas e restos de material orgânico em profunidade no solo, traz beneficios por levar nutrientes para as raízes profundas e dar uma maior aeração ao solo. Se dano causasse, os primeiros sintomas de pragas e/ou doenças de solo são amarelecimento das folhas e murcha das plantas, causadas por organismos como; nematoides, cigarras, cochonilhas e fungos de solo, como por exemplo, roseliniose. A parte aerea das plantas no dizem muito, e um dos grandes indicativos dela é a radiografia do sistema radicular. Portanto, tenho dito que se observe o cafezal com atenção devida, buscando respostas nas plantas as pestes comuns da região antes de tomar qualquer medida de controle.  

Aqui no oeste da BA como temos uma baixa oferta de matéria orgânica nos solos em relação a outras regiões cafeeiras, temos baixa incidência desta larva nas lavouras.

Caso queira conversar mais sobre este assunto, gentileza fazer contato: mapmenezes@mapmenezes.com.br

Visualizar | |   Comentar     |  



1