Rede Social do Café

T Ó P I C O : PULVERIZAÇÃO NO BOTÃO FLORAL E NA FLOREADA DO CAFEEIRO NÃO DEVE-SE FAZER

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 28.051.712

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

PULVERIZAÇÃO NO BOTÃO FLORAL E NA FLOREADA DO CAFEEIRO NÃO DEVE-SE FAZER


Autor: Edwin Jiménez

15.390 visitas

14 comentários

Último comentário neste tópico em: 11/11/2012 02:12:40


Edwin Jiménez comentou em: 12/10/2012 17:23

 

PULVERIZAÇÃO NO BOTÃO FLORAL E NA FLOREADA DO CAFEEIRO NÃO DEVE-SE FAZER

 

 

Quando o cafeeiro tenha formado o botão floral não se devem fazer  pulverizações com sais de zinco, boro, etc., pesticidas ou fungicidas, por que na ponta do botão floral, está uma concentração de moléculas de celulosa com um pH de 7 inter cambiando(trocando) ATP para captar(receber) a maior quantidade de Carbono do ambiente na forma de CO2, o que dura aproximadamente 10 dias e se modifica-se o pH da ponta do botão, automaticamente interrompem-se   os porcentagens da fecundação   pela pouca captação do Carbono 12.

Quando o cafeeiro este com as flores abrindo-se ou tenha as flores abertas, não se devem fazer pulverizações com sais de zinco, boro, etc., pesticidas ou fungicidas, por que interrompem o transporte do Carbono captado nos pétalas ao pistilo e logo ao ovário, isto é provocado pela formação, dependendo dos produtos pulverizados, Acido indulbutírico, sulfídrico ou etileno, bloqueando o passo do Carbono já captado ao pistilo. Podendo provocar queda ou aborto do grão o mala qualidade na formação do grão de café.   

 

Se recomenda fazer as pulverizações 10 días antes da aparição dos botões florais e 15 días depois da queda das flores.

TAGS: Pulverizações em flores de cafeeiros, carbono 12

Visualizar | |   Comentar     |  


Alemar B. Rena comentou em: 13/10/2012 12:19

 

Pulverizações sobre a flor

 

Edwin

Suas informações são de grande relevância prática, mas derivadas, supostamente, de uma pesquisa profunda. Onde ela foi publicada, por favor?

Saudações

Rena

Visualizar | |   Comentar     |  


Eder C. Sandy comentou em: 15/10/2012 20:16

 

Pulverização de floradas !

 

Os comentários sobre a florada são de grande importância prática, mas baseando-se em que fontes/trabalhos estas informações são embasadas? Pois temos que repensar a forma de fazermos as pulverizações pré e pós floradas neste caso.

 

Att.

Eder C. Sandy

Visualizar | |   Comentar     |  


Edwin Jiménez comentou em: 16/10/2012 01:21

 

Pulverizações no botão e na floração do cafeeiro

 

 

Professor Alemar Rena

Prezado

Obrigado pelo comentário.

Esta informação é derivada da consulta cientifica técnica com nosso pessoal na empresa Ergo, gerada pelo conhecimento e experiência por muitos anos da fisiologia e nutrição no cultivo do cafeeiro.

Não há sido publicada ainda.

Qualquer outra informação estou a suas ordens.

Saudações.

Edwin Jimenez

Visualizar | |   Comentar     |  


Edwin Jiménez comentou em: 16/10/2012 01:54

 

Pulverizações pré e pós floração no cafeeiro

 

 

Eder C. Sandy

 Prezado

 Como falei para o professor Alemar Rena, estas informações são embasadas na consulta cientifica técnica com nosso pessoal na empresa Ergo, gerada pelo conhecimento e experiência por muitos anos na fisiologia e nutrição no cultivo do cafeeiro.

 

Quando você faz a aplicações em pré-floração, antes da saída do botão floral, evita-se a formação do Acido Abcísico. O Acido Abcísico provoca a oxidação da Seronina que esta na ponta do botão floral, isto ocasiona perda (queda) de muitos botões florais e flores.   

A pulverização pós floração não permite a formação do Acido Etileno, que é o Acido que provoca a queda dos grãos pequenos já formados.

 

Saudações

 

Atte.

 

Edwin Jimenez  

Visualizar | |   Comentar     |  


Bruce James Santos comentou em: 18/10/2012 12:59

 

O que os senhores me falam sobre o assunto abaixo

 

PULVERIZAÇÃO NA FLORADA DO CAFEEIRO – PODE-SE OU NÃO FAZER

J.B. Matiello e S.R de Almeida Engs Agrs Mapa e Fundação Procafé
O titulo desta matéria coincide com uma pergunta muito frequente que recebemos e, continuadamente, respondemos afirmativamente a ela. Sim, podemos pulverizar na época da florada, pois a pulverização não vai atrapalhar em nada o pegamento dos frutos da floração.
Nossa afirmação se baseia no conhecimento da estrutura dos botões e flores e nos experimentos efetuados.
A formação dos botões e flores do cafeeiro ocorre nos nós, nas axilas das folhas. Ali eles são bem protegidos e possuem seu tecido coberto por camada cerosa, capaz de resistir a possíveis queimas por produtos, especialmente por sais aplicados. São tão resistentes quanto o tecido foliar. Portanto, a calda de pulverização adequada, aquela que não causa problema nas folhas, igualmente não causa distúrbios sobre os botões e flores.
Outra hipótese de danos seria no ato da abertura das flores, pois a calda poderia atrapalhar a sua fecundação. No entanto, sabe-se que os órgãos, masculino e feminino, das flores estão aptos e a fecundação do cafeeiro arábica ocorre com o botão ainda fechado, assim, sem problemas de interferência de fatores externos.
Além disso, nosso lema é procurar, sempre, testar aquilo que poderíamos ter dúvidas. Pois é, assim foi feito com a avaliação do efeito de pulverizações no período de florada. Foram testados 4 tratamentos, sendo o primeiro com a pulverização na pré-florada, sobre os botões. O segundo, com a pulverização no dia da abertura da florada, o terceiro uma semana após à floração e um quarto este sem pulverização(testemunha). Na calda foram colocados os produtos mais comuns empregados, sendo os sais de zinco e do ácido bórico, o fungicida cúprico e um inseticida.
Os resultados foram aferidos através da produção das plantas do ensaio, dos 4 diferentes tratamentos, chegando-se a produtividades semelhantes, sem diferenças significativas entre eles, mostrando que as pulverizações na época da florada não interferem no seu pegamento, ou seja, não causam problemas na frutificação.
Falamos sobre o que ocorre nos cafeeiros arábica. Com relação ao robusta-conillon valem as mesmas considerações feitas nas aplicações na pré e pós florada. Varia ligeiramente quanto à oportunidade de pulverizar no dia da abertura da florada, pois nesse tipo de cafeeiro, a fecundação é cruzada, ocorrendo depois da abertura das flores. Aí, então, deve-se evitar essa aplicação no dia da florada, pois alguns produtos poderiam espantar insetos polinizadores, se bem que grande parte da fecundação ocorre pelo vento. Neste aspecto, uma pequena molhação do pólen tornaria os grãos mais pesados, e com mais dificuldade no seu deslocamento pelos ventos, embora por curtíssimo período, pois logo secariam, sendo muito diferente de uma chuva, ou, mesmo irrigação, estas sim muito prejudiciais ao pegamento da frutificação, quando ocorrem durante a abertura das flores.
Fica, então, clara a nossa resposta inicial. Podemos, quando necessário, aplicar produtos via pulverização sem causar problema à floração. Ainda mais, nas regiões mais frias e úmidas, onde ocorrem fungos que atacam botões, flores e chumbinhos, onde as aplicações, de fungicidas adequados, podem é aumentar a produção, não diminuí-la.

 

Visualizar | |   Comentar     |  


Eder C. Sandy comentou em: 18/10/2012 20:29

 

Pulverização na florada do café !

 

Obrigado pelos comentários, concordo com o texto escrito pelo Matiello, já fiz testes com altas concentrações de sais na florada e não houve perdas em produtividade.

Visualizar | |   Comentar     |  


Edwin Jiménez comentou em: 19/10/2012 15:30

 

Pulverizações no botão e na floração do cafeeiro

 

 

Senhor Bruce James Santos

Prezado

O que os pesquisadores a fundação Procafe fizeram esta muito bem, o fato de eles não terem encontrado diferenças significativas vai depender de muitos fatores, nutrição, fatores ambientais, idade da planta, etc. o que eu estou dizendo é que não se devem fazer aplicações porque, vai modificar-se a captação do carbono 12 para o avario e pode prejudicar os porcentagens da fecundação, si não a queda do botão, pode ter mau formação do grão, perda de peso e ainda mais, pode diminuir sua qualidade de taxa. Se você pode fazer ás aplicações na pré e pós floração, é o indicado.

Saudações

Edwin jimenez

TAGS: Pulverizações pré e pós floração no cafeeiro no botão floral, carbono 12

Visualizar | |   Comentar     |  


Bruce James Santos comentou em: 19/10/2012 16:18

 

Obrigado pela atenção

 

Muito Obrigado

 

Estou gostando muito participar dessa rede social.

Visualizar | |   Comentar     |  


Edwin Jiménez comentou em: 07/11/2012 04:09

 

Pulverizações pré e pós-floração no cafeeiro

 

 

Prezado Eder C. Sandy

Se você continua fazendo pulverizações na florada, tudo bem!

Se você permite-me posso dar-le um conselho.

Se você pode, não aplique  sais de Zn. Bo, Cu, etc., porque as sais de qualquer elemento, a percentagem de aproveitamento  pela planta de cafeeiro é só do 10% somente, o 80 % do resto perde-se, isto se deve que as sais são formuladas com chumbo, arsênico, cromo, etc. e por isso o aproveitamento muito menor e são muito baixas de preço.

Se você permite-me opinar, aplique fontes de zinco, boro, cobre, etc. que sejam quelatados(ou quelados) ou acomplexados, o aproveitamento é melhor.

 

Pode que a casa distribuidora ou o técnico não conheça de  isso.

 

Desculpe-me pero se sei algo em que posso ajudar a você, tenho que falá-lo.

 

Saudações

 

Edwin Jimenez

Edwin4064@gmail.com

www.agroergo.com

TAGS: Pulverizações pré e pós-floração no cafeeiro, fecundação, carbono 12

Visualizar | |   Comentar     |  



12