Rede Social do Café

T Ó P I C O : São Braz - Vai um cafezinho aí?

Informações da Comunidade

Criado em: 28/06/2006

Tipo: Tema

Membros: 5250

Visitas: 27.900.110

Mediador: Sergio Parreiras Pereira

                        

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

São Braz - Vai um cafezinho aí?


Autor: Carla de Pádua Martins

869 visitas

1 comentários

Último comentário neste tópico em: 02/11/2012 11:42:29


Carla de Pádua Martins comentou em: 02/11/2012 11:36

 

São Braz - Vai um cafezinho aí?

 

 

Revista Pronews - Recife/PE - MULHER -

Por Ivelise Buarque

Aos 61 anos, a marca chega num momento diferenciado da sua história apostando num processo de atendimento frente a frente com os clientes e a preocupação de atender aos mais diversos gostos, com a “torra perfeita”. Assim é a São Braz, detentora de tecnologia própria para blendar o café, de acordo com o padrão de cada grão e após a torra, o que aumenta a qualidade e acentua o aroma e o sabor da bebida. Hoje, o grupo conta com mais de 200 itens alimentícios, através de 12 linhas industriais produzidas em Cabedelo/Paraíba, incluindo uma das mais completas linhas de cafés do Brasil, com oito blends diferentes em 16 pesos e tipos de embalagens.

Tudo com o aporte da credibilidade, que é o maior patrimônio construído pelo seu fundador, José Carlos da Silva Júnior, que fez com que esta se posicionasse entre as seis principais torrefações do País e conquistasse o público consumidor.E, é com este mesmo posicionamento, que o grupo investiu forte em novo segmento forte de mercado: as cafeterias, que hoje foi ampliada com uma nova rede desenvolvida com foco no consumidor jovem. Trata-se da “Blend 53”, cuja primeira unidade (projeto piloto), funciona no Shopping Recife (PE), na quinta etapa, com posicionamento diferenciado em um ambiente com decoração arrojada, conectado às redes sociais, entre outros diferenciais. “O nosso objetivo é associar também, aproveitando este novo momento, a São Braz ao público jovem, renovando a nossa imagem. E vamos fazer isso através da Blend 53”, conta Fred Dominguez, gerente de Marketing do grupo.

Os produtos usados serão São Braz, das já tradicionais e clássicas lojas de café.Operando como franquia da marca, a loja tem como inspiração os promissores números relacionados a esta fatia de público. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), divulgada ano passado, o consumo de café como bebida habitual entre jovens de 15 e 19 anos cresceu progressivamente entre 2003 a 2010, de 85% para 91%. O mesmo vale para pessoas com idades entre 20 e 26 anos, que subiu de 83% para 90%. Um negócio que já vem ancorado ao sucesso da marca neste segmento. “Há muitos anos, desde o inicio do Grupo, ainda em Campina Grande a São Braz teve lojas de café. Contudo com o sucesso da São Braz Coffee Shop do Shopping Recife (a São Braz abriu junto com o Shopping) a empresa viu que poderia oferecer uma franquia de sucesso nos mercados onde atua”, diz Dominguez.A rede São Braz Cofee Shops já existe há 13 anos e possui duas cafeterias próprias, no Shopping Recife (PE) e no Shopping Manaíra (PB), juntamente com 15 unidades distribuídas em cinco capitais do Nordeste (Recife, Aracaju, Maceió, João Pessoa e Natal), sendo 10 delas em Pernambuco. Atualmente, Pernambuco representa 65% do faturamento da rede.

A maioria das lojas São Braz Coffee Shop fica em  shopping centers e possuem ambientação clássica, combinando em seu cardápio cafés de alta qualidade com pratos da cozinha regional e seguindo a tendência do mercado de franquias, tradicionalmente localizada nas capitais, mas que buscam alternativas além das grandes metrópoles. “Para as cafeterias a estratégia é um crescimento ordenado, com lojas em Shopping centers e lojas de rua em locais que tenham potencial. Em termos de produtos a empresa lançou recentemente o café em sache para expresso e a granola. Agora, em agosto, lançamos o Biscoito Tufs, um biscoito novo, recheado, crocante e muito saboroso”, ressalta Fred. 

 

 

 

ESPAÇO ESTRATÉGICO – Com proposta diferenciada em ambiente moderno, o novo conceito de cafeteria da rede São Braz (Blend 53) é um espaço pensado de forma estratégica. “A Blend é uma proposta nova, atual. Com uma abordagem contemporânea do ponto de encontro de amigos. Da atualização do momento do café, tão presente na nossa sociedade. Com uma proposta estética jovem e cardápio inovador, a Blend em poucos meses, já tem mostrado uma incrível aceitação do público jovem”, pontua o gerente de Marketing, que adianta que a Blend tem longo e vitorioso caminho pela frente, muitas novidades virão.

O projeto desenvolvido por Eric Perman, da Perman Arquitetos (PE), usa cores forte, como roxo e vermelho, numa linha moderna e retrô, depois de pesquisa feita com jovens mulheres. “A Blend nasceu com espírito de que poderia estar em qualquer parte do mundo”, segundo Perman. E com capacidade para atendimento de até 60 pessoas sentadas, a Blend traz um cardápio exclusivo que combina propostas gourmets assinadas pelo conceituado chef pernambucano Leandro Ricardo e opções de café de alta qualidade. “Posso dizer que o menu é high-lo, tem um café gourmet, comidas assinadas por chef e, o melhor, com preços acessíveis”, diz Leandro, que apostou em pães alternativos (como rústico europeu, de ervas, grãos, etc), crepes, sanduíches, doces e saladas, além de releituras de clássicos da gastronomia (como a nossa tradicional cartola). “Cartola Blend-Crepe, dobrado, crocante e recheado de queijo derretido, banana assada caramelizada com açúcar, canela e sorvete. Romeu e Julieta, dobrado e crocante ao creme de goiabada e queijo, acompanhado de sorvete e o gateau de goiabada com requeijão, como sugestão para acompanhar o cafɔ, conta o chef.

Mas, o rei da casa é naturalmente a bebida carro-chefe da marca que se destaca no menu em 23 tipos, entre quente, gelado e com leite. A Blend 53 incorpora toda ideia da cafeteria conceito com cafés expressos com grãos selecionados, cafés com leite tradicionais e tipo italiano e cafés especiais (quentes e gelados) com caldas, macadâmia, menta, entre outros ingredientes charmosos e atraentes. 

 

 

 

CAFÉS FRANQUIADOS - Sucesso absoluto, a rede de franquias São Braz Coffee Shop segue uma tendência do mercado ampliando sua atuação na região nordeste e em cidades do interior das praças em que vem atuando. E segue à risca um bem elaborado plano que, em sua primeira etapa, buscava os melhores pontos para as franquias na capital pernambucana, principal cidade de varejo no Nordeste. “O produto café vem enfrentando uma crescente concorrência de novos produtos, novas bebidas de café da manhã. Sucos de fruta, a base de soja, iogurtes, etc. Já o café fora de casa, tem crescido muito, apesar de em nossa região o consumo ser muito pequeno quando comparado ao Sul e Sudeste”, diz o gerente de Marketing.

Elas possuem ambientação clássica, além de combinar em seu cardápio pratos da cozinha regional com cafés de alta qualidade, produzidos com grãos vindos principalmente de Minas Gerias e que passam por um processo automatizado, o que garante a padronização e manutenção de sua qualidade. Os blends são desenvolvidos especificamente para cada item da linha de cafés da empresa, que conta com um sólido projeto de divulgação que conta com o reforço de comunicação. “Em relação às cafeterias  concentramos as ações em materiais de PDV e ações promocionais em datas comemorativas, além de uma presença constante na revista Veja, por sua abrangência regional.

No que diz respeito ao mix de produtos, trabalhamos com um planejamento orçamentário anual que baliza parte dos investimentos e outra parte, é utilizada com maior flexibilidade para atender demandas de mercado e produto conforme a evolução das vendas”, diz Dominguez.As ações publicitárias da São Braz são desenvolvidas pela agência Aporte (PE) que responde pelos produtos e pela rede Coffe Shop há 10 anos. Mas, o grupo ainda investe em comunicação espontânea através de trabalho da SL/MCI. “O nosso foco é estarmos sempre dentro da informação se a informação se refere a um setor que atuamos. Ou seja, não se pode falar de alimentos, cafeterias em nossa região sem que a São Braz esteja presente na notícia. É justamente ocupar este espaço de forma coerente e colaborativa que é nossa principal estratégia. Para nós, a presença através da assessoria, tem antes de tudo ser pertinente e atender o interesse do leitor em se informar”, frisa.

ABIC

Visualizar | |   Comentar     |  



1