Geografia no Projeto Tô no Rumo/ Colégio Graham Bell/RJ

T Ó P I C O : Recuperação 3 - Industria

Informações da Comunidade

Criado em: 27/03/2012

Tipo:

Membros: 66

Visitas: 17.908

Mediador: Aline

Comunidade dedicada às aulas de Geografia no Projeto Tô no Rumo/ Colégio Graham Bell/RJ

Site: http://www.colegiogbell.com.br/

Adicionar ao Google Reader Adicionar ao Yahoo Reader Adicionar aos Favoritos BlogBlogs


Comentários do Tópico

Recuperação 3 - Industria


Autor: Aline

3.392 visitas

12 comentários

Último comentário neste tópico em: 23/11/2013 15:21:51


Aline comentou em: 24/08/2013 16:44

 

Recuperação 3 - Industria

 

Relacione o vídeo ao conteúdo trabalhado em sala de aula sobre a Industrialização, seu histórico, suas etapas, modelos e consequencias. 

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=D_kpovzYBT8

Visualizar | |   Comentar     |  


Daiane Silva Souza comentou em: 25/08/2013 21:11

 

Indústria e os efeitos.

 

Indústria

A Industrialização é um processo de produção que venha a transformar matérias primas em mercadoria através da mão de obras é cada vez mais comum, se utilizar máquinas.

E nas indústrias tem três grandes setores (indústrias de bens de produção, indústrias de bem de consumo, e indústria de bens de produção).

Indústrias de bens de produção -> É considerada de indústrias de base ou pesadas, elas são responsáveis por transformar a matérias primas “brutas” em matérias processadas, sendo consistir em base para outra seção de indústrias.

A indústria de bens de produção é dividida em duas: são elas-> extrativas e bens de capital.

Indústrias extrativas- São a que extraem as matérias prima da natureza (animal, vegetal e animal). Uns dos exemplos: Produção de mineral e a extração de petróleo e carvão.

Indústrias de equipamentos-> São responsáveis pela transformação das coisas natural ou “semimanufaturada” da estrutura da indústria de bens intermediários e de consumo.

Exemplo: Petroquímica.

Indústria de bens intermediários-> Ela é caracterizada pelo fornecimento dos produtos e beneficiados. Ela produz máquinas e equipamentos que serão utilizados nas diversas formas nas indústrias de bens de consumo.

Exemplos: Máquinas indústrias, tratores, motores, pneus e rodas. (Mecânica)

Indústria de bens de consumo-> Ela é diretamente direcionada para o mercado do consumidor, ou seja, para a produção em geral. Como também ocorre divisão na indústria a sua atuação no mercado, é ela a indústria de bens duráveis e de bens não duráveis.

Indústrias de bens duráveis-> são a que fabrica mercadorias não perecíveis. Exemplos: tipos de indústria- automóveis, móveis comercial, material elétrico, e aparelhos eletrônicos.

Indústria de bens não duráveis- É mercadoria de necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: alimentos, roupas e remédios.

O efeito que as indústrias trás para o meio ambiente:

Há muitos anos que o homem vem destruindo a natureza, que vem trazendo diversos problemas para o meio ambiente.

Muitas espécies de animais que existem estão entrando em extinção, como também a poluição no ar, do solo e principalmente a água que bebemos. Rios e mares são jogados diversos produtos químicos.

Soluções -> A nossa obrigação zelar pelo nosso meio ambiente. Devermos contribuir para diminuir a poluição e fazer a nossa parte.

Temos que agir com precaução em todas as nossas ações.

Colégio Graham Bell

Aluna Daiane Silva Souza

Eletrônica II

                             Recuperação III Industrial 

Visualizar | |   Comentar     |  


Ingrid Santos comentou em: 14/09/2013 00:27

 

Industrialização

 

A revolução industrial foi a transição para novos processos de manufatura. Esta transformação foi por conta da substituição do homem pela máquina . Com essa chegada o trabalho manual é largado de mão. Os trabalhadores das fábricas não tinham seus direitos trabalhistas, trabalhavam em péssimas condiçoes , recebiam salários baixos. 

 A substituição do homem pela máquina continua, onde há o uso crescente da energia à vapor, o desenvolvimento das máquinas- ferramentas, a substituição da madeira pelo carvão nos levou a essa revolução. 

 1° revolução ocorrida no século XVII - indústrias têxtil , vapor , carvão e ferro.

2° revolução - 1860, aço , energia elétrica , produtos químicos , ciência , tecnologia.

As empresas passaram a desenvolver estudos científicos.

3° revolução 1970 - informática.

4° revolução - biotecnologia , desenvolve a tecnologia de vida , ou seja , técnicas de vida . Ex.: (DNA,clonagens)

 Indústrias de bens de consumo duráveis que produzem produtos que não se esgotam imediatamente automóveis , eletrodomésticos , móveis vestuários ,etc.

Indústrias de bens de consumo não-duráveis produzem bens que se esgotam com facilidade bebidas, remédios , cigarros , etc.

Indústrias de bens de produção é aquela que transforma a matéria -prima em produto semi- acabado que servirá de base para a produção de outros bens. Ex.: metalúrgicas.

 Taylorismo :

Forma de aumentar a produtividade em menos tempo

Trabalho repetitivo 

Controle de mão de obra com horários rígidos

Fordismo :

Trabalho mecanizado e repetititvo (ocorrido no filme)

As consequências de toda essa guerra industrial, a principal é a divisão de trabalho, a produção em série e a urbanização. As cidades aumentaram crescendo desordenadamente, não oferecendo condições favoráveis à população como, saúde , moradia , educação. Os campos ficaram despovoados , porque as pessoas partiam para as cidades em busca de trabalhos.  

Eletrônica I

Visualizar | |   Comentar     |  


Luan Aguiar comentou em: 15/09/2013 23:07

 

Recuperação de Geografia

 

O desenvolvimento industrial brasileiro se deu lentamente e somente aconteceu após o rompimento de obstáculos e de medidas políticas, como nos governos de Getúlio Vargas . Hoje, o país é considerado um dos países subdesenvolvidos mais industrializados do mundo . A indústria brasileira tem importância crucial no país por ser um macrossetor que exige considerável investimento financeiro, por produzir os bens de maior valor da economia e empregar milhões de brasileiros.As retrações econômicas da indústria, não só no Brasil, provocam uma série de consequências consideravelmente ruins, como o aumento do desemprego pelo fato da demissão de trabalhadores, a elevação dos preços de produtos para compensar as perdas financeiras que pode ocasionar  a queda da arrecadação de impostos devido a diminuição das vendas do comércio e e sobretudo no Brasil, a redução da capacidade de funcionamento das três esferas de governos. 

Pontos positivos

- O Brasil deixou de ser dependente das exportações de produtos agrícolas

- O Brasil deixou de ser dependente das exportações de produtos agrícolas

- A industrialização gerou renda, aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira

 

Pontos negativos 

- A industrialização gerou renda, aumentou o consumo e impulsionou o crescimento da economia brasileira

- Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias

Visualizar | |   Comentar     |  


Aline Leal comentou em: 17/09/2013 15:42

 

INDUSTRIALIZAÇAO

 

  A industrialização foi o processo de mecanização das fabricas, foi substituido a mão de obra humana por maquinas. Esse processo trouxe maleficios para o proletariado e beneficios para os donos de empresa. O aumento do desemprego levou muitas familias a miseria. Muitos movimentos foram criados em beneficio dos proletariados. Enguanto isso os donos das industrias enriqueciam em cima dos poucos funcionarios que tinham e da auta produção causada pelas maquinas.

Os que conseguiam trabalho ganhavam muito pouco e produziam além do que eram pagos para produzir, muitos desenvolviam LER- Sindrome do movimento repetitivo.

Tipos de industria

indústria de bens de produção extrativas e bens de capital. 

Indústrias extrativas- São a que extraem as matérias prima da natureza (animal, vegetal e animal). Uns dos exemplos: Produção de mineral e a extração de petróleo e carvão. 

Indústrias de equipamentos- São responsáveis pela transformação das coisas natural ou “semimanufaturada” da estrutura da indústria de bens intermediários e de consumo. Exemplo: Petroquímica. 

Indústria de bens intermediários- Ela é caracterizada pelo fornecimento dos produtos e beneficiados. Ela produz máquinas e equipamentos que serão utilizados nas diversas formas nas indústrias de bens de consumo. Exemplos: Máquinas indústrias, tratores, motores, pneus e rodas. 

Indústria de bens de consumo-Ela é diretamente direcionada para o mercado do consumidor, ou seja, para a produção em geral. Como também ocorre divisão na indústria a sua atuação no mercado, é ela a indústria de bens duráveis e de bens não duráveis.

 Indústrias de bens duráveis-são a que fabrica mercadorias não perecíveis. Exemplos: tipos de indústria- automóveis, móveis comercial, material elétrico, e aparelhos eletrônicos. 

Indústria de bens não duráveis- É mercadoria de necessidade e de consumo generalizado, ou seja, produtos perecíveis. Exemplos: alimentos, roupas e remédios.

Visualizar | |   Comentar     |  


Amanda Fernandes comentou em: 17/09/2013 20:03

 

...

 

Marcos no Histórico da Industrialização Brasileira: 

Primeira fase- De 1844 a 1929, época das leis alfandegarias, consolidação de trabalho assalariado, imigriação de mão-de-obra européia, acúmulo de capitais e indústria de bens de consumo não duráveis. 

Segunda fase- De 1930 a 1995. Revolução industrial brasileira, indústria de bens de produção, crise de 1920 e segunda guerra mundial. Mão-de-obra nacional, maior infra-estrutura em transporte e energia, foco nas industrias siderúrgicas, metalúrgicas, refinaria e mineração. Crescimento das empresas brasileiras. 

Terceira fase- De 1956 até a década de 90. Plano de metas de Jk e então a ditadura militar, diversificação e crescimento industrial, internacionalização economia brasileira, concentração de industrias no sudoeste e a divida externa. 

Quarta fase- A partir da década 90. Privatizações das empresas, abertuda no mercado de produtos estrangeiros. Desconcentração industrial, modernização/falência, desempergo e por fim o neoliberalismo.  

Tipos de indústrias:

Indústrias de base ou bens de produção: transforma a matéria-prima em material para a indútria.

Indústrias de bens intermediários: utilizam o material que é feito nas indústrias de base para produzir. 

Indústrias de bens de consumo duráveis e não-duráveis: 

duráveis -> carros, eletrodomésticos etc.

não-duráveis -> comida, remédios etc.

 

Modos de produção: 

taylorismo: Produção em massa, vai desenvolver uma prática para que a indústria perca o mínimo de tempo possível para produzir, uma tarefa simples e repetitiva (como a que Charles Chaplin faz no vídeo).

Fordismo: Produção em massa porém com a linha de montagem pela forma de esteira.

Toyotismo: É o modelo japones de produção, tem como características: o estoque é menor, uma boa qualidade, multifuncionalização da mão-de-obra e controle dos empregados. 

Consequencias e conclusão. 

Teve como consequencias o desemprego e o aumento da população urbana sem que as cidades se aprimorazem em questões de espaço, saúde, educação e etc. 

Com a revolução industrial substituiram as pessoas por maquinas com objetivo de produção em massa, em que o lucro era prioridade.

Para os burgueses foi bom pois era um meio de produção que revolucionou o capital para as industrias, para os trabalhadores foi dificil pois tinham problemas fisicos e psicologicos em que não tinham a noção do que produziam por estarem anielados em apenas uma função e ainda muitos perderam seus empregos com a vinda das máquinas.

O filme mostra basicamente isso, fala da crise de 1929 que se passa em NY, em que muitas pessoas perdem seus empregos causando na maioria das vezes fome e miséria entre alguns.  

Visualizar | |   Comentar     |  


Gabriella Dias comentou em: 25/09/2013 21:44

 

Gabriella dias /eletro 2 /

 

Gabriella dias /Eletro 2 /geografia

Industria

Industria é um processo que um determinado produto sai como outra coisa ,esse processo acontece no mundo a muito tempo .

A industria  é uma matéria prima , um mercado consumidor uma infra estrutura, uma industria é uma empresa onde se trata de negócios , lá eles constroem coisas , como por ex: carros, roupas e etc ...

        E nas industrias ele usam  maquinas , e menos pessoas , pouca mão de obra , e  nas indústrias tem três grandes setores (indústrias de bens de produção, indústrias de bem de consumo, e indústria de bens de produção) ,nessas industrias tem vários equipamentos , varias maquinas  e elas transformam coisas naturais  em bens de consumo  e ela é diretamente dada ao mercado de consumo , ou seja, para a produção em geral. Como também ocorre divisão na indústria a sua atuação no mercado, é ela a indústria de bens duráveis e de bens não duráveis.

          Más nisso tudo não podemos esquecer dos problemas de saudade que nos trazem com essas industrias ,  como a poluição , as terras estragadas , ela substitui os homens nas impresas com maquinas e nisso também trás o desempregos .

E para concluir  o filme fala sobre a fome , sobre o sofrimento e o desemprego que esta rolando em alguns lugares .

Visualizar | |   Comentar     |  


Robert Oliveira comentou em: 20/10/2013 02:23

 

Robert Oliveira Elo 1

 

A industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade, e já bem antigo na humanidade, muitas tecnicas marcaram o inicio do meio de produção e podutividade mas obviamente não havia industrias naquela epoca como conhecemos atualmente. Pra chegar até aqui foram varias fazes tecnologicas .
O 1º país a passar pela industrialização foi a Inglaterra.
É no seculo xvIII que ocorre a primeira rebolução industrial,quando  a Innglaterra basei seu desenvolvimento economico nas industrias,promovendo ocercamento do campo e empurramdo os trabalhadores para as areas urbanas para trabalarem nas industrias.
A implantação das maquinas trasforma a sociedadde e a forma de trabalho com o intuito  de produzir maior riqueza e lucro.
A burguesia é a classe que se dar bem com esse processo e , em muitos casos, os homens são substuidos por maquina no meio de produção , aumentando a produção e diminuindo os gastos.E com isso gera também o crescimento da classe media e dos padrões de consumo.

A 2º revolução industrial expandiu o grupo de países com grande poder de tecnologias e produções industriais.. TAmbém caracterizada pela descoberta e uso da energia eletrica e o uso do petroleo como fonte de energia. Essa revolução indutrial aconteceu no seculo XIX

Já a 3º Revolução Industrial é mais recente e vivemos constantemente sob seus impactos. Essa fase é caracterizada pelo grande avanço da informática e da telemática. É conhecida também como Revolução do Silício, a qual informatizou e tornou mais rápida as relações de produção, econômica e social.


Resumo:A industrialização se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros. Esse fenômeno ocorre através da mecanização das atividades em substituição de algumas funções exercidas pelo homem, proporcionando uma produção em série e em grande escala. 

O processo industrial consiste em um conjunto sistematizado de arte e ofícios de produção dentro de instalações (a fábrica), usando máquinas, energia e trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria que será posta à venda.

 

 

 

Algumas informações foram tiradas dos seguinte sites:http://www.infoescola.com/historia/industrializacao/

http://www.mundoeducacao.com/geografia/industrializacao.htm

Visualizar | |   Comentar     |  


Diana Marques comentou em: 02/11/2013 16:51

 

DIANA- INFO 2

 

                   O início do vídeo se passa na primeira revolução industrial, onde as máquinas tomam maior força em indústrias e a intenção é gerar cada vez mais lucro. Assim percebe-se que o empregado trabalha intensamente, praticamente sem descanso, e cada vez mais os empresários querem aumentar a produção, sendo assim, explorar mais o trabalhador. Neste momento a indústria segue o modelo de produção em série, ou, modelo fordista. Esses modelos consistem no trabalhador realizar a mesma tarefa, com os mesmo equipamentos todos os dias. É possível perceber como as condições são extremas para os empregados, e ainda fala sobre a entrada das maquinas nas indústrias, que tirou de muitos o emprego e o pouco dinheiro, sendo assim, muitas famílias não tinham como se sustentar, gerando diversas manifestações e a revolta da povo que precisava do emprego.

Visualizar | |   Comentar     |  


Luanna Rodrigues comentou em: 06/11/2013 18:55

 

Recuperação - Luanna elo 2

 

Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia.

 1° revolução industrial: quando a Inglaterra baseia seu desenvolvimento econômico nas indústrias, promovendo o cercamento dos campos e empurrando os trabalhadores para as áreas que se urbanizavam através da produção industrial. A Industrialização causa impactos que vão muito além da utilização de máquinas, representa novas formas de organização social pela lógica de lucro que introduz, fazendo com que as relações sociais passem a fazer parte da economia, e não o contrário.

2°revolução industrial: É uma fase caracterizada pela descoberta e uso da energia elétrica, além do uso e valorização do petróleo como fonte de energia.no qual os países buscavam por áreas de influência no mundo, onde pudessem vender seus produtos industrializados e obter as matérias-primas necessárias para o sustento de suas indústrias. Essa disputa pelos países industrializados há mais tempo e os que ingressavam no capitalismo ocorreu, sobretudo, nos territórios da África e da Ásia. 

3° revolução industrial: Essa fase é caracterizada pelo grande avanço da informática e da telemática. É conhecida também como Revolução do Silício, a qual informatizou e tornou mais rápida as relações de produção, econômica e social.por conta da Primeira Guerra Mundial que interrompeu o fluxo de produtos industrializados para o Brasil, o qual teve que investir em produção própria para dar conta de suas demandas durante o conflito. Entretanto a industrialização brasileira só se desenvolveu mesmo a partir do governo de Getúlio Vargas que promoveu industrialização de base e a urbanização do país. Juscelino Kubitscheck ampliou a industrialização abrindo espaço para a produção dos bens de consumo e as indústrias internacionais.

Visualizar | |   Comentar     |  



12