T Ó P I C O : Café com manteiga, febre dos adeptos da alimentação natural
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.839.840
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Café com manteiga, febre dos adeptos da alimentação natural
Autor: Denis Henrique Silva Nadaleti
966 visitas
2 comentários
Último comentário neste tópico em: 24/03/2015 16:09:01
Denis Henrique Silva Nadaleti comentou em: 24/03/2015 14:30
Café com manteiga, febre dos adeptos da alimentação natural
O que não falta no mundo dos famosos são inovações que prometem benefícios à saúde, e agora é a vez do café, só que de um jeitinho um pouco diferente. Criado pelo americanoDAVE ASPREY,� o “Bulletproof Coffee” é uma mistura de café orgânico, extrato de óleo de coco e manteiga sem sal (de animais que comem apenas grama), e deve substituir o café da manhã.
Asprey contou à imprensa internacional que a receita surgiu em uma viagem ao Tibete, quando experimentou uma xícara de chá misturada com manteiga, e garante que a bebida o rejuvenesceu. Ao voltar para a Califórnia, começou a fazer experimentos e foi aí que surgiu a ideia de misturar a manteiga com café. A "invenção" ganhou adeptos do mundo inteiro, como atletas e artistas, como o ator e apresentador norte-americano Jimmy Fallon. De acordo com os simpatizantes, a mistura garante um enorme impacto sobre a função cognitiva.
Ainda segundo o criador, a bebida pode MANTER A PESSOA SATISFEITA COM O NÍVEL DE ENERGIA SUFICIENTE PARA SEIS HORAS, além de programar o corpo para queimar gordura de uma forma mais rápida.
MAS SERÁ?
De acordo com especialistas brasileiras, o “Bulletproof Coffee” tem seus prós e contras. “O café orgânico, que é mais puro, traz diversos benefícios ao organismo. Por outro lado, por ser muito rico em cafeína, o café é um poderoso estimulante e seu uso excessivo pode causar insônia. Mas, no caso específico do “Bulletproof Coffee”, ISSO NÃO OCORRERÁ, PORQUE A RECOMENDAÇÃO É QUE SEJA CONSUMIDA SOMENTE UMA XÍCARA PELA MANHÔ, conta a médica nutróloga ALICE AMARAL.
Para a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Anhanguera de São Paulo, JULIANNA SHIBAO, não é possível dizer ao certo se a bebida realmente traz todos os benefícios que promete, pois não há nenhuma comprovação científica. “Temos que tomar muito cuidado com as dietas da ‘moda’. O SEGREDO PARA UMA BOA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA. Por isso, antes de iniciar qualquer modificação da sua dieta, procure um nutricionista”.
SUBSTITUI A REFEIÇÃO?
Um dos fatores contra o consumo do novo hit dos Estados Unidos é o fato da bebida substituir o café da manhã. “Segundo seu criador, a mistura deve ser tomada pela manhã, substituindo o desjejum. E é sabido que essa é a refeição mais importante do dia e que ela deve ser completa E NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA”, conta Alice.
Julianna completa que um café da manhã adequado deve ser composto, por exemplo, de fruta, pão, leite, queijos e embutidos magros como peito de peru, contemplando diversos grupos de alimentos.
OUTROS INGREDIENTES
O óleo de coco é um alimento que traz muitos benefícios à saúde. Segundo a médica nutróloga, ele ativa o sistema imune, atua no sistema digestório, auxilia a absorção de nutrientes, modula os níveis de colesterol e acelera o metabolismo, AUXILIANDO NA PERDA DE PESO E GORDURA ABDOMINAL. Ainda assim, é necessário atenção. Segundo Julianna Shibao, O ÓLEO DE COCO É UM PRODUTO COMPOSTO BASICAMENTE DE GORDURAS, principalmente as chamadas gorduras saturadas, que podem agravar problemas cardiovasculares.
A manteiga orgânica também tem suas desvantagens. Segundo Amaral, ela apresenta como benefícios ser rica em ômega 3 e vitaminas, porém é feita de leite, que mesmo sendo de vacas que só comem capim, NÃO É UM ALIMENTO MUITO RECOMENDADO AO CONSUMO HUMANO DEVIDO À LACTOSE E À CASEÍNA. “Eles podem levar a processos alérgicos, principalmente, de vias aéreas superiores e pele”, fala.
Além disso, a manteiga, assim como o óleo de coco, tem uma alta concentração de gordurasaturada. “Seu consumo frequente pode causar problemas cardiovasculares, associado a dietas com alto consumo de carnes gordurosas, embutidos e fritura”, explica Shibao.
EFEITO INVERSO
Para pessoas que estão acostumadas ao café tradicional, o “café com manteiga” PODE NÃO CAUSAR O EFEITO ESPERADO. “Em relação ao café, diversos estudos têm descrito que o consumo desta bebida aumenta a disposição dos consumidores, tendo um efeito estimulante do corpo, porém em pessoas que já tem o hábito de consumir café diariamente, este efeito estimulante pode ser diminuído”, conta a coordenadora.
Como ainda não existe comprovação científica da eficácia do “Bulletproof Coffee”, ou cafezinho com manteiga, ele ainda levanta dúvidas sobre seu consumo. Por isso, se você decidir consumir, é recomendado consultar um nutricionista antes.
Fonte: Agnocafé
Visualizar |
| Comentar
|
Marina Alvarenga Botelho comentou em: 24/03/2015 16:08
Café com manteiga? Receita promete quilos a menos e inteligência a mais Com Jimmy Fallon entre os adeptos, a receita do momento no universo wellness promete mais saúde, bem estar – e uma silhueta mais enxuta.
Depois do oil pulling, método que pregava bochechos em jejum com óleo de coco para livrar o corpo de toxinas e deixar o sorriso mais branco, surge o bulletproof coffee para provar que as inovações naturebas que prometem perda de peso e saúde tinindo continuam em alta. Hit do momento nos Estados Unidos, o cafezinho turbinado, receita criada por Dave Asprey, ex-executivo de tecnologia do Vale do Silício, nasceu quando ele provou no Tibete um tradicional chá misturado com manteiga. “Lembro de me sentir incrível e satisfeito depois de experimentar a bebida”, conta. Quando voltou para casa, na Califórnia, Asprey começou a fazer experimentos para tentar repetir os efeitos. Surgiu então uma nova mistura: café orgânico coado na hora, manteiga (de vacas que se alimentam apenas de capim) e extrato de óleo de coco, tudo batido no liquidificador. A promessa é de energia imediata – e muito mais potente que a cafeína da xícara de todo dia. Além disso, Asprey garante que a nova maneira de se tomar café (ele deve ser ingerido pela manhã e equivale a uma refeição) garante melhor desempenho do cérebro, aumenta a concentração e o foco e ainda ajuda na perda de peso.
Lembrando um latte com espuma – o criador jura que o sabor é delicioso –, o café turbinado nada na maré da dieta cetogênica, baixa em carboidratos e alta em gordura, que ajuda a controlar a compulsão alimentar e também aumenta a atividade cerebral. “Estudos mostram que, quando você reduz a quantidade de glicose na dieta, o corpo queima gordura no lugar para conseguir combustível, o que aumenta a perda de peso”, explica o médico americano Eric C.Westman, que afirma que essa alteração metabolólica também causa ótimos efeitos no cérebro.
Entre os adeptos famosos do novo cafezinho estão Shailene Woodley (estrela de Divergente, natureba convicta e uma das precursoras do bochecho com óleo), Jimmy Fallon e Arianna Huffington. Vai uma xícara? (STEPHANIE DAVILA)
Este é apenas um trecho da matéria 'Café com manteiga'. Leia o texto na íntegra, a partir da página 248, na edição de março da Vogue Brasil.
Visualizar |
| Comentar
|