T Ó P I C O : Mundo das Marcas: NESCAFÉ
Informações da Comunidade
Criado em: 28/06/2006
Tipo: Tema
Membros: 5250
Visitas: 27.661.471
Mediador: Sergio Parreiras Pereira
Comentários do Tópico
Mundo das Marcas: NESCAFÉ
Autor: Eduardo Cesar
5.820 visitas
1 comentários
Último comentário neste tópico em: 28/11/2009 11:18:15
Eduardo Cesar comentou em: 28/11/2009 11:17
Mundo das Marcas: NESCAFÉ
Blog Mundo das Marcas

Tudo começou nos anos 30 quando uma superprodução de café fez os preços do produto no mercado internacional despencaram acentuadamente. O Brasil, maior produtor de café da época, entrou em uma crise séria. Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65 milhões de sacas de café. Diante de um quadro tão grave, membros do governo brasileiro solicitaram à empresa Nestlé um estudo para o desenvolvimento de um produto que poderia ser conjugado com o leite em pó que já vinha sendo fabricado pela empresa, visando promover um aumento do consumo interno de café. Depois de 7 anos de intensas pesquisas comandadas por Max Morgenthaler, a Nestlé desenvolveu um café que continha uma mistura de hidratos de carbono à matéria-prima para manter o aroma, obtendo um café solúvel. O novo produto foi introduzido primeiramente na Suíça em fase de teste no dia 1 de abril de 1938, e no ano seguinte foi lançado mundialmente como o primeiro café instantâneo do mercado.
1955
● Lançamento do Nescafé Blend 37, um café liofilizado, onde o produto é congelado e desidratado por sublimação.
1964
● Lançamento do Nescafé Gold Blend, um café de alta qualidade para o segmento premium, que pode ser encontrado também na versão descafeinada. Dois anos depois surgiu o café granulado.
1966
● Lançamento do café instantâneo Nescafé Taster’s Choice.
1986
● Lançamento do Nescafé Original Decaf, um café descafeinado.
1991
● Lançada uma linha de café com rico aroma, entre eles o Nescafé Alta Rica (café com grãos sul-americanos arábica) e o Nescafé Cap Colombie (café com grãos colombianos).
1998
● Lançamento do Nescafé Black Gold, um café de qualidade superior com aroma e gosto extremamente acentuado.
2002
● Lançamento do Nescafé Cappuccino, o tradicional e cremoso cappuccino italiano.
-
43 beans in every cup. (1960)
Hummm, Wonderful, Nescafé. (1961)
Nescafé - the coffee, which the world drinks. (1976)
Nescafé. The coffee for our world from today. (1977)
Open Up. (1998 – em comemoração aos 50 anos do produto)
My coffee is Nescafé. (2004)
Bons momentos pedem um bom café. (Brasil)
Uma coisa leva a outra. (2002, Brasil)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Lançamento: 1 de abril de 1938
● Criador: Nestlé (Max Morgenthaler e equipe)
● Sede mundial: Vevey
● Proprietário da marca: Nestlé
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Peter Brabeck-Letmathe
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 13.317 bilhões (2009)
● Fábricas: 27
● Presença global: + 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 260.000 (Nestlé)
● Segmento: Cafés
● Principais produtos: Cafés e derivados
● Ícones: A caneca vermelha
● Slogan: My coffee is Nescafé.
● Website: www.nescafe.com
-
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NESCAFÉ está avaliada em US$ 13.317 bilhões, ocupando a posição de número 25 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
A marca no Brasil
A produção de NESCAFÉ no Brasil iniciou-se em 1953, na fábrica de Araras, no interior paulista. O lançamento da marca se deu em um grande evento no Salão de Chá do Mappin Stores, a tradicional e elegante loja inglesa de departamentos do Centro de São Paulo. Em 1973, as instalações da fábrica passaram por um processo de modernização, para assimilar as mudanças técnicas necessárias à fabricação do NESCAFÉ em sua nova forma (granulado instantâneo), pois até então o produto era fabricado em pó e condicionado em lata de folha-de-flandres. No mesmo ano, para o lançamento do granulado instantâneo, houve uma reformulação completa da embalagem, com a substituição da lata pelo vidro com tampa metálica. Ocorreu também uma reformulação no rótulo, com a introdução da tradicional xícara vermelha, tão associada à imagem do NESCAFÉ pela propaganda até hoje.
-
Sua fabricação é feita em Araras, cidade localizada a 180 quilômetros da capital paulista, sendo esta a maior fábrica de NESCAFÉ do mundo, empregando mais de mil colaboradores. Nessa fábrica, a produção é destinada exclusivamente à exportação. Recentemente, foi inaugurada uma fábrica em Feira de Santana, na Bahia. A fábrica fica a 110 quilômetros de Salvador e é destinada à produção e envase de diferentes linhas de produtos Nestlé para atender ao mercado específico do Norte e Nordeste. Nesta mesma unidade serão envasados anualmente, na fase inicial, 2.4 mil toneladas de NESCAFÉ. Atualmente, a linha NESCAFÉ, marca líder absoluta em seu segmento, possui variedades para momentos e paladares diferentes: Tradição, com sabor forte; Original, extra-forte; Matinal, com paladar equilibrado; Descafeinado e o Café com Leite.
-
-
A marca no mundo
NESCAFÉ, número 1 do mundo em seu segmento, pode ser encontrado em mais de 120 países, sendo a marca da Nestlé mais forte e valiosa. Existem 27 fábricas que produzem NESCAFÉ espalhadas por 14 países. Quase 4 mil xícaras do café são consumidas por segundo em todo o mundo, resultando em um total anual de mais de 94 bilhões de xícaras, 20 bilhões somente nas máquinas automáticas.
-
Você sabia?
● Por muitos anos nos Estados Unidos NESCAFÉ foi substituído pela marca Taster’s Choice. Em 2003, a Nestlé resolveu relançar NESCAFÉ como parte de seu plano de internacionalização da marca, e o produto passou a ser vendido sob o nome de NESCAFÉ Taster’s Choice.
● Na Austrália o NESCAFÉ Classic é conhecido como NESCAFÉ Blend 43. A razão do número é simples: são necessários 43 grãos para fazer uma xícara de NESCAFÉ.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers)
Blog Mundo das Marcas
Visualizar |
| Comentar
|